Ir ao conteúdo

PC Gamer com Core i7, RTX 3060, fonte de 850W - até R$13.000,00

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

@Diego Emmanuel eu acredito que sim, que permita raid zero, setar na BIOS, afinal comprou uma das placas mais caras, geralmente pessoal não entende a diferenca de preco das pecas e messura a necessidade real, praticamete resumem a vrm e wifi, no caso da tua placa tem os dois NVMe de mesma geração que deve permitir

um Vídeo bem didatico

• Amei 1
Postado

Meus caros, consegui comprar tudo que eu necessitava (acho que não me esqueci de nada) para montar o setup. Algumas peças (monitor, teclado etc.) ainda vão chegar nos próximos dias, mas pelo menos já posso iniciar a montagem. Devo iniciar amanhã ou depois 😁🙏

As memórias acabei comprando essas da Corsair mesmo, por causa da garantia. Apesar delas não terem AMD Expo, a garantia parece que é vitalícia (ou de 10 anos se não me engano) e as da G Skill parece que não possuem suporte específico aqui no Brasil. Enfim, acho que foi uma boa escolha. Se não forem boas, mais pra frente eu troco e pego outras.

A foto abaixo referente a um cabo de força que tenho é de um genérico que eu comprei um tempo atrás. Acho que o que está no meu monitor é o da fonte e vou retirá-lo pra ligar o novo gabinete. Algum problema em usar esse cabo xing-ling no meu monitor? Ou eu deveria comprar um melhor? Me parece que a construção é ok. Testei e funcionou normalmente.

IMG_E2207.thumb.JPG.d2cff51f155fc13d6518f25e9c48f3cc.JPG

IMG_E2195.thumb.JPG.622301fea57625699a636f1a1fc9d883.JPG

• Curtir 3
  • Amei 2
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Diego Emmanuel Primeiramente, parabéns pela build! Segundamente, esse cabo aí DEVERIA ser adequado, mas eu vi algumas reviews negativas em relação a ele na Kabum: https://www.kabum.com.br/produto/66733/cabo-de-energia-para-computador-md9-1-5-metros-7131

image.png

Quando o assunto é cabo de força, procure um que seja tripolar (3 x 0,75mm) e 10 A.

Pelo próprio aspecto do cabo você já consegue ter uma noção se é vagabundo, ademais, durante o uso se você não sentir que as extremidades estão esquentando então é sinal de que está tudo bem.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Pessoal, sem querer floodar, vou precisar de ajuda nessa parte de montagem. Comecei hoje e, apesar de eu estar vendo vários vídeos no YT e visitando tópicos em diversos fóruns, ainda tenho diversas dúvidas (e sei que terei muitas outras).

IMG_E2208.thumb.JPG.d1a18169cf53477b6a1e2234f6bfd211.JPG

Sobre esta primeira foto (acima), minha placa-mãe tem esses dois conectores na entrada do CPU. Já vi tópicos dizendo que apenas a entrada de 8 pinos dá conta da maioria dos processadores e que a outra entrada, de 4 pinos, seria necessária em caso de OC. Levando em consideração meu Ryzen 9 7900X e a GPU RX 7900XT, devo ligar também o de 4 para evitar qualquer problema associado à alimentação? Minha fonte é uma XPG Core Reactor, modular, Gold, de 850W. Acredito até que essa entrada aí não deve ter nada a ver com a GPU, né, mas sei lá, bateu a dúvida aqui. Será que por precaução devo ligar as duas mesmo? Se eu ligar, fará algum mal, tipo algum excesso de alimentação? Porque se não fizer mal algum, acho que vou ligar os dois, porque se eventualmente o processador precisar de energia extra, o cabo já estará lá pra fornecer a alimentação.

IMG_E2209.thumb.JPG.4887f04458b237776827ad78835a1a6f.JPG

Sobre a foto acima, é das entradas da GPU. Basta eu ligar dois cabos PCI-E nas entradas VGA da fonte, correto?

Postado
1 hora atrás, Diego Emmanuel disse:

Pessoal, sem querer floodar,

Sem problemas meu amigo, afinal este é o tópico dedicado para o que precisa, desde que não devie tanto do assunto não há problema algum.

Sobre esta primeira foto (acima), minha placa-mãe tem esses dois conectores na entrada do CPU. Já vi tópicos dizendo que apenas a entrada de 8 pinos dá conta da maioria dos processadores e que a outra entrada, de 4 pinos, seria necessária em caso de OC. Levando em consideração meu Ryzen 9 7900X

O R9 7900X, como todos os CPUs Zen 4, são incrivelmente eficientes, não consome nem 90w em jogos, e um único conector ATX 12V (4 pinos) já consegue repassar 192w, o EPS 12V o dobro por ter 8 pinos (384w), ou seja, há energia de sobra disponível para sua CPU.

Sua Core Reactor vem com dois cabos de 4+4 pinos, então conecte corretamente o único de 8 pinos (4+4) e metade do 2º cabo. Por ser fisicamente uma dupla de 4 pinos verá que um meio que se desliza do outro.

Agora para a parte mais teórica, conectar somente 4 pinos já é suficiente para alimentar grande parte dos processadores modernos, 8 pinos é para garantir maior estabilidade no fornecimento de energia (durante picos e afins) então 12 pinos acaba sendo até sendo um pouco exagerado, mas, sabe, se possui o conector extra e nenhum dano será causado por usá-lo, porquê não? 

O que falou sobre OC é bastante relevante, quando é realizado em alguns CPUs além da temperatura o consumo total também aumenta, por isso está disponível para as placas mãe com construções melhores.

Sobre a foto acima, é das entradas da GPU. Basta eu ligar dois cabos PCI-E nas entradas VGA da fonte, correto?

Isso mesmo, só a denominação do conector da GPU que também é PCIe (composto por 6+2 pinos). VGA é na verdade um conector de vídeo (que nem HDMI e Display Port) mais antigo, que vinha nas placas para se conectar ela ao monitor.

Edit: Acabei de ver as indicações na fonte pela XPG...VGA é para a placa de vídeo mesmo.

Estou tentando entender como se conectam os cabos desta fonte na placa-mãe e GPU e minha nossa, eles não podiam ter deixado mais confuso.

Veja se o seguinte vídeo te auxilia melhor na questão dos cabos (a partir do minuto 5:47)

• Amei 1
Postado
34 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

Pessoal, sem querer floodar,

Sem problemas meu amigo, afinal este é o tópico dedicado para o que precisa, desde que não devie tanto do assunto não há problema algum.

34 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

Sobre esta primeira foto (acima), minha placa-mãe tem esses dois conectores na entrada do CPU. Já vi tópicos dizendo que apenas a entrada de 8 pinos dá conta da maioria dos processadores e que a outra entrada, de 4 pinos, seria necessária em caso de OC. Levando em consideração meu Ryzen 9 7900X

O R9 7900X, como todos os CPUs Zen 4, são incrivelmente eficientes, não consome nem 90w em jogos, e um único conector ATX 12V (4 pinos) já consegue repassar 192w, o EPS 12V o dobro por ter 8 pinos (384w), ou seja, há energia de sobra disponível para sua CPU.

Sua Core Reactor vem com dois cabos de 4+4 pinos, então conecte corretamente o único de 8 pinos (4+4) e metade do 2º cabo. Por ser fisicamente uma dupla de 4 pinos verá que um meio que se desliza do outro.

Agora para a parte mais teórica, conectar somente 4 pinos já é suficiente para alimentar grande parte dos processadores modernos, 8 pinos é para garantir maior estabilidade no fornecimento de energia (durante picos e afins) então 12 pinos acaba sendo até sendo um pouco exagerado, mas, sabe, se possui o conector extra e nenhum dano será causado por usá-lo, porquê não? 

O que falou sobre OC é bastante relevante, quando é realizado em alguns CPUs além da temperatura o consumo total também aumenta, por isso está disponível para as placas mãe com construções melhores.

46 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

Isso mesmo, só a denominação do conector da GPU que também é PCIe (composto por 6+2 pinos). VGA é na verdade um conector de vídeo (que nem HDMI e Display Port) mais antigo, que vinha nas placas para se conectar ela ao monitor.

Edit: Acabei de ver as indicações na fonte pela XPG...VGA é para a placa de vídeo mesmo.

Estou tentando entender como se conectam os cabos desta fonte na placa-mãe e GPU e minha nossa, eles não podiam ter deixado mais confuso.

Veja se o seguinte vídeo te auxilia melhor na questão dos cabos (a partir do minuto 5:47)

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@RonaldoXbox Valeu mesmo, amigo. Sensacional. Inclusive, eu estava vendo esse vídeo aí que você indicou agora há pouco haeuhaeuhae, porque é uma dúvida por minuto aqui. Está sendo uma experiência muito massa essa montagem pra quem nunca fez do zero.

Sobre os conectores do CPU, então vou deixar os dois, porque vai que algum dia eu faço um OC também (muito provável que não, mas vai que...) e não precisarei abrir o gabinete pra conectar esse cabo. Enfim, já que estou fazendo isso agora, vou deixar pronto.

Em relação aos cabos da GPU, top, vou conectar assim então. A bicha deve sugar muita energia pra requerer dois de 8 hehehe.

Postado

Meus amigos, consegui montar a build e está tudo (ou quase) funcionando normalmente. Estou na fase de atualizações de drivers, BIOS etc e de configuração para otimização.

Só tem um porém. Conforme o link abaixo (não consegui vincular o vídeo aqui), a luz de led ao redor do botão de power do gabinete está com uma parte piscando, na cor branca (a luz toda deveria ser azul). Será que liguei algo errado naquelas entradas de power led, reset etc., na placa-mãe? 

https://youtu.be/BuJ8nbi4JXw

• Membro VIP
Postado

Realmente, ela fica azul e piscando branco. 

Não sei dizer o motivo, meus cabos aparentemente estão conectados corretamente, não conectei apenas o do LED.

17286114031934300107126815401311.jpg

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Pelo visto é isso mesmo, amigo. Tudo certo.

Depois vou ver se ligo o cabo LED e se para, reparei que alguns em vídeo antigos realmente não piscam. Ou talvez seja algo de algum lote específico, vai saber.

A Terabyte certamente não vai saber responder e a Montech é Chinesa, então teria que tentar um contato em inglês com o suporte...

• Curtir 1
Postado

Boa noite, pessoal.

Viajei e só agora pude responder. 

Acho que deve ser isso que vocês falaram mesmo, de mostrar que o sistema está processando. Aqui o botão pisca e não teve nenhuma interferência na usabilidade do sistema. Não tô me preocupando com isso mais.

Uma coisa que tá me chamando a atenção é o clock da memória. São 6 mil, mas parece que tá batendo em 3 mil só. Como faço pra regular isso melhor? Já vi uns vídeos no YT e parece ser meio que na base do teste, né, mas fico com receio por não entender nada praticamente disso.

Tem uma funcionalidade no armoury crate que é o PBO Enhancement, será que devo deixar ligado?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Diego Emmanuel Manda print de onde você está vendo essa frequência de 3000. Se você tem dual channel e olhar no CPU-Z, realmente vai mostrar como se tivesse a metade. Por exemplo, eu tenho memórias de 3200mhz:

image.png

O negócio é pegar aquele valor ali e multiplicar por 2. Inclusive, o Gerenciador de Tarefas vai mostrar a frequência "certa":

image.png

• Obrigado 1
Postado
Em 08/10/2024 às 20:12, Diego Emmanuel disse:

... cabo de força ...  um genérico 

Ja passei a faca em vários destes cabos de força "XingLing" e costumam tem 3 fios em cada cabo interno, com uns 0.5mm de diâmetro... 🔥

Tem cabos que supostamente são certificados pelo INMETRO - o que não significa grande coisa; com capacidade de corrente de 10 A.

• Obrigado 1
Postado

@Batata Defumada Valeu, Batata. Tão aí os anexos. Será que tem algo errado? No gerenciador de tarefas tá mostrando 6000, mas no CPU-Z só mostra 3 mil. É esse negócio de duplicação que você falou?

PrintmemriaCPUZ-19-10-24.jpg.10ad9bcd816b4bb14fd1f167e386126e.jpg

PrintmemriaGerenciadorTarefas-19-10-24.thumb.jpg.f91ecf99d4a7bf471139bdeca3156242.jpg

@1lokos pois é, amigo. Tem algum de marca específica que poderia me recomendar? Por enquanto tô usando esse xing aqui no meu monitor, mas tô olhando uma vez por semana pra ver se não tem algum sinal de derretimento. Até o momento tá funcionando beleza, vamos ver mais pra frente.

Uma outra coisa que me chamou a atenção no meu gabinete, meus amigos, é que esses dias eu abri pra ver umas coisas e tal, e senti um cheiro forte tipo de borracha. Procurei por algo derretendo e tal e não vi sinal de nada errado. Os parâmetros do sistema estão normais. Será que isso é porque o PC é novo e o calor produzido no interior gera esse odor? Achei um pouco forte e fiquei meio preocupado se não tem nada derretendo por dentro, tipo os cabos VGA da GPU (apesar que em tese deveriam ser de qualidade, pois vieram com a fonte XPG). Só notei isso uma vez.

Como eu faço pra mostrar meu hardware tipo debaixo do meu nome como alguns colegas colocam? É em assinatura?

• Coordenador
Postado
39 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

No gerenciador de tarefas tá mostrando 6000, mas no CPU-Z só mostra 3 mil. É esse negócio de duplicação que você falou?

DDR significa Double Data Rate. O gerenciador de tarefas do Windows já mostra o valor final, enquanto o CPU-Z não. Por isso você deve multiplicar o valor no CPU-Z por 2.

Uma outra coisa que me chamou a atenção no meu gabinete, meus amigos, é que esses dias eu abri pra ver umas coisas e tal, e senti um cheiro forte tipo de borracha.

Vários produtos químicos são usados na fabricação dos componentes, e é normal que, ao esquentar, exista algum cheiro inicialmente. Recentemente mesmo eu troquei a minha fonte e a nova (Corsair RM 750x) tinha um cheiro bem característico de produto novo nos primeiros dias. Contudo, não é para ser algo forte.

Como eu faço pra mostrar meu hardware tipo debaixo do meu nome como alguns colegas colocam? É em assinatura?

Isso. Clique aqui para ir direto: https://www.clubedohardware.com.br/settings/signature/

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Pessoal, nos últimos dias tenho enfrentado constantes travamentos do sistema. Do nada tudo para de funcionar e até o RGB das memórias trava. Só consigo restabelecer o uso do PC após desligar segurando o botão de power. Nem o reset costuma funcionar.

Tenho monitorado as temperaturas e o funcionamento do sistema e, a princípio, está tudo normal. 

Os drivers estão atualizados e usei até os comandos DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth e DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth, mas não adiantou. 

Alguma possível solução? 

Será que é coisa da AMD? Nem no meu note com a GTX 1660 Ti isso acontece.

Tô bem decepcionado com isso. Às vezes até assistindo vídeos no YT accontece 😠

Postado
28 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

Os drivers estão atualizados

Como atualizou eles?

29 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

Será que é coisa da AMD?

Não dá pra descartar essa possibilidade, sugiro desconectar o cabo de vídeo (HDMI ou DP) da GPU e conectar na entrada da placa-mãe e ver se algo muda. 

Caso tenha desabilitado o vídeo integrado pelo BIOS reverta isso, queremos exatamente que a máquina dê vídeo por meio da iGPU do 7900X.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@Diego Emmanuel Eu acho difícil ter algo a ver com drivers da GPU esse comportamento aí. Foi feita uma instalação limpa do SO? Drivers todos atualizados?

Você fez alguma configuração diferente na BIOS, seja undervolt, overclock, qualquer coisa, seja nas memórias, GPU ou CPU, se tiver feito restaure tudo pros padrões de fábrica.

Teste os pentes de memória RAM para ver se o problema são eles, coloque eles em slots diferentes, experimente usar o PC com apenas um dos pentes e depois troque o pente etc.

Depois disso eu começaria  olhar para a montagem em si do PC, talvez algo esteja inadequado, cabos mal encaixados, ficar de olho nos conectores da fonte etc. Qual a fonte mesmo? A placa-mãe inclusive é um ponto crucial na montagem porque se ela estiver inadequadamente instalada e a parte de baixo entrar em contato com o gabinete pode causar curtos, que no melhor dos casos são inconvenientes e fazem o PC desligar e no pior dos casos pode danificar componentes.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@RonaldoXbox Obrigado, amigo. Atualizei alguns drivers pelo Armoury Crate da ASUS, outros pelo AMD Adrenaline, e outros manualmente direto dos sites dos fabricantes. Pelo que tenho olhado nos programas, parece estar tudo atualizado.

Vou testar a questão do cabo e te falo. Não cheguei a mudar nada na BIOS. Até o PBO Enhancement que eu havia ativado antes de começar esses travamentos, desativei pouco tempo depois.

@Batata Defumada Instalei o SO com um pen-drive que eu tinha aqui. A princípio parecia que tudo tinha dado certo. Instalei o Windows 10 Pro, depois migrei pro 11 Pro. Acho que os drivers estão, sim, todos atualizados. Inclusive ontem saiu uma atualização do chipset da placa-mãe pelo Armoury Crate e eu fiz a update.

Não fiz nenhuma mudança na BIOS pelo que me lembro, mas vou verificar certinho e te falo. Undervolting e OC é certeza que não fiz. O PBO Enhancement que é um recurso de OC automático que vem habilitado no Armoury Crate e na BIOS eu já desativei (fiquei um tempo com ele ativado e não notei diferença, daí pelo risco x benefício optei por desativar antes desses problemas começarem a ocorrer).

Também vou testar as memórias então. Se eu colocar nos outros dois slots nada muda, certo? A única coisa que vai acontecer é que elas não vão funcionar em dual channel, seria isso?

Em relação à montagem, vou conferir. Demorei muito pra montar tudo, pois tentei ser o mais atencioso e criterioso possível, mas não se pode descartar erros. Sobre a placa estar encostando no gabinete, acredito que não está, porque fixei todos os parafusos previstos e coloquei aqueles parafusos maiores, tipo um que dá um suporte pra ela (no gabinete havia dois furos sem eles), então acho que ela está adequadamente afixada. De toda forma, vou dar uma conferida geral em tudo e dou retorno pra vocês.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
58 minutos atrás, Diego Emmanuel disse:

Se eu colocar nos outros dois slots nada muda, certo? A única coisa que vai acontecer é que elas não vão funcionar em dual channel, seria isso?

É pra elas continuarem operando em dual channel, você vai colocar elas do mesmo jeito que já colocou, (com um slot vago entre elas) só que agora usando os outros dois slots da sua placa-mãe. Posteriormente a ideia é ligar o PC utilizando apenas um dos pentes, e depois apenas com o outro etc.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...