Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Antes de abrir este tópico fiz uma busca nesta sessão mas não encontrei nada que me ajudasse. Acontece que este forno parou de esquentar a parte de baixo, gostaria de saber se, com a ajuda de vcs, eu consigo resolver o problema. Ou é algo complexo e só levando na assistência mesmo?

Desde já meu muito obrigado!!

• Malvesjr alterou o título para Forno Elétrico Continental de Embutir não esquenta a parte de baixo.
Postado

Pode ser placa de controle, pode ser relê...

Eu recomendo você procurar no Youtube pelo modelo e o problema. Já tive problema com o meu forno elétrico Eletrolux e o meu microondas e os videos foram um bom guia para ter noção da dificuldade.

Se parecer que tem que trocar placa de controle, recomendo simplesmente ir a uma assistência. No caso do meu forno, a placa no ML estava mais cara que ela na assistência + mão de obra. Acredito que assistências tem acesso a preços melhores de peças.

• Curtir 1
Postado

Se você tiver um multímetro pode usar o teste de continuidade para testar a resistência, chaves, cabos e componentes do forno. Fornos tem uma construção bem simples e a maioria não tem placa eletrônica, apenas um esquema com resistências, chaves e termostatos... São de uma lógica simples, mas sem um multímetro não da pra testar os componentes.
OBS: cuidado se for abrir o forno, ele é envolto por lã de fibra de vidro e isso pode dar alergia e até problemas respiratórios se inalado.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

De fato o multimetro [e o conhecimento de como usá-lo, óbvio] te dá uma "visão" melhor da coisa. Mas nada impede de você abrir e verificar os fios que se encaixam na resistência. A ferrugem pode ter quebrado o contato. Neste caso uma adaptação de algo .. algo como um terminal sindal porcelana..

7abae302be.jpg

...pode dar alguma sobrevida a ele.

Não faça nada se não se sentir a vontade, ok?

• Amei 1
Postado

A maioria dos fornos elétricos não tem eletrônica. Somente chaves mecânicas, uma manutenção bem tranquila de mexer. 

2 horas atrás, .if disse:

os fios que se encaixam na resistência. A ferrugem pode ter quebrado o contato.

Sim, é algo bem comum que ia ver primeiro. 

• Curtir 1
Postado

Beleza, pessoal. Irei seguir todas as dicas e orientações e retorno com o feedback.

Não marquei nem uma como solução porque todas, ao meu ver, são relevantes e contribuem, porém se uma delas for a que realmente apontou a solução darei os devidos créditos..

Muito obrigado a todos pela atenção, grande abraço!!!

• 3 semanas depois...
Postado

Bom dia turma, voltando aqui para atualizar o meu problema, mas antes, vejam só estas imagens...

Um fio está solto, justamente na parte de baixo que é onde está o problema, talvez seja esse o motivo de não estar aquecendo ou um dos motivos. Mas reparem que o outro fio está enrolado no conector de modo bem grotesco. A pergunta é, será possível melhorar isso? Pois não quero apenas enrolar o fio ali, gostaria de fazer o certo ou ao menos melhor que isso...

Desde já, obrigado pessoal.

IMG_20241004_104657018_MFNR.thumb.jpg.de56eb8c60e5af22090a937f346cc1c7.jpgIMG_20241004_104657018_MFNR.thumb.jpg.de56eb8c60e5af22090a937f346cc1c7.jpg

IMG-20241004-WA0001.jpeg

Postado
2 minutos atrás, Malvesjr disse:

A pergunta é, será possível melhorar isso?

O problema certamente é esse. O certo é soldar o fio... quem fez essa porqueira não tinha ferro de solda pelo jeito.

• Haha 1
Postado
18 minutos atrás, W46n3r disse:

O problema certamente é esse. O certo é soldar o fio... quem fez essa porqueira não tinha ferro de solda pelo jeito.

Certamente...mas deixa eu te contar uma coisa. Eu também não tenho ferro de solda kkkkk

Mas falando sério, a norma permite soldar pontas de fios em conectores? Nessa situação os conectores acima não são soldados....

Postado
13 minutos atrás, Malvesjr disse:

Certamente...mas deixa eu te contar uma coisa. Eu também não tenho ferro de solda kkkkk

Mas falando sério, a norma permite soldar pontas de fios em conectores? Nessa situação os conectores acima não são soldados....

Está se referindo a NBR 5410:2004? Ela não se aplica ao interior de eletrônicos né.

Pode abrir ventiladores, ferros de passar, secadores de cabelo... todos tem solda.

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, W46n3r disse:

Também não.. 

Soldar o fio com estanho comum não serve, ali esquenta a ponto da solda derreter. 

O certo é usar terminal de pressão, do tipo que põe o fio lá e aperta com o alicate. 

Mas antes, tem que limpar aquela ferrugem. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Tô com memória falhando não sei se já dei ideia de adaptar um terminal aparafusável de porcelana tipo dos que vão em chuveiro...

7abae302be.jpg

edit...

... Obs.. não tinha visto os contatos faston utilizáveis .. sorry...🥴. Mas re-fica aí a ideota ... 🙃

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, .if disse:

Tô com memória falhando não sei se já dei ideia de adaptar um terminal aparafusável de porcelana tipo dos que vão em chuveiro...

7abae302be.jpg

Ei.. tive uma ideia... adaptar um terminal aparafusável de porcelana tipo dos que vão em chuveiro.

7abae302be.jpg

Sim, amigo. Ótima ideia, se os conectores da resistência tivessem quebrado ao tentar colocar os conectores de aperto, pois eles estavam bem enferrujados. Pra você ter ideia os conectores antigos estavam se desfazendo, esfarelando. Mas acredito que deu certo, veja:

IMG_20241004_135805197_MFNR.thumb.jpg.f58d525b058ad507e3a6165aee8b3392.jpg

Porém não foi possível remover toda ferrugem, pois se lixar muito ou fazer muito esforço ali, principalmente na hora de conectar os novos conectores, poderia quebrar. Foi um cag@ço pra fixar mas deu certo. Utilizei 2 alicates para diminuir a chance de sair meleca.

Forno por enquanto está funcionando, aquecendo normalmente.

valeu turma!

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, Malvesjr disse:

se os conectores da resistência tivessem quebrado ao tentar colocar os conectores de aperto, p

Boa amigo. De tão enferrujados nem vi que os terminais da resistência ainda estavam soldados. Desculpe a idiotice acima, ok?

Mas sim, além do aperto com alicate você poderia soldar pra dar mais garantia. De fato já fiz isso com ferro de passar. Dificilmente este ponto atinge a temperatura de fusão da solda. Além do + o aperto que você deu com alicate é o que vai efetivamente dar o contato.

Em tempo.. isso aconteceu com meu chuveiro [eletrônico] várias vezes ao longo dos anos. Sempre tenho que trocar a resistência boa só por causa da quebra do contato por enferrujamento. O material é ruim propositalmente. Numa nova resistência que vou trocar pois a que está lá já quebrou pela enésima vez, penso em proteger com algo como um silicone e afins pra ver se dura +... Ou "audaciosamente indo, onde nenhum homem jamais esteve" cheguei a pensar até mesmo numa ideotice tipo fazer uma galvanoplastia nos contatos.. viagem..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
22 horas atrás, .if disse:

Boa amigo. De tão enferrujados nem vi que os terminais da resistência ainda estavam soldados. Desculpe a idiotice acima, ok?

Mas sim, além do aperto com alicate você poderia soldar pra dar mais garantia. De fato já fiz isso com ferro de passar. Dificilmente este ponto atinge a temperatura de fusão da solda. Além do + o aperto que você deu com alicate é o que vai efetivamente dar o contato.

Em tempo.. isso aconteceu com meu chuveiro [eletrônico] várias vezes ao longo dos anos. Sempre tenho que trocar a resistência boa só por causa da quebra do contato por enferrujamento. O material é ruim propositalmente. Numa nova resistência que vou trocar pois a que está lá já quebrou pela enésima vez, penso em proteger com algo como um silicone e afins pra ver se dura +... Ou "audaciosamente indo, onde nenhum homem jamais esteve" cheguei a pensar até mesmo numa ideotice tipo fazer uma galvanoplastia nos contatos.. viagem..

Relaxa Man, não foi idiotice. Talvez no seu caso um filtro de entrada na caixa d'água resolva, não sei, posso estar falando groselha. Pois diminuiria o acúmulo de minérios, e isso tem lá suas vantagens como por exemplo diminuir os detritos que se acumulam no espalhador do chuveiro...ou trocar a marca ou modelo do seu chuveiro...quem sabe?

valeu!

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, .if disse:

isso aconteceu com meu chuveiro [eletrônico] várias vezes ao longo dos anos. Sempre tenho que trocar a resistência boa só por causa da quebra do contato por enferrujamento. O material é ruim propositalmente

Pelo visto tenho um chuveiro igual, ou pelo menos parecido... 

Até comprei uma resistência nova, mas não usei. 

Resolvi retirando os terminais que apodrecem e colocando dois terminais Faston (desse mesmo tipo que foi colocado nos fios do forno, aí do colega @Malvesjr ). 

Dobrei o fio da resistência pra ficar mais grosso e apertei o terminal nele, o encaixe do terminal ficou perfeito no contato do chuveiro. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

O meu é desse...

511NkXtlrHL._AC_UF894,1000_QL80_.jpgolha que contatinho frutinha pra uns 30A - 7500W 220

Na próxima vou ver se coloco um pelote de silicone

Boa ideia...

3 horas atrás, Malvesjr disse:

filtro de entrada na caixa d'água

Mas já tenho e a água é mineral - de mina .

Postado

O meu é desse, a resistência é diferente mas o contato é a mesma coisa:

images?q=tbn:ANd9GcS4L4Hjdjg-HCZbVtGDA7y

Os ferrinhos se desmancharam, aí coloquei dois desses no lugar e encaixar no chuveiro, pois é exatamente o macho desse terminal. 

images?q=tbn:ANd9GcQIgjtaVfoj7B4_pRL9UNM

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...