Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite Fórum.

Num outro setor do Fórum eu tirei algumas dúvidas e ficou claro para mim que terei de promover um Upgrade na minha máquina.

Minha configuração é esta que está aqui na minha assinatura. Os principais são:
HD 500gb Western digital + Processador Celeron G1610 + placa-mãe AS Rock H61M-HG4

Ficou claro no papo que tive com os membros que terei de substituir HD por SSD e que tambem seria desejavel substituir o Processador.

Pergunta: Consigo manter a placa-mãe ???

Obrigado

Postado

Amigo... a questão na verdade é, vale a pena investir numa plataforma ultrapassada?

Só como exemplo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3736923731-kit-core-i5-2500-8gb-DDR3-1333mhz-ASRock-h61m-hg4-_JM

Ou seja, se o kit com i5 + 8Gb + a sua placa-mãe usados hoje valem R$ 200, quanto valeria só a placa-mãe? R$ 100? Vale a pena limitar suas opções por causa de R$ 100?

Postado

realmente como o amigo @W46n3r indicou, talvez não valha a pena investir numa plataforma tão antiga, a não ser que para o seu uso diário não faça muita diferença ter um hardware ultrapassado...

para quais aplicações você usa o computador apra que possamos ter uma ideia de desempenho necessário?

Postado

@Eder Neumann  

Textos, produção de vídeos curtos, Videoconferência, redes sociais, Aulas online, mas estou querendo encarar um ou outro game no futuro e quero posteriormente fazer produção fonográfica.

@W46n3r O que é   i5 ? Diz respeito  a geração do meu Processador ?

@Eder Neumann Então o "estrago" está formado ? O upgrade teria que ser completão?  SSD + processador + placa-mãe ? 

O assunto não é vender meu antigo equipamento, é saber o que posso aproveitar de algum deles.

Nem o processador salvaria ?

Podem ser francos por favor

Obrigado

Postado

a placa-mãe suporta alguns processadores xeon LGA 1155

deve encontrar por ate uns 150,00 no aliexpress, que vai requere uma placa de Vídeo como a rx 550 300,00

e provavelmente uma fonte de pelo menos 400w reais de 200,00

vai estar investindo quase 700,000

a partir desse valor preferia invedstir em algo mais novo, nem que fosse um amd R3 2200G

Postado

então, pelo que vi no site do fabricante da sua placa-mãe os melhores processadores possíveis na sua placa são i7 de terceira geração (i7-3770K por exemplo) que já possuem 12 anos de seu lançamento.

não são necessariamente ruins, mas para padrões atuais são um pouco antiquados.

além disso eu sugiro um SSD para o sistema operacional e programas mais usados, normalmente eu indico um que seja M.2 mas com a placa-mãe atual não será possível, teria de ser um SATA.

nos informe até quanto estaria disposto a investir num upgrade para que o povo aqui consiga redimensionar as sugestões de acordo com a possibilidade.

Postado

A "melhor" - menos pior; opção para esta placa-mãe é o sugerido Xeon E-12**, E3-12** V2, como aparentemente não tem placa de vídeo precisará de um dos modelo terminados em 5, que tem vídeo integrado, exemplo:

Xeon E3-1245 ~ R$ 172,0 (já com "taxadd") no AliEx (vendedor recomendado pelo AliHelper)

• Número de núcleos 4
  • Total de threads  8
  • Frequência turbo max  3.70 GHz
  • Frequência base do processador  3.30 GHz
  • TDP 95 W                                               <<<<<<<<<<<<<< vai precisar de um air cooler melhor que o do Celeron.
  • GPU Specifications

Frequência da base gráfica 850 MHz

Máxima frequência dinâmica da placa gráfica 1.35 GHz

Intel® Quick Sync VideoSim

Tecnologia Intel InTru 3DSim

Interface de Vídeo Flexível Intel® (Intel® FDI)Sim

Tecnologia de Alta Definição Intel® Clear VideoSim

Nº de monitores aceitos ‡2

Lista de todos os modelos de CPU suportados pela placa-mãe ASRock H61M-HG4

https://www.ASRock.com/mb/Intel/H61M-HG4/index.br.asp#CPU

Antes de trocar atualize o BIOS da placa-mãe para a versão mais atual - que é de 2013.

https://www.ASRock.com/mb/Intel/H61M-HG4/index.br.asp#BIOS

Esse Xeon é equivalente ao um i7-3770 - uns R$ 320,00 no M.Livre; com uma placa de vídeo minimamente razoável, ex. RX580, GTX-1660, RX6600... conseguira jogar bem alguns jogos mais antigos.

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, Wolf-G disse:

@W46n3r O que é   i5 ? Diz respeito  a geração do meu Processador ?

I5 2500, é o processador que vem no kit de duzentão. Esse te daria mais que o dobro de performance adicional ao que tem hoje.

6 horas atrás, 1lokos disse:

Xeon E3-1245 ~ R$ 172,0 (já com "taxadd") no AliEx (vendedor recomendado pelo AliHelper)

Sim... levando em conta que é impossível achar i7 a preço decente, talvez fosse boa alternativa.

Ao invés do dobro, você teria algo próximo do triplo da performance do seu Celeron atual.

• J.Augusto F alterou o título para Qual upgrade posso fazer mantendo a ASRock H61M-HG4?
Postado

Bom dia Fórum.

Colegas, tomei uma decisão:
Não manterei a placa-mãe.

Estou convecido.

Não será possível com ela dialogar compatibilidade com os outros acessórios. Tá me dando muito nó na cabeça.

Minhas ideias:

- Trocar Placa-mãe

- Manter TEMPORARIAMENTE o HD - e depois de 3 meses meter um SSD

- ? Possível aproveitar a fonte atual ?

- ? Possível aproveitar os DDR3s que ainda tenho aqui comigo ou já é partir pra DDR4 ou DDR5 ?

O que consigo com R$ 1000,00 ?

! Esqueci de avisar vocês, minha placa atual somente liga. Ela não desliga no comando do PC, preciso desligar no interruptor.

@Eder Neumann M.2 é o tipo de encaixe do SSD
Correto?

Postado

ate dois dias atras a pichau estava com erro no site vendendo kit r5 4600g + placa-mãe e water cooler por 750,00

se tivesse tempo para montar uma maquina esse mes ate tinha comprado so para não perder a oportunidade, depois dava um fim nele

mas como subiram para 1300, ainda tem uma boa oferta que eh esse kit

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-Ryzen-5-4600g-a520m-DDR4

sem memória, ai se o orçamento realmente ficar apertado, pegaria uma memória DDR4 usada ou importada

se não, poder gastar mais 240 em 2 pentes 

https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-DDR4-3200mhz-c16-branca-rtb-tlpbd48g3200hc16f01

com 1 ja vai funcionar

esse kit tem baixo consumo, pode manter a fonte se ela tiver ao menos 300w, ate uns 200w suporta se for boa marca,
sabe qual marca e modelo da atual?

mas eh bom trocar, ate pelo tempo que ela deve ter

não eh possível aproveitar a memória, plataformas atuais não usam mas ela

esse kit o Vídeo eh integrado

Postado

@Thiago Atanazio  

Bom dia

Minha fonte é Corsair CX 450 - 450 watt

Uma pena esse anuncio, a promoção da placa não incluir a memória.

TALVEZ eu precise esperar até meado de Outubro pra fazer minha compra. Veremos.

Enquanto isso, já comecei a pesquisar alguns preços. Uma loja aqui no Rio me vendeu umas peças no passado e estou querendo comprar no presencial com eles.

Mas quando perguntei o preço da placa, eles me perguntaram " Para qual processador? "

Eu não sei o que responder.

Que critério devo usar ?

Outra pergunta: DDR 5 é uma aposta que vale a pena ?

Postado

@Wolf-G dentro desse orçamento não vale DDR5, 

Tua fonte é tranquilo até processadores de 65w, acima desse consumo eu pensaria em trocar, tu pode priorizar agora processador, placa e memória, importante decidir quais processadores pretende comprar para depois ver quais melhores opções de placa-mãe e memória 

Postado

@Thiago Atanazio

Eu não sei como escolher o melhor processador.

Eu não sou um gamer profissional, mas gostaria de uma vez ou outra voltar a jogar Call of duty ou duke nuken. Nem sei se ainda existem esses jogos....

No geral minha necessidade é Live, aula online, textão acadêmico e produção fonográfica.

Como posso escolher melhor meu próximo processador ?

@Thiago Atanazio

Verifiquei lá no Pichau, uma placa DDR5 a R$ 3500,00

É... o bagulho é sério pra cacildis parceiro.

Vou ficar no DDR4 hoje

Aguardo as contribuições de vocês.

@Thiago Atanazio

Por que esta placa DDR4 é tão mais barata que a outra que você me mostrou? 

Esta >  placa-mãe Gigabyte B450M GAMING DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450 | Pichau

Postado

Vamos lá,

eu acho que um R5 5600GT seria o ideal para ti,

é um processador mediano, já vem com Vídeo integrado que roda jogos leves, alguns outros jogos pesados no grafico baixo ou baixa reolucao

e esses jogos antigos com muita folga

essa placa eh uma B450M

não eh a mais moerna, mas eh bem parruda, talvez esteja barata por ser ponta de estoque 

• Membro VIP
Postado
Em 15/09/2024 às 21:39, Wolf-G disse:

Boa noite Fórum.

Num outro setor do Fórum eu tirei algumas dúvidas e ficou claro para mim que terei de promover um Upgrade na minha máquina.

Minha configuração é esta que está aqui na minha assinatura. Os principais são:
HD 500gb Western digital + Processador Celeron G1610 + placa-mãe AS Rock H61M-HG4

Ficou claro no papo que tive com os membros que terei de substituir HD por SSD e que tambem seria desejavel substituir o Processador.

Pergunta: Consigo manter a placa-mãe ???

Obrigado

Boa tarde a todos. Eu tenho plena consciência de que a conversa atualmente já mudou muito de rumo. Mas, me permitam, senhores, fazer como o Jack, o Estripador, e ir por partes. Seu setup é antigo, mas já é um começo, e se a prioridade é a economia pelo benefício, suas duas possibilidades originais são:
1. Upgrade se mantendo na bancada;
2. Mudança / troca completa de plataforma.

Digo possibilidades originais, porque ainda existe uma terceira:

3. Upgrade da bancada atual, para venda e troca posterior
Impopular, mas essa é a que eu faria. Ao investir um pouco na bancada atual, você consegue melhorá-la para seu próprio uso, e colocá-la a venda por um preço melhor, que vai te permitir cobrir uma parte maior do orçamento na montagem de uma bancada de entrada mais atual, ainda mais com a chegada das promoções de fim de ano.

Voltando às duas anteriores (que seriam etapas da terceira), no 1º caso:
1.1 Upgrade de processador:
o Celeron G1610 é literalmente o mais fraco da 3ª geração Intel, codinome Ivy Bridge. Possui 2 núcleos, 2.6GHz de frequência máxima, Cache L3 de 2MB e TDP de 55W. A opção mais viável de upgrade nesse caso seria o Core i7-3770, em qualquer uma das versões dele (K, S, ou T). Eis a configuração: 4 núcleos, 3.7GHz de frequência máxima, Cache L3 de 8MB e TDP de 45W (Core i7-3770T).

1.1 Upgrade de memória RAM:

não foi informado quanto o setup atual já tem, mas pelo menos 16GB RAM em dois pentes (2x8GB), já estaria de bom tamanho.

1.2 Upgrade de armazenamento:

sua placa não suporta SSDs do tipo M.2, e nem o protocolo de comunicação NVMe. Ou seja, você teria que apostar nos SSDs SATA. Exemplo de modelo: Samsung 870 Evo. Sugiro que faça esse upgrade antes dos outros (será um dos mais baratos, e a mudança será percebida imediatamente).

1.3 Compra de uma placa de vídeo:

a essa altura, qualquer placa até o nível de RX 580, GTX 1660 ou anteriores faria uma boa diferença.

Todas essas sugestões servem para a resposta da sua pergunta original, sobre a possibilidade de manter a sua placa-mãe. Porém, como os colegas bem pontuaram antes, vai do custo-benefício que você conseguir enxergar no momento. Depois, caso tenha seguido algumas das dicas, isso te possibilita a venda dessa bancada inteira, e aí você pode montar configurações baseadas nos processadores Ryzen, cujos vídeos integrados já são bem fortes.

Algumas boas opções de montagem por faixa de preço você pode encontrar em:
https://tosemkit.com.br/planilha-de-pcs-gamers

Postado

@Thiago Atanazio  Obrigado pela contribuição. Eu realmente não disponho de muito tempo para ficar fazendo longos estudos de configuração da maquinaria, então vou apostar em uma ou outra sugestão que for trazida aqui.

Okey dokey, vou apostar no R5 5600GT 

Já verifiquei que é um AMD Ryzen 5  ( este: https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-5-5600-6-core-12-threads-3-5ghz-4-4ghz-turbo-cache-35mb-am4-100-100000927box )

Pichau tá pedindo R$ 840,00 à vista pix

Okey, próxima etapa:  como escolho a placa-mãe a partir desse processador ?

@Gabriel U  Eu agradeço a tentativa, mas eu realmente desisti da antiga placa, iria me tomar bastante tempo fazer a pesquisa no sentido de reaproveitar a antiga placa e dar um up nos outros dispositivos.

Meu atual SO é win 32 bits e já me foi recomendado a troca para o 64 e é o que pretendo fazer.

Minha necessidade é texto, live, aula online, jogar uma vez ou outra um game e gravação fonográfica utilizando Reaper, mas eu detesto lentidão no PC. Sacou?

Postado
1 hora atrás, Wolf-G disse:

Okey dokey, vou apostar no R5 5600GT 

Já verifiquei que é um AMD Ryzen 5  ( este: https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-5-5600-6-core-12-threads-3-5ghz-4-4ghz-turbo-cache-35mb-am4-100-100000927box )

O Ryzen 5600 GT tem vídeo integrado "meia-meia boca" - equivalente a uma RX550; mas que atende bem o sue propósito de uso.

O que voce linkou é o Ryzen 5600, que não tem vídeo integrado portanto precisa de placa de vídeo dedicada.

O 5600 é mais forte que o 5600GT, porque o 5600GT não é um Ryzen 5600 com vídeo integrado, é um Ryzen 5500 com vídeo integrado, o nome "5600" é enganação do marketing da AMD.  

Ryzen 5600GT - R$ 799,11 - na Gigantec, loja "não famosa" mas de confiança. Em todo caso na Pichau e na Kabum é R$ 847,99 podendo ter frete gratis ou reduzido dependendo da região do pais.

placa-mãe mais barata possível - sem ser as sofríveis Biostar ou marcas duvidosas, ex. Duexm BrasilPC - OEM de baixo custo de fabricação e qualidade equivalente, de fabricante desconhecido.

ASRock A520M-HVS - R$ 369,99 - é placa para colocar o 5600GT e usar até comprar uma nova plataforma, AM5 ou Intel.

Não é placa-mãe  para "upgrade futuro em AM4" - o que cada vez faz menos sentido na plataforma AM4.

Tem um problema, pode ser que precise de atualização de BIOS para compatibilidade com o Ryzen 5600GT, processo que requer usar um CPU antigo, ex. Ryzen 2600, 3600, 3200G. Serviço que pode custar caro em assistências locais, já vi relato de cobrarem R$ 200 - 300,00.

Gigabyte A520 S2H - R$ 469,99 (Pichau, por mais R$ 20,00 atualizam o BIOS).

O diferencial  desta é que tem conectores de LED "frufru" - para muitos a característica mais importante de placa-mãe. 😜 

Tem também botão "Flash BIOS" que permite atualizar o BIOS usando apenas a fonte e um pendrive (de boa qualidade), podendo economizar os R$ 20,00.

Um pouco melhor:

MSI B450M PRO-VDH MAX - R$ 506,99 - vendida pela Gigantec no marketplace da Kabum, a própria Kabum vende por uns R$ 50,00 a mais. 

O diferencial do chipset B450 é que permite "brincar de overclock".

Tem o mesmo problema de atualização do BIOS, se necessário precisará  de CPU Ryzen antigo.

Permite "upgrade futuro" para um Ryzen 5700X3D - o máximo que faz sentido na plataforma AM4 se o uso básico é "PC Gamer - o que não é o seu caso.

ASUS Prime B550M-A - R$ 659,99

Diferencial é o suporte para PCI 4.0 - irrelevante para uso de CPU AMD com gráfico integrado, que são limitados a PCI 3.0.

Atualização de BIOS - A Pichau faz por uma taxa de R$ 20,00 - embora no anúncio das placas informe que é R$ 17,00. Basta comprar a placa pela opção "APROVEITE E COMPRE JUNTO" (a atualização do BIOS).

A Terabyte fazia, mas é um processo burocrático, tem que comprar, abrir tíquete de suporte, fazer pagamento da taxa via PIX, a última informação de preço que vi foi R$ 70,00 - consultei a mais de ano.

Kabum, Gigantec... não fazem a atualização, é "comprou como é, o problema é seu".

• 2 semanas depois...
Postado

@1lokos

Boa tarde.

Eu não entendo grande parte das nomenclaturas que você usou, vou precisar da sua paciência para entender.

Bom, eu vim aqui assoprar a poeira e manter o tópico quente. Vou voltar amanhã para estudar melhor as informações.

x

Eu acho que eu gostaria de optar por uma placa que me permitisse fazer upgrade depois. Seria esse o caso das MSI B450M e ASUS Prime ???

x

Dias atrás eu consegui numa loja aqui do Rio os preços de 2 placas:

- Gigabyte A520M K v2 (rev. 1.0) = R$ 440,00

- AS Rock B450M-HDV R4.0 = R$ 490,00

Qual sua opinião sobre elas ?

Postado

São placas bem simples - tipo a ASRock A520M-HVS;  OK para usar o 5600GT, mas podem não servir para "upgrade", o que nem faz muito sentido com esse perfil de uso, pois o que tem acima com vídeo integrado é o Ryzen 5700G, mas é pouca diferença de desempenho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!