Ir ao conteúdo

Como fazer uma fonte de alimentação de 12 V e 5 A?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Ola, boa tarde a todos. Preciso fazer uma fonte 12v caseira para a alimentação de um motor 12v:

https://www.lojadoinventor.com.br/motores-dc/motores-dc-12v/motoredutor-dc-12v-com-caixa-de-reducao-22-rpm

Porém, algo que tá dificultando é na escolha dos componentes. Vi que um lm7812 não seria uma boa escolha pois fornece 1A na saída. Tava vendo um transformador, porém não sei qual comprar...

• Amei 1
Postado

@Danielhbr34 O custo de um transformador de 12V 5A ja sai mais caro que uma fonte colmeia chaveada de 12V 10 ou 20A... 

Mas dependendo de quantos motores desse você for usar, então você não precisa de uma fonte de 5A... tipo esses 5A é a corrente de pico na partida, e o pico só dura poucos segundos, exceto se você dimensionar mal o motor pra carga, e ai o motor vai queimar...

A corrente nominal fica abaixo de 0,5A e um motor DC não precisa de uma fonte regulada, acredito que um transformador comum de 12V 1A  com um capacitor forte de 2200uF aguenta esse pico de 5A de boa

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@F4b10 @F4b10Meu orientador não deixou utilizar uma fonte já pronta para o tcc, tem que ser caseira mesmo. Só vou usar 1 motor mesmo para girar a estrutura do projeto. Tava pensando em fazer 12v 1A, mas o medo do motor não girar k

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Pra ligar motor (somente o motor) não precisa de fonte com regulador e afins. 

Basta o transformador, o diodos e um capacitor. 

Existe esse tipo de ligação:

images?q=tbn:ANd9GcSJaEKV93oNgHv0fz7CJFa

E esse outro tipo:

images?q=tbn:ANd9GcTASU4xP5WPfwTmVo2Sdb8

Os dois servem para a mesma coisa, mas existe os dois tipos de transformadores pra vender. 

Se for comprar um transformador, pode encontrar dos dois tipos. Mas obviamente compre o mais barato. 

Não sei o que seu professor pediu. Mas com essa mesma fonte também pode alimentar a eletrônica. Só que o projeto tem que ser bem feito porque o motor pode trazer interferências. 

A eletrônica ligada com outra fonte torna o trabalho mais fácil e com menos dificuldades. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
23 minutos atrás, Danielhbr34 disse:

@Renato.88 qual transformador devo comprar para chegar nos 12v?tava vendo q se eu comprar um desse, a tensão pode subir por causa do capacitor 

12V mesmo. 

A tensão sobe com circuito vazio, mas quando o motor aciona volta pra 12V. 

O capacitor pode ser de baixo valor, tipo 470 ou 1000uF de 25V.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
19 minutos atrás, Danielhbr34 disse:

outra dúvida,1A ou 5A você recomendaria?

Agora que vi o anúncio, por ele o de 1A da conta. 

19 minutos atrás, Danielhbr34 disse:

porque dava para colocar um capacitor de 4700uf

Nessa situação, pode por o capacitor que quiser não faz diferença. 

Terá diferença no preço só. 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
Em 21/09/2024 às 20:15, Renato.88 disse:

Agora que vi o anúncio, por ele o de 1A da conta. 

Nessa situação, pode por o capacitor que quiser não faz diferença. 

Terá diferença no preço só. 

oi novamente professor, desculpa o incomodo, pelo o que eu tava vendo, o projeto que eu estou fazendo necessita de uma corrente de pico constantemente acredito eu, pois o motor liga e desliga de acordo com o movimento das plataformas de mdf (vagas) que acontecerá repetidamente. Aí tava pensando em comprar um trafo de 12 5a e usar uma ponte diodos e capacitores, o que você acha?

Postado
5 minutos atrás, Danielhbr34 disse:

Aí tava pensando em comprar um trafo de 12 5a e usar uma ponte diodos e capacitores, o que você acha?

Olha, aí é você quem sabe. 

O pico de corrente é algo muito rápido, mesmo que fique ligando e desligando a fonte não há um desgaste dela 

Pra você que está aprendendo, Seria muito interessante testar esse motor em uma fonte já pronta. Aí poderá sanar todas as suas dúvidas. 

Agora, de milha parte..... 

Se insiste em comprar o trafo de 5A, compre o com o Center Tap (3 fios). Pois se continuar na área da eletrônica, futuramente ele pode te servir pra outras coisas. Como uma fonte de bancada pequena, mudando a instalação dele depois, dá pra fazer uma fonte que vai até 24V. 

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 @Renato.88 obrigado, eu e um amigo foi testar em uma fonte de 12v mas deu algum problemas... Inicialmente, quando passou o código o motor só girava para um sentido, agora estamos com medo de ter queimado. Foi testado nessa ponte H de relés que eu fiz:

IMG_20240920_225325_399.thumb.jpg.65d0a756c74840a24fe51ec6dadcf5a6.jpg

IMG_20240920_212538_376.thumb.jpg.73a7abc6679b3e441c7a4caad9ef52b2.jpg

Postado
6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ter queimado o que? 

Os relés e leds, atuam? 

O arduíno no caso, o meu amigo de tcc, Felipe galveira, postou um tópico sobre se conseguir ajudar a gente, ficarei grato 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...