Ir ao conteúdo

Zero RPM fan mode em placa de vídeo vale a pena?

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Galera, vejo que algumas GPUs tem essa função de desligar as Fans em Idle ou baixa carga. Alguém tem ideia do que isso representa pra vida útil das FANs?

Pergunto isso pois minha GPU não tem essa função e eu estava querendo descobrir se tem algum jeito de configurar isso sei lá, tipo pelo Afterburner. Mas meu receio é danificar algo, já que a GPU não tem essa função de fábrica.

Enfim, não sei se estou sendo paranóio com isso. Mas se fosse possível e se realmente aumentasse a vida útil das Fans, não seria uma má ideia ne?

OBS. O Mínimo que as Fans giram na minha GPU são 30%, elas nunca baixam disso. E em Idle a temperatura fica na faixa de 32º.

Postado

@rikawa se o fabricante configurar a placa de vídeo para os fans ficarem sempre ligados é porque foram feito testes para evitar danos , tem placa de vídeo que a temperatura sobe tão rápido que é melhor ficar sempre ligado e isso evita os travamentos durante os jogos.

Postado
8 horas atrás, rikawa disse:

Alguém tem ideia do que isso representa pra vida útil das FANs?

Dependendo da idade do projeto e o quão bem construído ele é pode sim aumentar muito a vida útil delas.

Considerando que a grande maioria dos usuários acaba deixando o computador ocioso (idle) por muito mais tempo que em estresse, se usar muito sua máquina pode ser que as ventoinhas operem sem problemas por mais alguns anos caso a função seja habilitada.

Mas, não conheço seu uso por extenso então pode também não fazer lá muita diferença.

8 horas atrás, rikawa disse:

Pergunto isso pois minha GPU não tem essa função e eu estava querendo descobrir se tem algum jeito de configurar isso sei lá, tipo pelo Afterburner. Mas meu receio é danificar algo, já que a GPU não tem essa função de fábrica.

Se me permite perguntar, qual seria ela?

Que eu saiba até placas bastante antigas já vêem equipadas com este recurso, estranho a sua não oferecer ele direto da caixa...

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Se me permite perguntar, qual seria ela?

É uma PNY RTX 4080 VERTO

Confesso que me surpreendi ao descobrir que ela não tem o recurso. Acho que seria bem possível tendo em vista que em idle ela trabalha bem de boa. 

• Coordenador
Postado

@rikawa O modo zero fan existe por vários motivos, mas principalmente para prolongar a vida útil da placa de vídeo. Isso porque é comum, ao longo do tempo, que ciclos repetidos de aquecimento e resfriamento possam causar trincas nas soldas. Ao manter a placa de vídeo com uma temperatura mais alta em idle, os ciclos ficam menos bruscos e as soldas tendem a durar mais. Além disso, as próprias ventoinhas são preservadas, o consumo de energia cai, o nível de ruído do computador é reduzido e menos poeira fica acumulada na placa ao longo do tempo.

Recomendo pesquisar sobre o modelo exato de placa que você comprou, pois é muito estranho que isso não seja habilitado por padrão hoje em dia.

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para Zero RPM fan mode em placa de vídeo vale a pena?
  • Solução
Postado
29 minutos atrás, KairanD disse:

Recomendo pesquisar sobre o modelo exato de placa que você comprou, pois é muito estranho que isso não seja habilitado por padrão hoje em dia.

Meio confuso o suporte da PNY, alguns usuários relatam que conseguiram ativá-lo por meio de modificações no driver, outros só pelo BIOS e para alguns lhe foi dito que era completamente normal, e se estivesse incomodado deveria efetuar RMA.

W1zzard do TechPowerUp conseguiu ativar o recurso para a review deles, então parece que é uma loteria com esse modelo.

Página retratando as temperaturas da placa - TechPowerUp

@rikawa Veja se alguma das soluções propostas nos tópicos funcionam no seu caso.

• Curtir 2
Postado

@RonaldoXbox Muito obrigado pelos links! Consegui ativar. No meu caso o que eu tive que fazer foi marcar essa opção noa Afterburner "Override zero fan speed with hardware curve" (Circulado em vermelho). E aí, depois foi só ajustar a curva da Fan do meu gosto.

Deixei em idle um tempo e ficou na faixa de 33º a GPU. Outra coisa que nunca tinha parado pra reparar, o consumo em idle dessas GPUs são bizarro né, chega a bater 14w.

Essas diferenças de temperaturas (Circulado em Azul) estão no padrão? Eu estava pensando em substituir a pasta térmica original por uma melhor (Já que tenho uma sobra que usei na CPU). Vejo vários relatos disso no Youtube, conseguindo melhoras siginifcativas. o que acha?

Untitled-1.png

• Coordenador
Postado

@rikawa Não troque a pasta térmica. Isso só faz sentido quando a placa está apresentando claros sinais de superaquecimento - o que pode ocorrer depois de vários anos de uso -, e apenas quando a garantia já tiver acabado.

Se desmontar a placa, sua garantia já era.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...