Ir ao conteúdo

Radeon RX 6600 ou RX 7600?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, eu estou em dúvida entre comprar uma RX 6600 ou RX 7600, do modelos descritos nas fotos. Meu objetivo é jogar Alguns Souls Like no máximo em Full HD e talvez trabalhar como programador mais pra frente de forma remota. Quais dessas duas vocês acham mais indicadas para o meu uso? Lembrando que o Preço e a marca que fabrica elas também pode impactar na decisão final, pois com a diferença da RX 7600 para a RX 6600, eu consigo comprar um monitor novo. Aqui estão os modelos: 

 

Minha configuração:

 

MB: A520 ASUS TUF GAMING PLUS II AM4

CPU: Ryzen 5 5600GT

RAM: 16GB

SSD NVMe: ADATA LEGEND 800

FONTE 430 WATTS THERMALTAKE 80 PLUS WHITE

 

Anotação 2024-09-17 152023.png

Anotação 2024-09-17 152042.png

  • Pedroou alterou o título para Radeon RX 6600 ou RX 7600?
Postado

Pelo custo beneficio pensando em comprar um monitor vai na 6600.

A 6600 ta no preço dela, já a 7600 ta mais cara, já vi por 1500 a vista

Qual o resto da tua config? placa-mãe, fonte... O mais detalhado possível. A depender da tua placa-mãe tu não teria todo desemprenho da 7600 por exemplo, dependendo do processador que você tem vai ter gargalo... e por ai vai, passa toda a config. 

  • Obrigado 1
Postado

O pci da sua placa-mãe é PCIe 3.0 x16 (modo x16) e o da RX7600 PCIe 4.0 x8. Me corrijam se eu estiver errado, mas pelo fato de sua placa-mãe ser 3.0 e a RX7600 4.0 x8 você teria menos desempenho do que a rx7600 operando em pci-e 4.0 teria (não é muito, já ouvi falaram em 10%, deve variar pra mais e menos). 

Logo considerando o preço a rx6600 faz mais sentido pra você, já que teria a possibilidade de comprar um monitor com a diferença de valor.

Na real o que faz mas sentido pra você falando de valores só você sabe... 

Aqui mostra a diferença quase nula entre 3.0 e 4.0

Logo o vídeo da uma anulada no que falei sobre os 10%. 

A 7600 vai te dar mais longevidade, mas não está perto do melhor preço. A diferença de R$500 reais que existe agora na minha opinião não compensa a compra da 7600. 

 

Agora, se baixar um pouquinho o preço da 7600 ela faz mais sentido em relação a 6600. 
Menor preço que vi a 6600 (1200) e a 7600 (1500). isso faz mais de 5 meses.

Nesse seu caso é uma situação que cada um avalia conforme seu bolso. Se tem uma grana a mais sobrando é 7600, se ta na capa a 6600 vai atender muito bem, praticamente tudo que jogo eu jogo no ultra.

Tem o detalhe da sua fonte ser 430w também, para o 7600 legal seria uma fonte de 500w, pra 6600 450w já ta bom com esse proc.

  • Obrigado 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado
15 minutos atrás, Renn disse:

O pci da sua placa-mãe é PCIe 3.0 x16 (modo x16) e o da RX7600 PCIe 4.0 x8. Me corrijam se eu estiver errado, mas pelo fato de sua placa-mãe ser 3.0 e a RX7600 4.0 x8 você teria menos desempenho do que a rx7600 operando em pci-e 4.0 teria (não é muito, já ouvi falaram em 10%, deve variar pra mais e menos).

O fato do PCI-Express ser 3.0 não é tão relevante porque o computador dele é compatível com Resizable BAR / Smart Access Memory. Essas placas de 128 bits operando em x8 sofrem mesmo apenas quando esse recurso não está presente:

 

 

@Calebe A Melo No mais, a diferença entre a RX 6600 e a RX 7600 é bem considerável:

 

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

 

Lembre-se de ativar o ReBAR / S.A.M. na BIOS se for pegar alguma dessas placas.

  • Obrigado 2
  • Coordenador
Postado

@Renn O Smart Access Memory é uma implementação mais nova e aprimorada da tecnologia de Resizable BAR. No final das contas, o objetivo é o mesmo: https://www.gpumag.com/smart-access-memory/

 

Eu sempre costumo reforçar esse ponto, porque é comum ver placas como essas sendo indicadas para máquinas mais antigas, que não possuem esse recurso. E aí a perda de desempenho é mais considerável (conforme o vídeo do Peperaio).

 

Essas placas de vídeo de entrada modernas vieram com limitações bem consideráveis na comunicação. Até mesmo a RX 7600 XT e a RTX 4060 Ti são limitadas nesse aspecto.

  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
57 minutos atrás, Renn disse:

S.A.M e ReBar são nomes diferentes pra mesma tecnologia?

48 minutos atrás, KairanD disse:

Smart Access Memory é uma implementação mais nova e aprimorada da tecnologia de Resizable BAR

O S.A.M é ativado no driver Adrenalin e é disponível apenas quando usado processador e placa de vídeo AMD, o ReBar é na BIOS.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

Muito Obrigado mesmo gente. Considerando as primeiras respostas desse Post e considerando as perdas e ganhos tanto de desempenho, quanto financeiras, eu acho que se o preço da RX 7600 não diminuir, eu irei de RX 6600, caso o contrário, eu irei de RX 7600.

 

Ademais, eu tenho um adendo, eu estava prestes a comprar a RX 6600 no Pix, mas o meu App do banco negou o pagamento, pois passava do meu limite diário ou de transfêrencia de pessoa física para empresa kkkkk, acabei perdendo a promo, infelizmente, mas ela sempre aparece por esse preço na live da Terabyte, então por enquanto, eu vou me aguentar no gráfico integrado. 

 

Ademais, se eu pudesse, marcaria tanto a resposta do @Renn, quanto do @KairanD como soluções. Novamente, muito obrigado pela atenção pessoal.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!