Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,
Montei uma máquina AM5 recentemente e estou tentando otimizá-la. A ativação de XMP ocorreu bem, mas ao tentar fazer Undervolt no processador acontecem alguns problemas. Tentei começar com -20, mas a máquina reiniciava e ficava com as luzes de CPU e DRAM acesas. Fiz a limpeza de CMOS e setei para -5 para começar os testes. A máquina deu Boot, mas a máquina não fica estável, principalmente em jogos. Um ponto a se destacar, são que a máquina quando setado o undervolt não entra na BIOS, a luz de boot fica acesa e não inicia - volta somente com clear CMOS. Outro ponto, durante jogos mais pesados como RDR 2, o uso de processador fica em torno de 30% (temperatura em torno de 65°) e a GPU em 95%, rodando com cerca de 110 FPS, mas em alguns lugares onde se necessita de mais CPU, o uso sobe para 50% e a temperatura bate a casa de 85°. Quando isso ocorre o jogo não renderiza mais e em alguns casos até fecha. Na teoria essa temperatura estaria dentro dos padrões e não sei o que ocorre. Gostaria de solucionar a questão do undervolt que por tabela ajudaria na questão da temperatura.

Config:

Placa-mãe: MSI B650M PLUS WIFI
Processador: Ryzen 5 7600X
RAM: 32Gb Corsair Venegance 6000MHz
Placa de vídeo: Galax RTX 4070
Fonte: MSI MAG A750GL

Postado
7 minutos atrás, Eder Neumann disse:

pergunta de iniciante aqui, porque o undervolt?

@Eder Neumann
 Como eu disse, em algumas situações a temperatura está ficando meio alta, além de trazer mais desempenho e otimização à máquina.

Postado
17 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Tentou limitar o consumo no PBO?

@Rodrigo J Polette Nunca me aventurei em limitar o consumo. Fazer isso ajudaria somente na temperatura ou ajudaria também na questão do undervolt e estabilidade? Você possui algum preset que poderia ser utilizado ou alguma recomendação? E outra dúvida, essas configs não estarem aceitando esse undervolt mínimo não é estranho?

Postado

Não achei os valores padrões de PBO para os AM5, voce pode ver isso pelo Ryzen Master, que nos mostradores vão mostrar o máximo e a partir disso voce pode setar um limite menor de consumo.

Postado
7 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Não achei os valores padrões de PBO para os AM5, voce pode ver isso pelo Ryzen Master, que nos mostradores vão mostrar o máximo e a partir disso voce pode setar um limite menor de consumo.

@Rodrigo J Polette Irei pesquisar mais sobre o assunto. Mas mesmo assim, você não acha meio estranho não estar aceitando o Curve Optimizer nem em -5 e os jogos apresentando problemas em 85°?

Postado
4 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

@ZOCo Estranho é sim, vejo povo usando -30 -20, nunca tive Ryzen que tivesse curve optimizer (tem que ser Ryzen 5000 para cima...) então é difícil opinar hehe

@Rodrigo J Polette Então, acho que primeiro eu deveria encontrar o motivo disso estar acontecendo, mas já procurei e não acho nada... Não sei se é problema na BIOS (que está na última versão não beta) ou na configuração da BIOS, placa-mãe, montagem, ou se o processador está com algum tipo de problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!