Ir ao conteúdo

PC Gamer com Core i7, RTX 3060, fonte de 850W - até R$13.000,00

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

@KairanD Nuh, sensacional. Valeu demais.

É, a 7800XT leva um banho em relação à série 40 da NVidia em alguns quesitos. Tô negociando uma 7800XT seminova, mas não sei se vou fechar, ainda mais depois dessa questão que você citou de alguns algoritmos não se darem bem com as da AMD. Apesar do preço da AMD ser muito mais vantajoso, como meu foco será nas tarefas que citei, talvez seja interessante eu ficar na NVidia mesmo, vamos ver. Vou estudar mais essa situação, mas fato é que será uma 7800XT, 7900XT ou 4080 pra cima.

Sobre pegar seminova/usada, até que não vejo muito problema nisso em placas de até 1 ano de uso. Se tiver NF, não tiver sido usada pra mineração, ainda estiver na garantia e o estado geral de conservação for de ótimo pra cima, eu pegaria tranquilamente. Inclusive, com a garantia da OLX e do ML hoje em dia, dá pra receber o item, fazer testes e devolver se não gostar. Dá pra fazer esse tipo de negociação com bastante segurança e conseguir preços excelentes, então vejo muitas vantagens.

Em relação ao 4K, entendi. É, não tô nesse nível de exigência ainda, até porque se eu quiser jogar nessa resolução, terei que trocar o monitor e por ora isso tá fora de cogitação (pra não encarecer ainda mais meu projeto hehe). No futuro penso em dar esse up com um Odyssey G5 ou equivalente.

Quanto à placa-mãe, perfeito. Vou focar nesse modelo então, porque eu já tava preocupado em ter que comprar uma muito mais cara pra aguentar o setup.

Sobre as memórias, se os colegas puderem opinar sobre as listadas abaixo pra ver qual seria um bom custo-benefício:

memória RAM 64Gb 6000 MHz Corsair
memória RAM 64Gb Corsair Vengeance 6200 MHz DDR5
memória RAM 96Gb Fury Renegade 6400 MHz
memória RAM G.Skill Trident Z5 RGB DDR5 64GB 2x32GB 6000MHz CL30 AMD EXPO
memória RAM Corsair Dominator Titanium DDR5 64GB 2x32GB 6000MHz CL30 AMD Expo

A questão da frequência da RAM, se for superior ao que a placa-mãe/processador aguentam, tem problema ou simplesmente o sistema vai regular pra trabalhar até aquele limite? Isso não prejudica o hardware de alguma forma não, né?

• Moderador
Postado
Em 19/09/2024 às 16:45, Diego Emmanuel disse:

E outra: a placa B650M Plus com wifi será que aguenta bem o tranco desse conjunto?

Sim, ela aguenta tranquilamente, tendo ficado relativamente fria mesmo com um Ryzen 9 7950X no Cinebench, conforme teste no canal Hardware Unboxed:

image.png

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado, meus amigos, a ajuda de vocês todos é imensurável.

@rikawa top, vou fazer isso, ponto. Tmj.

@Batata Defumada Excelente. Mas tipo, quais as diferenças entre as seguintes placas, pois parecem ser muito parecidas e, se der, pegarei a mais barata entre elas, caso isso não prejudique o desempenho do setup de maneira geral.

Porque parece que são praticamente iguais. Tentei ver as diferenças no site da ASUS, mas não entendi direito, ficou meio confuso.

MOBO B650M Plus WIFI.png

MOBO B650M-E WIFI.png

• Moderador
Postado
3 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Excelente. Mas tipo, quais as diferenças entre as seguintes placas, pois parecem ser muito parecidas e, se der, pegarei a mais barata entre elas, caso isso não prejudique o desempenho do setup de maneira geral.

São pequenas diferenças mesmo em questão de conectores, o VRM da B650M Plus é um pouco melhor, mas não vai haver diferença no desempenho de forma geral, então você pode simplesmente optar pela mais barata.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Batata Defumada  Excelente!

Outra dúvida: será que compensa aguardar a Black Fraud? Nessa área de hardware costumam acontecer boas promoções? Tô printando e monitorando os preços. Deu uma pequena queda em alguns componentes como as placas-mãe em certos sites, mas como estamos próximos da data (pouco mais de dois meses), tô pensando em aguardar... será que vale a pena? 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Diego Emmanuel Eu particularmente não vejo muita vantagem em aguardar, porque direto tem promoção rolando de tudo quanto é hardware, então você consegue encontrar boas ofertas mesmo fora da Black Faraday.

É bom acompanhar as lives que as lojas fazem (Terabyte, Pichau etc.), assim como canais como o Guiga Games, inclusive o Telegram de ofertas dele é ótimo para você ficar constantemente sabendo de qualquer coisinha que entrou em promoção e ainda ser informado de cupons de desconto funcionando, atualmente estou fazendo ups no PC e tem sido uma mão na roda.

• Amei 1
Postado

@Batata Defumada Top demais. Vou fazer isso. 

Faço parte de uns grupos de promo no Tele e Zap, mas a maioria é de coisas da Shopee e chinesas, então não ajuda muito. Vou entrar nesse aí que você falou, pois parece ser mais focado na área tech, e acompanhar. Quem sabe não dou sorte também. 

Valeu mesmo e vamos nos falando. Acho que vou deixar pra comprar a GPU ano que vem mesmo. Por ora, vou focar em outros itens mais em conta.

Tamo junto.

• Amei 1
Postado

@Boyawer Excelente, amigo.

Com certeza vou considerar as dicas e darei uma olhada nos itens.

Hoje tive uma proposta irrecusável numa RX 7900XT, daí comprei a placa. Quando chegar, postarei aqui também.

Depois dessas duas facadas (processador e GPU), provavelmente vou aguardar algum tempo pra comprar algo mais (risos). Pelo menos até a Black Fraud eu acho.

Tmj, galera! (essa comunidade é diferenciada mesmo) 👊👏

• Amei 1
  • Moderador
Postado
8 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

Com certeza vou considerar as dicas e darei uma olhada nos itens.

Removi o post porque se tratava de uso de inteligência artificial, as recomendações não eram lá essas coisas também. Quando precisar de dicas para outras peças não hesite em retornar ao fórum. Abraços.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
7 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Hoje tive uma proposta irrecusável numa RX 7900XT, daí comprei a placa. Quando chegar, postarei aqui também.

Apesar de tudo o que foi dito, a RX 7900 XT é uma placa maravilhosa. Conforme comentamos, a Nvidia tem vantagens. Contudo, a AMD também tem (como o gerador de quadros a nível de driver, a VRAM extra, o maior poder de processamento em rasterização e a comunidade aberta para a otimização constante de drivers a longo prazo). Você vai ser muito feliz com ela. 🙂

3 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Caramba, os caras estão metendo spam até com IA agora? Haheuhaeuahe.

Infelizmente sim... Precisamos lidar com isso diariamente. Verifiquei que o "usuário" em questão era um bot spammer (já foi banido).

• Curtir 2
Postado

@KairanD Tomara, amigo. Fiquei bem com o pé atrás, até porque sempre fui Intel/Nvidia, mas resolvi arriscar hehe. Acredito que vai dar tudo certo.  Tem essa questão dos drivers, né, já vi muitas reclamações, mas vamos ver. Se a placa der dor de cabeça por conta dessas questões por exemplo (o que acredito que não deve ser tão ruim assim), me desfaço dela mais pra frente 😁👊

Quanto aos spammers, ban neles. Sempre tem os que atrapalham, faz parte. Não deve ser fácil.

Tmj 🙏

• Coordenador
Postado

@Diego Emmanuel Os drivers da AMD já foram problemáticos, principalmente logo depois que ela adquiriu a ATI. Boa parte da "má fama" vem daquela época e continua sendo reproduzida em fóruns como o Reddit. Já faz tempo, contudo, que os drivers são bastante estáveis. Problemas podem ocorrer, mas ocorrem com a Nvidia também (e inclusive minha última placa da Nvidia me trouxe muitas dores de cabeça).

Pode ficar tranquilo. 😉

• Amei 1
Postado

@KairanD Top. Obrigado. Inclusive, ano passado eu tive que dar uns 2 downgrades em drivers da NVidia que estavam apresentando problemas meu sistema. Esse ano, até o momento não tive problemas.

Em breve quero colocar essa "monstra" pra trabalhar e sugar o potencial dela hehehe. 

Tamo junto 😁👊

• Amei 1
Postado

Pessoal, sem querer floodar mais uma vez, mas é o seguinte:

Comprei a placa-mãe B650M Plus Wifi. Consegui ela praticamente pelo preço da B650M-E, então deu pra pegar uma melhorzinha sem comprometer o orçamento.

Daí hoje tá rolando uma promo da Terabyte da seguinte memória. Será que ela serve na minha placa-mãe? Compensa? Porque parcelando vai sair mais barata que aquela recomendada pelo Rikawa (G Skill CL30 AMD EXpo 6000 MHz). No print também tem aquela sugerida pelo Rikawa, na OLX.

Promo Tera - Kingston Fury 64Gb - 6000MHz.png

Memória Ram - G Skill CL 30 64Gb - 6000MHz.png

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

@rikawa Excelente, meu amigo. Valeu mais uma vez.

Pela diferença de preço, acredito que compensa eu pegar a CL30 então. Quem tá na chuva é pra se molhar haeuhaeuhe.

Por essa diferença, eu acho que não compensa não. 

Postado

@rikawa Mas a diferença é tão pequena assim então? Se for, então nem vou "caçar rolo", vou pegar a da promo.

E já aproveitando a oportunidade, tô conseguindo adiantar o projeto. Achei que eu demoraria até meados do ano que vem, mas acredito que até mês que vem ou em novembro eu consiga finalizar, graças a DEUS. Estarei de férias mês que vem e tô pensando em já deixar tudo pronto, vamos ver, até porque consegui ótimos preços no processador, GPU, placa-mãe e gabinete, restando agora só a memória, o armazenamento, o monitor (resolvi comprar mais um, pois manterei meu note gamer até eu trocá-lo - pra mim, a mobilidade do note é importante) e o cooler.

As memórias acredito que fecho até segunda ou terça.

Peço aos colegas indicação de:

SSD e HD. Estou pensando em um SSD de 2 ou 3 Tb e um HD de 1 ou 2 Tb também, vai depender de preço. Parece que a placa-mãe aguenta dois SSDs e um ou mais HDs em RAID, né? Tem algum motivo para usar mais de um SSD? Nunca pesquisei sobre. Seria tipo um backup ou funcionaria em RAID também?

Monitor. Vou pesquisar em tópico específico aqui do fórum, mas se alguém puder indicar um bom e barato, com painel IPS e uns 144 Hz, agradeço. Esse monitor ficará no meu note, então não precisa ser de excelente desempenho. Meu monitor atual será usado no novo setup. Tava pesquisando os seguintes:

• AOC LEGEND 27 240Hz;
  • LG Ultragear 27" 180Hz;
  • Odyssey 27", FHD, 165Hz;
  • ASUS TUF Gaming 27 Full HD, 165Hz como opções, será que pego algum desses?

Tem diversos outros de marcas não tão conhecidas como Pichau, Mancer, Duex etc., mas vi tantas reclamações que fiquei com o pé atrás. Não sei se vale o risco.

Cooler. Os colegas já me indicaram tanto air, quanto water coolers, mas tô muito indeciso. Andei vendo os seguintes:

• DeepCool AG400 e o AG400 PLUS;
  • Thermaright Assasin King SE 120mm;
  • Noctua NH-D15S;
  • Deepcool Assassins IV ou Master liquid 360L;
  • Thermalright Phantom Spirit EVO;
  • DeepCool LE500 240mm.

Alguns dos coolers foram indicados aqui, mas tô mais tendente a pegar um water mesmo. O Ryzen 9 7900X parece que esquenta um pouco e a RX 7900X também, né? Então acho que o mais indicado seria um water mesmo? O que acham?

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Alguns dos coolers foram indicados aqui, mas tô mais tendente a pegar um water mesmo. O Ryzen 9 7900X parece que esquenta um pouco e a RX 7900X também, né? Então acho que o mais indicado seria um water mesmo? O que acham?

Não é necessário que seja Water Cooler, mas eu também não pegaria qualquer Air Cooler. Especificamente eu indico o Thermalright Peerless Assassin ou o Scythe Fuma 3.

Water Coolers eu indico DeepCool LE520 ou o Thermalright Aqua Elite 240 V3 se não puder gastar muito. Com mais orçamento eu já olharia para o DeepCool LS520 ou LS720. Quem sabe o Arctic Liquid II 240mm ou o de 360mm (esse é grandinho e precisa avaliar se caberia no gabinete).

• Obrigado 1
Postado

@Batata Defumada Top, vou pesquisar, mas tipo, o gabinete Montech Air 903 Max (que adquiri) vem com 4 fans. Além do cooler do processador, seria necessário colocar mais algum nele? Porque os frontais do gabinete jogam o ar ambiente para dentro do gabinete e o ar quente do interior sai pelas partes traseira e superior (no caso com o water cooler em cima, né?), seria isso?

Será que um air cooler caberia nele? Tô bem tendente a pegar um water mesmo. Gostei muito desse Artic Liquid II de 360mm, mas tá praticamente impossível achar disponível pelo que pesquisei. Parece que dá pra ver o funcionamento da bomba dele, né, o que já daria uma tranquilidade maior na hora de monitorar o funcionamento.

Como eu faço pra saber se um desses modelos vai caber antes do gabinete e a placa-mãe estarem montados? Ou só quando chegar mesmo e medindo? Não faço ideia disso. 

As dimensões do gabinete são: 478x230x493mm.

As especificações dele sobre as fans:

Fans pré-instalados:
Frente: 3x 140mm (HP140 ARGB PWM)
Traseira: 1x 140mm (HP140 PWM)
Cubo do fan: 1 a 6 ARGB e hub PWM

Suporte para fans:
Frente: 140mm x3 / 120mm x3
Traseira: 140mm x1 / 120mm x1
Superior: 140mm x2 / 120mm x3
Inferior: 2x 120mm

Suporte do radiador:
Frente: 360/280/240/140/120mm
Superior: 360/280/240/140/120mm

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Mas a diferença é tão pequena assim então? Se for, então nem vou "caçar rolo", vou pegar a da promo.

A diferença não é grande, mas dependendo do que for executar (Memory intensive), chega a até 15% de diferença (o que não é pouco  na verdade). Mas aí depende mt do uso.... Eu optei por pegar CL30, preferi pagar um pouco mais e pegar uma RAM mais rápida hehe.

4 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

SSD e HD. Estou pensando em um SSD de 2 ou 3 Tb e um HD de 1 ou 2 Tb também, vai depender de preço. Parece que a placa-mãe aguenta dois SSDs e um ou mais HDs em RAID, né? Tem algum motivo para usar mais de um SSD? Nunca pesquisei sobre. Seria tipo um backup ou funcionaria em RAID também?

RAID não vejo vantagem hoje em dia para uso não profissional. Os SSDs possuem velocidade mais que suficiente pra atender ao uso diário normal.

No meu caso eu peguei 2 SSDs (um de 4Tb e outro de 2 Tb), pois como faço algumas ediçoes de vídeo, eu uso um SSD para o OS, Mídias e o Outro eu deixo uns Games e uso pra Disk Cache pro Davinci resolve. Eu procurei pegar os SSDs mais rápidos dentro do meu orçamento, com alta taxa de velocidade (na faixa de 7000MB/S) pra não ter o risco de travamentos na hora de editar videos.

1 hora atrás, Diego Emmanuel disse:

Como eu faço pra saber se um desses modelos vai caber antes do gabinete e a placa-mãe estarem montados? Ou só quando chegar mesmo e medindo? Não faço ideia disso.

Praticamente não existem limitaçoes entre placa-mãe e watercoolers. Desde que o Watercooler aceite o socket da CPU em questão.

Em relação a Gabinetes, No site do fabricante do gabinete tem todas as informações sobre compatibilidade de Watercoolers. Dá uma olhadinha la. 👍

Eu particularmente pegaria um bom AirCooler ao invés de qq Watercooler sem pensar duas vezes. Seu gabinete é grande, cabe um bom AirCooler.

Geralmente Watercooler a pessoa escolhe mais por causa do "visual" do que pelo desempenho. Pra que pagar mais caro em algo com menor confiabildiade/durabilidade? kkkk

1 hora atrás, Diego Emmanuel disse:

Top, vou pesquisar, mas tipo, o gabinete Montech Air 903 Max (que adquiri) vem com 4 fans. Além do cooler do processador, seria necessário colocar mais algum nele? Porque os frontais do gabinete jogam o ar ambiente para dentro do gabinete e o ar quente do interior sai pelas partes traseira e superior (no caso com o water cooler em cima, né?), seria isso?

Recomendo começar somente com essas FANs mesmo e ir testando temperaturas. E se julgar necessário vai adcionando aos poucos.

Um coisa que mt gente não pensa, tem gente que quer encher o gabinete de FAN sem testar direito. Quanto mais FAN, mais barulho (Por mais silenciosa que seja, quanto mais quantidade, maior o barulho) e mais poeira vai juntando (mais fluxo de ar, mais poira...). E nem sempre significa menor temperatura....

Pra você ter ideia, meu gabinete vem sem nenhuma FAN e eu não coloquei nenhuma Fan. Só uso as duas fans de 140mm que são do Watercooler e NADA  a mais.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Moderador
Postado
9 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Top, vou pesquisar, mas tipo, o gabinete Montech Air 903 Max (que adquiri) vem com 4 fans. Além do cooler do processador, seria necessário colocar mais algum nele?

Não mesmo. Primeiro que 4 fans já é uma quantidade perfeitamente adequada, e segundo que esse gabinete vem com fans muito bons de 140mm, então não é qualquer ventoinha. 3 frontais com 1 traseiro já vai te proporcionar um Air Flow adequado. E terceiro que nem sempre mais fans significa melhor refrigeração, pode na verdade até piorar.

Será que um air cooler caberia nele?

Com certeza, o Montech Air 903 Max é bem espaçoso, ele permite um Air Cooler de até 18cm de altura. Difícil vai ser achar um que NÃO caiba no seu gabinete.

Então, duas coisas: na página do gabinete no site da fabricante sempre vai ter informação dos radiadores suportados (120mm, 240mm, 280mm, 360mm, 420mm), então primeiro de tudo você olha isso. O seu Montech suporta sim radiadores de 360mm, na frente e na parte superior. Só que tem outro aspecto a ser analisado e esse é mais chatinho, que é o espaço para radiador superior em relação à placa-mãe e às memórias. O Arctic Liquid II 360mm é maior do que a maioria dos Water Coolers de 360mm, então pode ser que um gabinete X suporte um Corsair H150 por exemplo, mas não suporte o Arctic, mesmo ambos sendo de 360mm.

Contudo, o seu Montech pelo que eu vi aqui suporta sim o Arctic Liquid II 360mm, encontrei uma build no PC Part Picker com esse WC e gabinete: https://pcpartpicker.com/b/xVTJ7P.

• Amei 1
Postado

@rikawa Excelente, amigo.

Vou pegar a CL30 então. Tô negociando um preço melhor nelas.

Quanto aos SSDs, entendido. Vou pegar nessa velocidade então, a partir de 7000MB/S. Tem algum em específico que você recomenda? Parece que há uns modelos que vêm com dissipador em cima, né?

Sobre os coolers, pois é. Meu medo também seria o peso, pois parece que são bem robustos e a depender da posição da placa-mãe, será que isso não causa alguma deformidade nela com o tempo? Vi que tem um suporte que é afixado ao redor do socket do processador, né?

Em relação às fans, realmente, não havia pensado sobre a questão do barulho. Meu gabinete deve chegar lá pra terça ou quarta, daí vou ligar e testar pra ver o nível do ruído.

@Batata Defumada Excelente também, amigo.

Então provavelmente vou pegar um air cooler mesmo, pelo custo-benefício, como o Rikawa falou. Acho que no longo prazo, o efeito de eu não ter que me preocupar com bomba, líquidos e outros eventuais problemas num WC vão me deixar mais tranquilo. E se eu não gostar é só vender e comprar um WC. 

Uma coisa que me veio à mente aqui e que não sei se faz sentido é: preciso comprar um estabilizador? Tenho um filtro de linha muito bom que uso no meu note aqui. Há uns 20 anos que não uso. Tem gente que fala que é bom, outros que dizem que não se deve usar. Tem algum benefício real? Porque dependendo eu compro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...