Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma dúvida, pode limpar um dissipador de calor feito de alumínio (utilizado em placa de Vídeo/processador) com detergente e água? Tem algum risco de enferrujar? E porquê passar uma trincha mesmo que seja fina ainda e difícil de tirar a poeira que fica no centro do dissipador, e com o tempo o dissipador meio que vai ficando manchado com essas sujeiras, por isso criei a dúvida de que se pode lavar esse item

• Pedroou alterou o título para Pode lavar com água dissipador de calor?
Postado
2 minutos atrás, Pedroou disse:

Pode, mas saca bem logo em seguida.

Seja coincidência ou não, anteontem resolvi abrir meu desktop para realizar uma limpeza pesada e fiquei com uma dúvida similar.

Minha atual solução de refrigeração é do gênero cooler box, então removi a fan do dissipador e passei um pincel comum para tirar o grosso; depois liguei a torneira e coloquei ele embaixo da corrente de água (acredito que, se tiver mais tempo, possa também deixá-lo mergulhado em um pote com água) para sair o que ficou preso no meio das aletas, e para retirar o excesso da pasta térmica na base do dissipador papel higiênico e uma antiga escova de dentes foi suficiente.

Depois enxaguei e vi que estava incrivelmente limpo, mas notei que ainda havia resquícios de água entre as aletas e então peguei o secador de cabelo; liguei no modo mais quente e apontei diretamente para o dissipador, em menos de dois minutos ele estava todo seco e pronto para ser usado.

Poderia ter deixado ele secando no sol naturalmente, mas teria demorado muito mais tempo e eu precisava usar a máquina logo após terminar todo o processo, e pelo menos para mim deu tudo certo.

Só reforçando o que o colega disse, remova a(s) ventoinha(s) do aircooler para poder realizar uma limpeza mais profunda, se não estiver tão sujo só algumas leves pinceladas dão conta do recado.

Postado

aluminio não enferruja da mesma forma que o ferro, pode lavar sem problemas, certifique-se de secar bem antes de montar novamente.

o alumínio forma uma camada de oxido de alumínio na superfície dele que o protege de corrosão, esta camada tem a mesmíssima aparência do aluminio por isso não se percebe que ela está ali, mesmo que você arranhe ou remova esta camada ele formará outra logo abaixo quase que imediatamente.

unica coisa que conheço que deteriora aluminio é o gálio e o mercúrio que formam uma amalgama e torna o alumínio tão frágil quanto casa de ovo.

Postado

pode mas tome cuidado para não danificar as aletas, elas são muito sensíveis...

já rompi um radiador de um closedloop ao abastecer o sistema com uma garrafa pet, estava ansioso pra terminar logo apertei a garrafa com um pouco mais de força do que deveria (que nem foi tanta assim) e a pressão rompeu uma aleta e começou a vazar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...