Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapaziada, tudo certo? Gostaria de saber como testar a estabilidade de um OC no CPU.

52ghz1360v.png.2fffa126a5dea2c09bbe39db53795280.pnghwmonitor52ghz1360v.png.808ce4ebf8542df224e67d24fa6e3d56.png

Segue meu setup completo:

i9 9900k

ASUS Maximus X Code z370 (BIOS v2701)

Corsair iCUE H100i Elite 240m

Corsair AX1200i

32GB RAM (4x de 8GB G Skill Trident Z 3000MHZ)

RTX 4070 WINDFORCE OC 12GB

2TB SSD M.2

O meu guia para o OC foi esse vídeo ---> 

Postado

Olá.

Para testes de estabilidade que possuem marcador de erros/defeitos, conheço somente o OCCT.

https://www.ocbase.com/download

É uma ferramenta como muitas outras que serve para realizar testes de stress na maquina mas que possui um teste especifico para estabilidade do sistema como um todo onde você pode selecionar os itens que vão participar do teste.

A ferramenta para uso pessoal é gratuita.

Espero ter ajudado.

stabilitytest.PNG

Postado
Em 30/08/2024 às 20:51, Gabriel Silvers disse:

Olá.

Para testes de estabilidade que possuem marcador de erros/defeitos, conheço somente o OCCT.

https://www.ocbase.com/download

É uma ferramenta como muitas outras que serve para realizar testes de stress na maquina mas que possui um teste especifico para estabilidade do sistema como um todo onde você pode selecionar os itens que vão participar do teste.

A ferramenta para uso pessoal é gratuita.

Espero ter ajudado.

stabilitytest.PNG

Eu baixei e tentei realizar os teste apenas da CPU, mas logo em seguida o pc trava, dá tela azul e reinicia. O que seria? VRM baixo? VRM alto?

• 4 semanas depois...
Postado

@jrbackend Sinceramente, a única maneira de estabilizar um 9900K a 5.2GHz no OCCT, seria utilizar um Loop customizado.

Com um AIO, mesmo que de 360mm, é extremamente difícil porque ele atinge uma estabilidade térmica muito rápida devido a baixa quantidade de área para reter e fazer a troca de calor. O radiador pode até ser grande, mas a quantidade do fluído é pequena e aquece muito rápido. Logo, começa a ficar ineficiente, ainda mais levando em consideração em uma temperatura interna de um gabinete fechado.

Com programas de stress mais tranquilos, mesmo com instruções AVX como o Cinebench pode até ser que você consiga estabilizar, isso tendo sorte na loteria do silício. Mas OCCT é um cenário totalmente fora do normal. 

Não adianta também subir a tensão porque você vai fazer a CPU ter thermal throttling, e vai dar erro do mesmo jeito. O ideal é você reduzir a frequência mesmo. Tente 5.0GHz com uma curva estável utilizando o auxílio do LLC (Load Line Calibration), e não estou dizendo que é certeza de que vai dar certo. Talvez, precise reduzir a frequência mais ainda.

Existem várias técnicas para se ter um resultado melhor, mesmo com um AIO. As mais famosas e eficientes são o delid (troca da interface térmica entre o silício e o IHS), temos também o lapping que como diz o nome, é feita uma lapidação no IHS ou até mesmo no silício para corrigir imperfeições e melhorar o contato com o dissipador. Por último, o direct die cooling que basicamente é ter o dissipador em contato direto com o silício, assim potencializando muito a troca de calor com a ausência do IHS.

Eu mencionei essas técnicas de aprimoramento de resfriamento, pois acho que é importante mencionar que é possível você ter um resultado melhor, mesmo com um AIO. Mas, demanda muito trabalho e alto risco de danificar seu equipamento pra sempre... Algo totalmente para overclockers extremos, e ainda assim com todo esse trabalho pra se usar em um watercooler selado não valeria a pena.

Não procure fazer overclock caso não queira lidar com essas coisas, use o seu equipamento com uma boa folga na temperatura e estará fazendo um bom negócio. Mesmo com um pouco menos de desempenho, ainda vai estar aproveitando o seu setup. 👍

Postado

Eu tive um i9 9900K, mas só conseguia deixar no máximo a 5GHz em todos os núcleos, e olha que eu tinha watercooler triple fan (um modelo da EVGA). Às vezes, como o amigo acima disse, não compensa tentar extrair até a última gota de desempenho, pois manter ele sob alto estresse reduz a vida útil significativamente. Até porque o i9 9900K não faz muito milagre. Se precisar mesmo de mais desempenho, melhor partir pra qualquer X3D da geração 5000 pra cima dos Ryzen, que já são bem superiores.

• J.Augusto F alterou o título para Overclock Core i9 9900k 5.2GHz - Como testar a estabalidade?
  • mês depois...
Postado

@jrbackend   Na BIOS aperte F7, na aba superior "AI TWEAKER", desça até "DIGI + VRM", dentro vá até "CPU LOAD-LINE CALIBRATION", mude para 5, 6 ou 7.

Essa mudança vai ajudar a evitar a queda brusca de tensão.

Eu consegui setar o i9-9900k do meu irmão em 5.1Ghz, com uma configuração semelhante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...