Ir ao conteúdo

Ryzen 5 5600 combinado com uma 4070/super/ti dá certo?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou finalizando meu PC gamer e tenho um Ryzen 5 5600. Meu foco principal é em edição de vídeo 4K, renderização, design digital, inteligência artificial e, futuramente, modelagem e animação 3D. Apesar disso, também gosto de jogar títulos como Resident Evil 4 Remake e God of War, buscando uma experiência visual de qualidade.

Gostaria de saber qual seria a placa de vídeo mais adequada para o meu setup. Tenho em mente as NVIDIA RTX 4070, 4070 Ti e 4070 Super. Será que alguma dessas opções causaria gargalo considerável com o meu Ryzen 5600? Vale a pena investir em uma placa tão potente, considerando que meu objetivo é jogar em 4K a no mínimo 60 FPS?

Outra opção que estou considerando é a RTX 4060 Ti 16GB. Pelo que pesquisei, o custo-benefício dela pode não ser o ideal, mas seria suficiente para as minhas necessidades?

Qual seria a sua recomendação nesse caso? Priorizar a resolução 4K com uma placa mais potente ou optar por uma placa mais acessível e talvez reduzir a resolução em alguns jogos?

Postado

@Luan o Leigo do Hardware Bom, você diz que o foco principal é edição em 4k. Qual o monitor?
Para trabalhar com AI e Games em 4k tem que ser GPU de no mínimo 16Gb (RTX 4070 ti Super p/ cima), abaixo de 16Gb e AMD, você vai passar raiva.

RTX 4060ti não é GPU pra 4k. E Rodar um game em resoluçao diferente da Resolução nativa (4k) não presta. O Seu Ryzen 5600 ainda aguenta um tempo se for rodar em 4k.

Resumindo, se quiser ambiente 4k, infezlimente vai ter que investir legal em GPU. 😅

• Obrigado 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Luan o Leigo do Hardware Considerando o uso profissional que você descreveu, o ideal no seu caso definitivamente é focar em placas da Nvidia. Contudo, não a RTX 4060 Ti. Ela (em qualquer versão) é uma placa intermediária de entrada superfaturada e considerada um dos piores lançamentos dos últimos anos. Não porque é ruim, mas porque não vale o que custa. E não é placa para 4K:

A partir da RTX 4070 você estará bem servido, mas se quiser explorar bastante o universo da IA, pode valer a pena um modelo superior com 16GB de VRAM.

BAGV2GBMHHE4gkb7ZzTxwK-970-80.png.webp

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Luan o Leigo do Hardware O primeiro passo é priorizar marcas que tenham maior garantia (3 anos ou mais), e que seja em território nacional. Por isso, priorize marcas como ASUS, Galax, PNY e MSI.

Eu parei de recomendar Gigabyte/Aorus após ter problemas e descobrir que são frequentes:

Lista de marcas e garantias: https://www.julianocaju.com.br/garantia-de-placas-de-Vídeo/

• Curtir 1
Postado

@KairanD Tá, eu gosto bastante da MSI, Galax e ASUS, considerando meus gostos, quais são todas as linhas (entrada/intermediário/high-end) dessas 4070 TI Super? E qual a diferença gritante de cada uma, incluindo refrigeração, desempenho e clock?!

true  

A Série RTX4000 basicamente não tem mt diferença entre marcas/modelos. Geralmente a diferença de desempenho entre uma e outra não compensa o custo adcional. Eu peguei a mais barata que achei na época (Desde que seja de marca conhecida). Melhor economizar e investir a grana em outra parte do PC.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!