Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um desktop antigo já, que se fosse montar uma plataforma AM4, só poderia reutilizar a fonte + memórias, caso ainda funcionem. Uso um nitro 5 porque trabalho viajando, mas irei parar em casa por um tempo e por isso quero montar um desktop. Queria gastar mais ou menos uns 6k, apesar de já estar ultrapassando esse valor com essas configs. Tendo em vista que a BF está próximo e eles sempre sobem os valores antes para diminuir depois, estou disposto a esperar a black friday, caso tenha várias opções para fornecer e verificar qual vai estar no melhor preço.

Processador: Ryzen 5 7600X AM5 5.3GHz - R$ 1.510,11

placa-mãe: ASRock B650M-HDV/M.2 - R$ 949,99 (SEM WIFI E SEM CONTROLE RGB, AVALIAR)

Placa de vídeo: XFX AMD Radeon RX 6750 XT Speedster QICK 319 - R$ 2.299,90

memória RAM: memória RAM Lexar, 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL32 - R$ 876,99 

SSD: SSD 1 TB Kingston NV2 - R$ 459,99

Gabinete: Aigo Darkflash Arc1 - R$ 289,99 (Quero um modelo aquário, esse é um dos que achei menos caro, apesar que teria que comprar uns fans)

Gabinete 2.0: Montech X3 Glass - (Apesar de não achar bonito, me parece uma opção mais lúcida)

Refrigeração: Water Cooler SuperFrame ISENGARD SMART, ARGB, 360mm - R$ 419,90 (Queria um water cooler, mas não tenho ideia de marcas e esse me parece bem caro, tô pesquisando ainda sobre)

Fonte: Testar a que eu tenho, caso esteja boa, irá servir? (Fonte XPG Pylon, 650W, 80 Plus Bronze)

Valor a vista: 6.806,87

• Luanderson alterou o título para Montagem de pc am5, é a melhor opção?
Postado

Considerando que boas Placas AM4 como MSI B550M PRO-VDH WIFI, ASUS TUF Gaming B550M-PLUS ou MSI MPG B550 Gaming Plus custam entre 800 a 900 reais, e um dos processadores mais rápidos para jogos da plataforma, o Ryzen 7 5700x3D custa 1.400, faz mais sentido comprar AM5, onde é possível encontrar Placas Mãe decentes entre 800 a 900 reais, e processadores como Ryzen 5 7600 por 1.350 (Gigantec).

Não existe um caminho exato, e opiniões podem variar. No atual momento, de acordo com preços, eu acho AM4 válido apenas para quem quer montar um PC muito barato e ou com vídeo integrado.

Processador 

Se quiser cortar custo do processador, o Ryzen 5 7600 custa 1.358 LINK
Mais frio, mais barato e entrega a mesma performance do 7600x. Caso queira ver review onde ambos aparecem LINK

placa-mãe

Se quiser uma alternativa à Placa B650 ASRock, tem a ASUS TUF Gaming A620M-PLUS, custando 859 reais LINK
Não faz overclocking, porém tem suporte ao PBO, que é uma espécie de over de fábrica.
Possui conectores ARGB e RGB, 4 slots de memória e bom VRM. Se quiser ver review LINK

Uma opção acima, tem a TUF Gaming B650M-E por 999 LINK

Se ficar monitorando preços, provavelmente verá as TUF em boas ofertas, considerando que as lojas estão cheias delas, já que até agora AM5 vendeu pouco devido aos preços altos.

Memórias

Em relação às memórias, as que selecionou são o grande custo-benefício até agora, com alta frequência e baixa latência.

Gabinete
Não compre o  Montech X3 Glass. Para esse tipo de Gabinete, dê preferência àqueles com a frente em mesh (toda furadinha), como por exemplo seu irmão  Montech X3 MSH. Falando ainda em Montech, os modelos Montech Air 903 Base e Montech Air 903 Max são fantásticos e com reviews positivos no techpowerup, se igualando a modelos de 800 reais no quesito refrigeração e espaço. 
Particularmente gosto do design dos Aigo vendidos pela Pichau, que por sinal estão com bons preços.

Mas tudo bem se preferir modelos Aquário. 

Placa de Vídeo
Quanto à Placa de Vídeo, monitore o preço da RX 7700 XT, que apareceu em recente oferta de 2.554 reais pela Kabum. E claro, monitore também a Placa que pretende comprar e RTX 4060 ti.

Fonte
Sua fonte é suficiente, embora tenha se envolvido em polêmicas, pois descobriu-se que a XPG diminuiu a quantidade de capacitores secundários, fato este constatado pelo TecLab. Essa diminuição ocasiona em um ripple elevado na linha de 12 volts, porém para alcançar tal cenário é necessário um pico de stress, situação em que o usuário comum não irá chegar. 
Não é uma fonte para overclocking. Mas se deseja trocar, peça recomendação e defina orçamento para a mesma.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

@Luanderson A config está muito boa, mas já que perguntou tenho algumas ressalvas que podem ser úteis.
Processador: É um ótimo processador am5, todavia o 7600x é mais caro que o 7600 e ainda implica na compra de um cooler, na prática a diferença de desempenho dos dois é ínfima e você estaria pagando mais para um ganho de desempenho que praticamente inexistente. Você disse que quer um water cooler, mas esse é um ponto onde poderia enxugar uns 600 reais de orçamento, trocando 7600x por um 7600 sem precisar de um WC. Ou se quiser um processador melhor que o 7600, recomendo que vá para o 7700 ao invés do 7600x.
Placa-mãe: Como colocou avaliar, vou te indicar essa planilha onde pode comparar as placas mãe que estão na margem de gastos do seu orçamento e ver qual o modelo mais te atende https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NQHkDEcgDPm34Mns3C93K6SJoBnua-x9O-y_6hv8sPs/edit?gid=513674149#gid=513674149, em suma essa é uma placa com um bom VRM e que te dará um ótimo desempenho com processadores mais fortes. Eu particularmente escolhi uma ASUS Tuf A620, pois seu VRM suporta processadores como o 7800x3d com tranquilidade e ainda tinha outros recursos que para mim seriam importantes como os conectores RGB e ARGB, além de possuir o WI-FI e bluetooth que são recursos que eu particularmente uso muito.
Memórias: Boas memórias e por um preço excelente, se conseguir essas de 6000Mhz CL32 por esse preço está muito bem.
Placa de vídeo: É uma excelente placa de vídeo se o seu foco for FullHD no Ultra, já para o QuadHD ela ainda da conta, mas acredito que em 1-2 anos terá que começar a usar upscalling ou reduzir um pouco a qualidade gráfica nos jogos AAA lançamento, nativamente deve ficar meio difícil de segurar os 60 quadros, se isso não for um problema pra você ela ainda é uma excelente placa para QHD, se quiser ter uma segurança maior para QHD eu sugiro uma 7700XT que você encontra por uns 2700, ou se se importar com RayTracing uma 4060 TI de 16GB, que perde em rasterização, mas que entrega o RayTracing.
SSD: Bom SSD, o preço está um pouco alto, mas como disse que está disposto a esperar deve conseguir um preço melhor, um pouco mais próximo dos 400 reais.
Gabinete1: Não tenho opinião sobre o Aigo Darkflash, pois não conheço sobre o suficiente.
Gabinete2: Esse gabinete possui muitas limitações com relação as suas fans, sugiro que dê uma pesquisada sobre, todavia é um gabinete que já vem com 6 fans com LEDs (Não customizáveis) instaladas para ti e também possui um bom airflow(Sugiro considerar o modelo com tela frontal ao invés do com vidro, o vidro irá prejudicar o airflow e as opções que deu de processador e placa de vídeo esquentam bastante. Ou também, caso ache interessante, tem outros gabinetes maiores e bem recomendados como os montech AIR 903 base ou max.
Fonte: Não vou saber te indicar os melhores modelos, outros usuários tem opiniões mais embasadas sobre isso, pela potência ela deve dar conta com tranquilidade, agora sobre qualidade de construção já não sei.
Refrigeração: Não tenho muita ideia de modelos para te recomendar, mas um de 360mm é um pouco demais para um 7600x que pode ser resfriado tranquilamente com um bom AC de 120, então olhando por alto dá sim para enxugar gastos por aí.

Enfim, considere direitinho as peças, desempenho, custo-benefício, beleza, recursos, vê o que vale mais a pena para você e o que te agrada, muitas das minhas recomendações foram visando custo-benefício/desempenho, mas se sentir que quer alguma peça em específico vai fundo, o que importa é tu ficar satisfeito com as suas escolhas.

• Curtir 4
  • Amei 1
Postado

@Crixus Champion @Slakzor grato pelas recomendações.

Ficarei de olho nos preços das placa-mãe e das VGA que indicaram para ver qual estará com o preço melhor.

Trocarei o processador para o 7600, já que tem a mesma performance e esquenta menos. Ou quem sabe o 7700, caso apareça num valor bem atrativo.

Esse Montech Air 903 Max me agradou um pouco, mas caso eu escolha o gabinete aquário, alguma recomendação de fans e water cooler? Ao menos qual marca procurar.

• Curtir 1
Postado

Ótimas dicas do @Slakzor. Ele também me auxiliou em uma config que fiz de upgrade no meu Pc.

Tá lá no técnico, montando agora. Usarei gráfico integrado por enquanto e duas fans e 1 Air cooler. Meu gabinete é como ele falou, com trama em cima e na frente, então tem boa circulação de ar, ainda posso usar WC se precisar futuramente e mais fans.

Saí do Ryzen 3 2200G AM4 para Ryzen 5 7600 AM5

Da placa-mãe ASRock A320 AM4 HDV 4.0 para ASUS TUF Gaming A620 com wi-fi e bluetooth

Das memórias 2X 8Gb Corsair Vengeance 2666Mhz DDR4 para 2x 8Gb Kingston Fury Beast RGB 6000Mhz DDR5

Melhor coisa que fiz. Essa semana ainda já testo o Pc. Eu também jogo, mas em gráficos baixos ou médios, tá ótimo.

• Curtir 1
Postado

Gabinetes, 

R5 7600 eh processador para pc de firma, qualquer gabinete vai suportar sem esquentar a ponto de prejudicar hardware ou desempenho, pode priorizar estetica, principalmente ainda se optar pelas placas de videos intermediarias, como 4060ti, 4070, 6600, 7700

uma kit fan com cfm de 65 ja baixa a temperatura interna de 5 a 10 graus, e sao relativamente baratos

exemplo da configuração da assinatura (up pra i5 4570 e 16gb de ram), rodou por mais de 10 anos em regime 24x7, antes de trocar, não desligava nunca, ligado na tv da sala e um micro system, rodando banco de dados oracle, power bi, jogos, servidor de midia (tinha 4 discos rígidos em uma epoca que não existia streamer de musica), etc 

gabinete mini itx com placa de Vídeo off, cable management, um fan de 180mm na frente e uma fan de 80mm em cima

• Curtir 2
Postado
35 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

R5 7600 eh processador para pc de firma, qualquer gabinete vai suportar sem esquentar

O problema é que o povo cismou que se o CPU passar de 65 graus não vai durar 2 anos. 😜 

E gabinete ruim como Glass 06X - com vidro "colado" nos fans;  aumenta uns 12 graus na temperatura do CPU relativo a um gabinete com frente mesh e bom airflow, ai o povo desespera e vai comprar WC ChingLing para CPU que não precisa.

Então não é boa ideia comprar qualquer gabinete, olhando só o preço ou "boniteza", já que a maioria dos gabinetes que tem são ruim de airflow e muitos ruim também de espaço interno.

Um gabinete com bom airflow pode significar também um gabinete mais silencioso, já que os fans não precisam girar a 100%, e tem modelos OK na faixa de R$ 200,00. E poucos - se é que tem; que realmente valham a pena na faixa dos R$ 150,00.

Eu também usei um i5 (3570K) por mais de 10 anos um gabinete antigo - sem airflow, com fonte em cima; mas que tenho certeza que 99% dos "pcistas" de hoje em dia não usariam. 😉 

• Curtir 3
  • J.Augusto F alterou o título para Faixa R$6000,00: B650M-HDV/M.2, Ryzen 5 7600X, 32GB e Radeon RX 6750XT

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!