Ir ao conteúdo

Ryzen 7 7700 E Radeon RX 6600 GARGALA?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Bom Dia, Boa tarde e Boa noite

Atualmente meu setup contem um Ryzen 5 3600, RX 6600, 16GB de ram e uma A320M-S2H

Estou querendo dar um upgrade no meu setup mudando meu processador para um Ryzen 7 7700X, So que estou com medo de causar algum gargalo

Alguma sugestão para me ajudar? Qualquer ajuda é bem vinda >:)

Postado

Não gargala. Embora a versão sem X é mais frio, apresenta o mesmo desempenho em games, uns 2% de diferença em trabalhos, acompanha Cooler Box básico e também mais barato,  custando 1.799 na Pichau e Teabyte.

Vale dizer que o melhor processador para jogos da plataforma AM5 é o Ryzen 7 7800x3D (3 mil reais). Mas com uma RX 6600 você nem veria todo seu potencial em ação.

Qual será a placa-mãe e memórias?

• Curtir 1
Postado

@Felknz Para trocar de processador para um 7700x você terá que trocar pelo o menos as memórias e a placa-mãe para DDR5 e AM5 respectivamente. Ademais o 7700x é um processador demasiadamente bom para a RX 6600, então daria pra tentar algo mais equilibrado, pois o 7700x vai sobrar e muito se pareado com uma RX 6600, o gargalo que você vai ter é o de GPU, seu limite vai ser o que ela pode te entregar (Não que isso seja ruim, muito pelo contrário, pois você vai conseguir usar 100% da sua placa de vídeo). Cabe também analisar as outras peças do setup como cooler, gabinete e fonte.
Enfim, está meio amplo o que quer com seu upgrade, se tiver outras ideias sobre o porque quer fazer o upgrade ou quais são seus objetivos, além é claro das outras peças que tem no seu setup e seu orçamento também podem ajudar a te dar um norte.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion

2 horas atrás, Crixus Champion disse:

Não gargala. Embora a versão sem X é mais frio, apresenta o mesmo desempenho em games, uns 2% de diferença em trabalhos, acompanha Cooler Box básico e também mais barato,  custando 1.799 na Pichau e Teabyte.

Vale dizer que o melhor processador para jogos da plataforma AM5 é o Ryzen 7 7800x3D (3 mil reais). Mas com uma RX 6600 você nem veria todo seu potencial em ação.

Qual será a placa-mãe e memórias?

Então, a placa-mãe é uma A320M-S2H Mesmo... e 16 gb de ram da marca pichau  DDR4

2 horas atrás, Slakzor disse:

@Felknz Para trocar de processador para um 7700x você terá que trocar pelo o menos as memórias e a placa-mãe para DDR5 e AM5 respectivamente. Ademais o 7700x é um processador demasiadamente bom para a RX 6600, então daria pra tentar algo mais equilibrado, pois o 7700x vai sobrar e muito se pareado com uma RX 6600, o gargalo que você vai ter é o de GPU, seu limite vai ser o que ela pode te entregar (Não que isso seja ruim, muito pelo contrário, pois você vai conseguir usar 100% da sua placa de vídeo). Cabe também analisar as outras peças do setup como cooler, gabinete e fonte.
Enfim, está meio amplo o que quer com seu upgrade, se tiver outras ideias sobre o porque quer fazer o upgrade ou quais são seus objetivos, além é claro das outras peças que tem no seu setup e seu orçamento também podem ajudar a te dar um norte.

Olá, atualmente pretendo so fazer no processador mesmo, estou com 2 pentes de 8 gb da pichau DDR4....

Sobre a placa-mãe, olhei no site deles e fala o seguinte "Suporta Processadores AMD Ryzen™ & 7ª Generation A-series/ Athlon™" 

mais acho q ela n tem dissipador VRM, seria melhor trocar a placa-mãe e o processador juntos? B550M eu pensaria talvez

Postado
15 minutos atrás, Felknz disse:

@Crixus Champion

Então, a placa-mãe é uma A320M-S2H Mesmo... e 16 gb de ram da marca pichau  DDR4

Olá, atualmente pretendo so fazer no processador mesmo, estou com 2 pentes de 8 gb da pichau DDR4....

Sobre a placa-mãe, olhei no site deles e fala o seguinte "Suporta Processadores AMD Ryzen™ & 7ª Generation A-series/ Athlon™" 

mais acho q ela n tem dissipador VRM, seria melhor trocar a placa-mãe e o processador juntos? B550M eu pensaria talvez

O processador que você mencionou, o Ryzen 7 7700X, não funciona com sua placa-mãe e Memórias. 
Sua placa-mãe é soquete AM4.
O Ryzen 7 7700X é para Placas Mãe de soquete AM5. 

Sua placa-mãe atual suporta processadores Ryzen AM4. Qual processador você quer utilizar e quanto quer gastar?

• Curtir 3
Postado

@Crixus Champion @Felknz É exatamente o que o Crixus disse, se você comprasse um R7 7700x você nem conseguiria encaixá-lo na sua placa-mãe, são soquetes diferentes. Se quiser usar um R7 7700x, realmente teria que comprar outra placa-mãe AM5 e outras memórias DDR5, pois as memórias DDR4 que você tem também não são compatíveis com o R7 7700x e nem com uma placa-mãe que ele precisa.

Acho realmente relevante você compartilhar seus objetivos para com o upgrade e também o orçamento. Fica mais tranquilo sugerir peças e discutir quais os prós e contras de cada uma delas.

• Curtir 1
Postado

@Felknz sua placa-mãe é socket AM4, com ram DDR4, tudo a partir da geração 6000 (para processadores) da AMD é DDR5 do socket AM5. 

O melhor processador custo beneficio AM4 é o Ryzen 7 5700X3D, porém não sei se essa placa-mãe consegue segurar esse processador sem problemas.

• Curtir 1
Postado

Seu PC é bom e está bem equilibrado, com 16gb de memória distribuídos em dual channel, RX 6600 e Ryzen 5 3600.

Assim como Swalls comentou, eu também fico receoso de colocar um Ryzen 7 5700x3D nessa placa-mãe

Há um review antigo de sua placa-mãe feito por Peperaio. Ao se colocar um Ryzen 7 2700x no teste de stress com blender, o VRM ficou em 105 graus com picos de 122, ocasionando super aquecimento e thermal throttling.

O Ryzen 7 2700x possui o mesmo TDP do Ryzen 7 5700x3D, que é 105 watts.
Porém não há testes de situações comuns em jogos, e sem review não é possível afirmar nada, nos deixando no achismo.

Pessoalmente eu não colocaria um Ryzen 7 5700x3D nessa Placa, mesmo porque a RX 6600 não mostrará tudo o que esse processador pode fazer.
Meu limite seria o Ryzen 5 5600.

• Curtir 1
Postado

placa-mãe a320 geralmente aceita processador de até 65w de tdp

Um 5600 deve ser o melhor, do 3600 para o 5600, eh uns 15% melhor, em fps deve dar uma diferença de uns 5% 

Para pegar o 5700X3D vai ter de trocar de placa-mãe 

Postado
3 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

placa-mãe a320 geralmente aceita processador de até 65w de tdp

Um 5600 deve ser o melhor, do 3600 para o 5600, eh uns 15% melhor, em fps deve dar uma diferença de uns 5% 

Para pegar o 5700X3D vai ter de trocar de placa-mãe 

nem vale a pena sair do 3600 para o 5600, gasto praticamente em vão.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, Felknz disse:

@Crixus Champion Então... minh margem é uns 1500, mais agora não sei qual processador pegar

Seu PC é bom e está muito bem equilibrado, como já disse. Um processador melhor não fará diferença se combinado com a RX 6600, será desperdício de dinheiro.

Se colocar um Ryzen 5 5600, vai ganhar de 5 a 10 fps na maioria dos jogos.
Eu não mudaria nada. Qual é seu SSD, gabinete e fonte?

• J.Augusto F alterou o título para Ryzen 7 7700 E Radeon RX 6600 GARGALA?
Postado

@Crixus ChampionN tenho SSD, so HD, minha fonte a pouco tempo deu problema, peguei uma Bivolt (aquelas bem suspeita que você troca a tensão por meio de uma chavinha atras)

@Slakzor então irei mudar, peço perdao pelo meu erro, achava que minha placa-mãe aguentava o processador

Qual placa-mãe você me indicaria para uma rx 6600 e um R7? E memórias DDR5

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Felknz disse:

@Crixus ChampionN tenho SSD, so HD, minha fonte a pouco tempo deu problema, peguei uma Bivolt (aquelas bem suspeita que você troca a tensão por meio de uma chavinha atras)

@Slakzor então irei mudar, peço perdao pelo meu erro, achava que minha placa-mãe aguentava o processador

Sabe dizer o modelo exato de sua Fonte? 

De qual "R7" exatamente você está falando?
Dizer apenas R7 parece que está falando da emissora de TV Rede Record, e não de um processador. Existe uma infinidade de Ryzen 7 no mercado.
No título você colocou Ryzen 7 7700, na postagem escreveu Ryzen 7 7700x, e com seu orçamento de 1.500 não é possível comprar nenhum deles.

Seja qual for a mudança que fizer, não terá ganhos significativos com sua RX 6600 atual.

Postado
51 minutos atrás, Felknz disse:

B550m pro vdh wifi

Se for muito caro tem a b450m pro vdh max, mas perde algumas coisas.

Primeiro diga qual sua fonte, isso inclui modelo ,marca e potência, a fonte é a parte mais importante de um você, você precisa ter certeza de que você não vai torrar o hardware todo.

eu nem recomendo a troca do processador, sua coisa mais urgente é um SSD, uma placa-mãe e, dependendo da sua resposta, uma fonte.

Postado
6 minutos atrás, Swalls disse:

B550m pro vdh wifi

Se for muito caro tem a b450m pro vdh max, mas perde algumas coisas.

Observe que no final da frase ele escreveu "DDR5", além de não informar de qual Ryzen 7 está falando.

Se ele não disser o modelo exato do Ryzen misterioso é arriscado indicar qualquer coisa.

• Curtir 2
Postado

@Felknz Assim como tinha dito anteriormente, consegue nos dizer o que pretende com o upgrade, como por exemplo, meu objetivo é jogar tal jogo, ou jogar em tal resolução, jogar com gráficos altos ou baixos, usar para trabalho por exemplo. Enfim, o fato é que o orçamento de 1500 reais é limitado, mas dá para fazer alguns upgrades, e saber quais seus objetivos vai ajudar muito. Além disso, olhando por alto, trocar um HD para um SSD já um ótimo upgrade, a diferença de velocidades é absurda.
@Swalls @Crixus Champion Eu imagino que deve ser alguma Pichau ou Mancer de uns 400w ou 500w, pelas peças o pc parece um pré-montado da Pichau, e realmente, se tiver que trocar de fonte e colocar um SSD e sobrar só uns 1000 reais de budget eu acho bem difícil conseguir algo relevante. Não sei, mas se souberem recomendar algum setup LGA1700, talvez caiba algo o mais budget possível e com um desempenho relevante com um 12400F, reaproveitando as memórias que ele tem e só trocando CPU e placa-mãe, ou talvez algo melhor se ele conseguir vender as peças antigas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...