Ir ao conteúdo

Vale a pena adquirir a fonte Corsair RM 750X por R$ 700,00?

Ir à solução Resolvido por Simuroc,

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Boa noite, pessoal!

Minha placa de vídeo começou a ligar as luzes de alerta de conectores da fonte desconectados, mas o problema pode realmente ser a fonte:

Não posso esperar um eventual processo de RMA da fonte, porque preciso da máquina para trabalhar. Decidi então já adquirir outra fonte e tentar o RMA da atual (MSI MAG A650BN) depois. Como tenho planos futuros para minha máquina, dessa vez resolvi caprichar.

Encontrei a Corsair RM750X por R$ 700,00 em promoção na Terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/28223/fonte-corsair-rmx-series-rm750x-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-cp-9020199-na. Está pelo mesmo preço da RM750E, que parece ser uma versão inferior.

Compensa adquirir essa fonte pelo valor? Estou preferindo pegar Corsair dessa vez por conta da garantia de 10 anos que parece ser bem mais tranquila de acessar aqui no Brasil em comparação com outras marcas. Outra opção seria a RM650, que está custando R$ 630,00.

A configuração atual inclui:

• Processador: AMD Ryzen 7 5700X (8C/16T) com PBO ativo;
  • Refrigeração: cooler Zalman CNPS9900 MAX Blue e 5 fans de 120 mm;
  • Placa-mãe: MSI MAG B550 Tomahawk;
  • Memória: 32GB (2x16GB) Team Group T-Force Dark Z DDR4 3600 MHz;
  • Placa de vídeo: Gigabyte Radeon RX 7600 XT Gaming OC 16GB;
  • SSDs: Corsair MP600 Pro XT 2TB NVMe + TeamGroup CX2 2TB Sata;
  • HDDs: 2x 1TB Seagate Barracuda 7200rpm.
  • Drive: DVD-RW ASUS E-Green.
  • Gabinete: PCYes! Horse Blue.
  • Mesa digitalizadora, webcam, placa de som externa, joystick e mais alguns penduricalhos USB.

No futuro pretendo vender a placa de vídeo e pegar talvez uma Radeon RX 7900 GRE ou RX 7900 XT.

Agradeço desde já.

• Moderador
Postado

@KairanD Imagino que você não se importe dessa versão não ser a com conector PCIe 5.0? Então eu diria que é uma boa compra sim, fonte excelente, não vai ter melhor por esse preço na minha opinião, e a diferença de valor pra de 650W acho que compensa pegar a de 750W.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@KairanD Boa noite.

Essa fonte geralmente flutua de 650 a 700 reais mesmo. Eu paguei R$750,00 com o frete em 2022, então eu diria que ela está dentro do preço. Nunca tive qualquer problema com ela.

Sobre o barulho, nunca ouvi qualquer ruído vindo dela, ela só liga o FAN acima de 300w de consumo, e o máximo que consumo aqui é em torno de 280w em full load de CPU e GPU. Creio que vai ser mais ou menos o mesmo consumo que você tem ai.

Você já deve ter olhando tudo quanto é review dela e conteúdo sobre em sites mais especializados, então vou lhe passar algumas informações aqui mais objetivas que eu observei:

1 - Ela tem apenas dois conectores PCI-E de 8 pin. Cada conector entrega 300w de potência, e o cabo PCI-E que vem nela possui duas saídas, ou seja, são apenas dois cabos PCI-E com duas saídas cada, o que faz o cable management ser bem mais fácil para sua placa, que tem dois conectores de 8 pin, e você vai usar apenas um cabo PCI-E ligado na fonte.

2 - Os cabos que vem nela são MUITO robustos. Eu cheguei a pegar uns cabos de uma Superflower de 750w para comparar, e os cabos da fonte da Corsair tem a bitola pelo menos 40% maior.

3 - Antes de eu adquirir um no-break, a energia aqui oscilava muito, e pra oscilações mais rápidas o computador nunca desligou. Ele desligava apenas em oscilações mais demoradas, que a energia caia por um período maior. É uma fonte muito estável.

Outra observação interessante é que o modelo WW (CP-9020199-WW) não acompanha cabo de força, enquanto o modelo CP-9020199-NA vendido na Terabyte hoje já acompanha o cabo, só não sei se é no padrão brasileiro, visto que esse último modelo vem dos EUA.

Enfim, as outras informações relevantes creio que você já tenha pesquisado em fórum mais detalhados, mas quis lhe passar uma visão que tive dessa fonte. Espero que tenha ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado
23 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Imagino que você não se importe dessa versão não ser a com conector PCIe 5.0?

A única diferença seria o conector 12VHPWR? Até o momento apenas a Nvidia o adotou, né? Digo porque tenho zero interesse em placas da Nvidia e isso não deve mudar tão cedo...

Você recomendaria alguma versão com o PCIe 5.0?

20 minutos atrás, Simuroc disse:

Sobre o barulho, nunca ouvi qualquer ruído vindo dela, ela só liga o FAN acima de 300w de consumo, e o máximo que consumo aqui é em torno de 280w em full load de CPU e GPU. Creio que vai ser mais ou menos o mesmo consumo que você tem ai.

Acho que minha máquina pode passar um pouco, já que a placa de vídeo consome, sozinha, 200W em jogos. Mas isso em carga máxima.

É ótimo que ela mantenha a ventoinha desligada. Além de fazer menos barulho, vai entrar menos poeira.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
29 minutos atrás, KairanD disse:

A única diferença seria o conector 12VHPWR? Até o momento apenas a Nvidia o adotou, né? Digo porque tenho zero interesse em placas da Nvidia e isso não deve mudar tão cedo...

A diferença não é apenas essa porque o spec ATX 3.0 trouxe requisitos diferentes do original que as fontes têm que cumprir. Esse post do Aris elenca as mudanças mais significativas: https://hwbusters.com/psus/intel-atx-v3-0-specification-explained-briefly/

Em relação à RM750x (3.1) e a RM750x que você está querendo comprar, a ATX 3.1 é um pouco menos ruidosa (A+ em vez de A-), mas é uma diferença certamente desprezível. Aliás o fan delas é diferente porque o da ATX 3.1 é um de fluído dinâmico enquanto que o da RM750x "normal"  é um de levitação magnética.

Outra diferença que eu notei é que o ripple da RM750x com o novo conector é significativamente mais alto, embora ainda seja baixo e perfeitamente adequado.

Já que a AMD aparentemente não planeja adotar o novo conector, pra você eu não vejo muita necessidade de investir na versão com o novo conector. Se é que você encontra né, porque eu só estou achando a Shift, que tem as entradas pros cabos do lado em vez de na parte de trás.

29 minutos atrás, KairanD disse:

Você recomendaria alguma versão com o PCIe 5.0?

Algumas, como a própria Corsair RM750x, por exemplo. Eu particularmente estou interessado em comprar mais pra frente a Seasonic Focus GX-750W. Inclusive, o Aris vêm organizando várias fontes ATX 3.0 e 3.1 no site Hardware Busters, é ótimo para podermos ver como cada uma se compara com as outras: Best ATX 3.X PCIe 5.0 Ready PSU Picks

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@KairanD Ela não tem o mesmo nível de qualidade, até porque as "RM E" são inferiores às "RM X", mas é claro que ainda assim é uma fonte muito boa. Olhando o relatório Cybenetics da RM750x eu francamente estou meio apaixonado pelo ripple baixíssimo dela:

image.png

Enquanto isso, o da RM750e ATX 3.0:

image.png

Aí eu acho que depende do quanto você preza por ter um produto de altíssima qualidade.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Batata Defumada Para ser sincero, mesmo o ripple da RMe eu já considero baixíssimo. E o projeto dela parece ser superior em alguns aspectos (além do padrão atualizado).

Mas dei uma olhada e ela tem apenas 7 anos de garantia, ao invés dos 10 da RMx. Isso já mostra que a qualidade não é a mesma...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@KairanD Entendi, realmente chega a ser exagero a supressão de ripple absurda da RM750x 😅

1 hora atrás, KairanD disse:

Mas dei uma olhada e ela tem apenas 7 anos de garantia, ao invés dos 10 da RMx. Isso já mostra que a qualidade não é a mesma...

Fato. Pensando em ficar com a fonte por muito tempo, digamos 10 anos, seria desejável uma RMx ATX 3.0/3.1, mas sejamos sinceros mesmo uma RMe já possui componentes com qualidade acima da média, e até mesmo CXs da vida de mais de uma década ainda podem ser encontradas trabalhando firmes e fortes por aí, como o próprio @Simuroc pode atestar haha.

Caso já não tenha visto, tem esse review da fonte aqui: The Corsair RM750e ATX 3.1 Review: Simple And Effective. Ela é uma fonte anunciada como 3.0, mas a Corsair informou que ela cumpre os requisitos do padrão ATX 3.1. Às vezes as fabricantes adaptam as fontes mas não querem mudar as embalagens etc.

É uma pena que a maioria das fontes no novo padrão estejam custando tão caro no nosso mercado. A XPG Core Reactor II até que não, mas XPG não tá dando pra confiar mesmo.

Tem a Cougar GEX X2 850W. Inclusive aqui um review dela feito pelo Aris: Cougar GEX X2 850W PSU Review. A Thermaltake Toughpower GF A3 750W também é decente (Review).

Talvez a GEX X2 seja até um pouco superior à RM750e, mas essa Thermaltake não é. E de qualquer forma a Corsair me passa mais confiança do que qualquer uma dessas outras duas marcas.

Enfim, se não achar uma RMx ATX 3.0/3.1 eu diria que essa RM750e ATX 3.1 é uma boa escolha, até porque vai que a AMD adota o novo conector no futuro, aliás, talvez seja até mais provável que isso aconteça. De um jeito ou de outro você vai estar com uma fonte preparada e não necessitará de adaptadores.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@KairanD Boa noite.

Pelo que pesquisei, as RM/e utilizam capacitores Taiwaneses, enquanto as RMx utilizam capacitores Japoneses, que tem melhor qualidade. Em alguns fóruns tem relatos de problemas e coil whine com as RMe, além de que elas tem 3 anos a menos de garantia que as RMx. Como a diferença de preço das duas é muito pouca eu continuo recomendando a RMx entre essas duas. 

Agora se for querer pegar alguma no novo padrão, ai teria que dar mais uma estudada e dar uma olhada no que o Batata disse acima pra conseguir uma boa opção, mas acredito que todas as opções boas nesse novo padrão vão ser mais caras.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Batata Defumada @Simuroc Muito obrigado pela ajuda, pessoal. Decidi ficar com a RMx (a garantia e a confiabilidade me convenceram mais, rs).

Está com praticamente o mesmo preço na Kabum e na Terabyte. Contudo, o modelo na Kabum é o 9020199-BR, enquanto na Tera é o CP-9020199-NA.

Será que a diferença entre o BR e o NA é apenas o tipo de cabo de força?

• Amei 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

Tendo em vista que os produtos para o Brasil tem grande chance de downgrade, não pegaria a versão BR.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
7 horas atrás, KairanD disse:

Acredito que deveria ser, mas a vendida na Kabum não acompanha cabo de força:

image.png

E embora eu duvide que a Corsair fosse fazer pilantragens, seria interessante pegar a versão americana até pelo que o @Pedroou disse, só pra garantir 🙂

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Acredito que deveria ser, mas a vendida na Kabum não acompanha cabo de força:

Mais um motivo para acreditar que tem algum componente diferente...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pedroou @Batata Defumada @Simuroc Fui pesquisando e todos os comentários que encontrei, inclusive do chat da Corsair, informam que a única diferença é o cabo de força. Há versões WW (worldwide, sem cabo), NA (North America), BR (Brasil) e EU (União Europeia). Duvido que a Corsair pioraria uma fonte, ainda mais nesse segmento high-end.

Peguei na Kabum mesmo, já que o site da Corsair informa que a versão BR vem sim com cabo de força (a própria descrição na Kabum está contraditória, já que nos conteúdos da embalagem diz que vem com cabo de alimentação AC) e a entrega tende a ser mais rápida. Preciso com urgência e a Terabyte tende a ser mais lenta.

Assim que a fonte chegar, digo como foi a experiência. E aposto que virá com o cabo de força, rs. Obrigado pela ajuda. 🙂

• Curtir 3
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, KairanD disse:

Duvido que a Corsair pioraria uma fonte, ainda mais nesse segmento high-end.

Com o valor do dólar, eu não duvido nada de nenhuma marca atualmente.

Mas esperamos que o projeto não tenha sido alterado, certamente você vai descobrir quando chegar.

• Coordenador
Postado

@Pedroou A Corsair está nesse mercado há décadas e não tem qualquer histórico que indique esse tipo de comportamento... Ao contrário de empresas como XPG (que piorou memórias, SSDs e fontes) e MSI (que compra reviews e piorou fonte recentemente), que são muito mais novas nesse mercado de fontes e têm a reputação "suja".

Além disso, essa fonte está em um posicionamento onde os compradores tendem a ser muito mais exigentes e onde a atenção é muito maior. E essa diferenciação dos cabos de força é algo que sempre ocorreu, em quase todas as linhas de fontes da Corsair.

Estou bem tranquilo. 🙂

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

A fonte chegou. A caixa e a documentação são claramente internacionais (em Inglês, com complementos em outros idiomas), mas veio sim com o cabo de energia no padrão brasileiro. É a única diferença da versão BR mesmo.

Infelizmente, o problema na placa de vídeo continua (ou seja, a fonte MSI está funcionando perfeitamente):

A única reclamação que tenho sobre essa fonte Corsair é a dificuldade para encaixar os cabos principais nos componentes, principalmente o cabo de alimentação da placa-mãe. A conexão é extremamente dura. Tive que fazer tanta força que fiquei com receio de danificar a placa-mãe... Mas felizmente correu tudo bem.

No mais, a fonte da MSI (MAG A650BN) vai para outro PC aqui de casa (que ainda estava com uma PCYes! Shocker antiga, de 400W).

Agradeço a todos pela ajuda. E deixo o mesmo alerta do tópico acima mencionado: evitem produtos Gigabyte.

• Amei 2
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

A única reclamação que tenho sobre essa fonte Corsair é a dificuldade para encaixar os cabos principais nos componentes, principalmente o cabo de alimentação da placa-mãe. A conexão é extremamente dura. Tive que fazer tanta força que fiquei com receio de danificar a placa-mãe... Mas felizmente correu tudo bem.

Com a minha Core Reactor foi a mesma coisa na primeira vez que montei o PC, eu realmente fiquei com receio de quebrar alguma coisa. Obrigado pelo feedback 🙂

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Batata Defumada Eu estranhei porque minhas outras fontes não são assim. Tenho uma OCZ ModXStream Pro 600W (primeira fonte que comprei, já tem mais de 10 anos e continua funcionando lindamente em uma máquina aqui), a MSI MAG A650BN e uma PCYes! Shocker 400W (já com mais de 6 anos e funcionando perfeitamente, embora forçada porque está com a GTX 1070Ti). Nenhuma delas é tão difícil de encaixar, rs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...