Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera do CH,
Atualmente estou bem satisfeito com meu build de PC, mas comprei um monitor 28° 4k. Assim a atual configuração esta ficando um pouco mais lenta que o normal, principamente para o que eu costumo usar,
Diablo 4, grafico no Ultra em 144hz.
Agora com o novo monitor Samsung UH28R55 ( 4k) fica em 60 Hz.
Config atual de hardware:
ERYING-Placa-mãe PC Gaming, CPU semelahnte ao i7-11800H 2.2Ghz, 8C16T ( https://pt.aliexpress.com/item/1005005011526119.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.5ec4caa46TiAiM&gatewayAdapt=glo2bra)
2x memória RAM Rise Mode Z, 16GB, 3200MHz, DDR4
GeForce RTX 4060 ti (16gb)

SSD Kingston 1T
Win 10

Queria saber se tem uma sugestao de upgrade de placaM e CPU para melhor o desempenho em 4k.
Valor seria interessante ate 3mil, mas claro que o custo beneficio prioriza mais.

• Solução
Postado

Upgrade de CPU e placa-mãe não vai melhorar seu desempenho em 4K, o que vai melhorar é você mudar a placa de vídeo. RTX 4060 Ti não é e nunca foi placa para 4K, no máximo você consegue se arriscar em 1440p com ajuda do DLSS. Com R$3.000 você não compra uma placa de vídeo adequada para 4K, na verdade nessa faixa de preço você só compraria algo similar a placa que você já tem.

Como você pode ver no vídeo abaixo, RTX 4060 Ti combinada com um Ryzen 7 5800X3D, CPU bem mais forte que o seu, a placa ainda está na faixa dos 100 FPS em 4K com ajuda do DLSS modo Qualidade. Teria que usar o Frame Generation para atingir o framerate que você procura, mas pra usar Frame Generation não precisa de CPU mais potente. No vídeo o cara está usando uma RTX 4060 Ti de 8GB, então acaba até perdendo desempenho com o Frame Generation ligado, porque começa a faltar memória de vídeo.

• Curtir 2
Postado

So mais um detalhe... sua CPU não é uma CPU de desktop.. ela é uma CPU Mobile adaptada para rodar em desktop.. tanto que o clock dela é bem baixo pra uma CPU gamer...

Postado

então um upgrade para outro kit CPU não vale pra melhorar a qualidade de jogos.
Mas teria alguma sugestao para melhorar a capacidade do PC pra jogos, ja que essa CPu que uso é versão adaptada da china?

Kabum esta com umas promo boas. pensei ate em trocar pra AMD
https://www.kabum.com.br/produto/129460/processador-amd-Ryzen-9-5900x-3-7ghz-4-8ghz-max-turbo-cache-70mb-12-núcleos-24-threads-am4-100-
100000061wof

Seria uma boa?
QUal placa-mãe?

Postado
18 minutos atrás, vinicius guimaraes silva disse:

Mas teria alguma sugestao para melhorar a capacidade do PC pra jogos, ja que essa CPu que uso é versão adaptada da china?

Troca da placa de vídeo por uma mais potente, para 4K o mínimo recomendado é uma RX 7800 XT que atualmente custa seus R$ 3.500, mas para atingir a taxa de quadros desejada precisaria de uma placa muito mais potente, e provavelmente ainda teria de apelar à alguma forma de upscaling.

Como está a taxa de quadros no Diablo IV atualmente com sua 4060 TI em 1440p?

Talvez possa tentar usar o DlSS + frame generation + lossless scaling e atingir uma taxa de quadros decente, por um valor consideravelmente menor (só o último é que é pago, custa menos de 20 reais na Steam).

Teste também e 4K e nos relate sua experiência.

@vinicius guimaraes silva Na minha opinião compensa você pelo menos tentar "ativar" o combo citado para ver se a fluidez estará boa o suficiente para você, sua 4060 TI deveria entregar seus ~70 FPS, essa taxa não está boa para você?

18 minutos atrás, vinicius guimaraes silva disse:

Amigo, troca de processador e placa-mãe não renderá ganho algum em seu caso, o colega já esclareceu isso antes.

Postado
14 minutos atrás, vinicius guimaraes silva disse:

Como já foi comentado. O que tá segurando a maquina não é o kit da china. Por mais gambiarra que seja, ainda não é o gargalo.

Vende a 4060TI, e compra uma 4070TI Super ou uma RX 7900XT. Isso vai ajudar mais que qualquer upgrade de CPU.

Postado
22 minutos atrás, vinicius guimaraes silva disse:

Ryzen 5900X não é CPU ideal para computador de jogos, os que são é o Ryzen 5700X3D e o 5800X3D - sendo que este último não vale o que custa a mais.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Como está a taxa de quadros no Diablo IV atualmente com sua 4060 TI em 1440p?

Estou satisfeito com o FPS de 60,

mas reduzi algumas configuraçoes de grafico ( como MEDIUM para somra e particulas)
Rodando no 60 tudo no ultra começa a travar, tearing screem, e ja deu ate jogo fechar for falta de VRAM

Postado

@vinicius guimaraes silva falta de VRAM com 16GB? Acho que tem alguma coisa errada.

Se você já está satisfeito com 60 FPS, não vejo necessidade pra mudanças, a RTX 4060 Ti conseguiria um desempenho similar em 4K com DLSS Qualidade ao que seria em 1440p nativo, mas com o gráfico melhor. Com um monitor 4K de 28" você provavelmente não veria diferença alguma de 4K nativo para 4K com DLSS, tem gente que usa monitor 4K de 32" e diz que mesmo assim não vê muita diferença.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Para tentar melhorar a fluidez, sugeriria que ele habilitasse o recurso de geração de quadros por meio de IA da NVidia (não lembro o nome)?

Ouvi boatos que o AFMF também é compatível com placas mais recentes da mesma empresa, só não sei se dá realmente para fazê-lo.

Claro, eu pelo menos só apelaria para eles se a taxa de quadros não estiver lá muito boa, mas também não sei como seria o impacto na qualidade de imagem.

Postado
agora, vinicius guimaraes silva disse:

@GuilhermeGB Show consegui essa config. So trava mesmo nas cidades

Travando como? Seriam stutterings? Na época que o game foi lançado, parece que tinha muito problema de stuttering, não sei hoje em dia.

agora, RonaldoXbox disse:

@GuilhermeGB Para tentar melhorar a fluidez, sugeriria que ele habilitasse o recurso de geração de quadros por meio de IA da NVidia (não lembro o nome)?

Ouvi boatos que o AFMF também é compatível com placas mais recentes da mesma empresa, só não sei se dá realmente para fazê-lo.

Claro, eu pelo menos só apelaria para eles se a taxa de quadros não estiver lá muito boa, mas também não sei como seria o impacto na qualidade de imagem.

O jogo também é compatível com o DLSS Frame Generation, aumenta a fluidez, mas o input lag continua quase igual a da taxa de FPS original. Não sei se isso é ideal para jogos que usam muito o mouse. E o Frame Generation só é bom usar quando o você tem o desempenho base bem estável, porque se você tentar duplicar os quadros de um jogo com muito stuttering, o resultado final vai ficar pior. Mas não poss dizer muito porque nunca usei o Frame Generation da NVIDIA.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Sugestões em upgrade até R$ 3.000,00 para jogos em 4K

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!