Ir ao conteúdo

Recomendação de fonte para Core i5-10400F e GeForce RTX 4060TI

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso da ajuda de vocês para escolher uma nova fonte. Estou usando um i5-10400F e uma RTX 4060Ti. Atualmente, minha fonte é uma Corsair CV550, mas estou com receio de que ela possa ter danificado minha placa-mãe, pois está em reparo no momento. Acho que a fonte pode ter passado tensão errada.Quero uma fonte confiável, e sei que uma de 650W segura tranquilamente o meu setup. Não costumo operar a CPU e a GPU a 100% de carga, então não preciso de algo superdimensionado, apenas algo seguro e de qualidade.Já dei uma olhada em algumas opções, como a XPG Core Reactor II, Galax Omega, XPG Kyber, Corsair CX e RM, entre outras. Estou quase optando pela Fonte SuperFrame, 600W, SF-B600FL. Mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas opções ou se têm outras sugestões que sejam confiáveis. Agradeço desde já!

Postado
29 minutos atrás, Luis Gabriel Goes disse:

Estou usando um i5-10400F e uma RTX 4060Ti.

Essa sua configuração mal consome 350w, sendo assim uma boa fonte de 500w (folga >30%) já será mais do que suficiente, até para futuros upgrades.👇

Calculo do consumo

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Caso queira insistir na ideia de uma fonte com maior potência recomendo ler o tópico abaixo 👇 

• Curtir 1
Postado

Bom dia,

Olha pelo que você descreveu, é uma boa ideia escolher uma fonte de maior qualidade para evitar problemas futuros. A sua Corsair CV550 é uma fonte de entrada com certificação 80 Plus Bronze, que geralmente é suficiente para setups mais simples, mas com o seu i5-10400F e RTX 4060Ti, investir em uma fonte com maior eficiência e proteção seria ideal.

Vou te passar algumas recomendações:

XPG Core Reactor II: Uma excelente escolha. A série Core Reactor é conhecida pela qualidade dos componentes e eficiência. Ela tem certificação 80 Plus Gold e proteções robustas, além de ser modular, o que facilita a organização dos cabos.

Galax Omega: Não tão popular quanto outras marcas, mas as fontes Galax costumam ter um bom custo-benefício. Certifique-se de que tem boas proteções, como OVP (proteção contra sobrevoltagem), OCP (proteção contra sobrecorrente), e OPP (proteção contra sobrecarga), que são essenciais.

XPG Kyber: Também é uma boa opção, com qualidade intermediária. Dependendo do preço, a Core Reactor seria uma escolha superior por causa de sua melhor eficiência e componentes.

Corsair CX e RM: A linha CX é uma boa opção de entrada, mas eu recomendaria ir para a linha RM, que é superior. A RM tem certificação 80 Plus Gold, o que garante maior eficiência, e oferece proteções avançadas.

SuperFrame SF-B600FL: Não é uma marca tão conhecida e, por isso, é difícil encontrar muitas análises sobre a confiabilidade e qualidade a longo prazo. Se for o mesmo preço de outras opções mais reconhecidas, como a XPG ou Corsair RM, eu recomendaria ir com marcas mais consolidadas.

Sugestões adicionais:

Seasonic Focus GX 650W: Uma das melhores fontes no mercado, com uma qualidade excepcional, eficiência 80 Plus Gold, e excelente proteção contra oscilações de energia.

be quiet! Straight Power 11: Extremamente silenciosa, com excelente construção e confiabilidade. Também com certificação 80 Plus Gold.

No geral, se você está buscando segurança e qualidade, a XPG Core Reactor II ou a Corsair RM seriam as melhores opções na sua lista, com a Seasonic Focus GX sendo uma excelente alternativa dependendo do que estiver dentro do seu orçamento. 

Boa sorte!

Postado
26 minutos atrás, Luis Gabriel Goes disse:

Atualmente, minha fonte é uma Corsair CV550, mas estou com receio de que ela possa ter danificado minha placa-mãe,

Essa fonte foi testada recentemente pelo teclab e apresentou ripple elevado👇

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Recomendação de fonte para Core i5-10400F e GeForce RTX 4060TI
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, Luis Gabriel Goes disse:

Estou quase optando pela Fonte SuperFrame, 600W, SF-B600FL

É uma opção ruim, fonte com topologia ultrapassada.

3 horas atrás, Luis Gabriel Goes disse:

Teria alguma outra recomendação de uma fonte mais moderna? 

Quanto você está disposto a investir?

A Cooler Master que o @Tiberio recomendou já é moderna o suficiente... Embora eu indicaria o modelo de 550W ou de 600W.

3 horas atrás, Bruno.MP4 disse:

XPG Core Reactor II: Uma excelente escolha. A série Core Reactor é conhecida pela qualidade dos componentes e eficiência. Ela tem certificação 80 Plus Gold e proteções robustas, além de ser modular, o que facilita a organização dos cabos.

As primeiras Core Reactor estão sob elevada suspeita depois de diversos relatos de problemas com variações de tensões, perda de capacitância etc.

Já que a XPG tem um histórico ruim as Core Reactor II não são uma "excelente escolha".

@Luis Gabriel Goes caso você queira uma fonte ATX 3.0/3.1 é melhor optar por uma Corsair RM750e, Thermaltake Toughpower GF A3, Cougar GEX X2, Seasonic Focus GX PCIe 5.0 etc.

3 horas atrás, Bruno.MP4 disse:

Seasonic Focus GX 650W: Uma das melhores fontes no mercado, com uma qualidade excepcional, eficiência 80 Plus Gold, e excelente proteção contra oscilações de energia.

be quiet! Straight Power 11: Extremamente silenciosa, com excelente construção e confiabilidade. Também com certificação 80 Plus Gold.

E onde essas belezuras seriam encontradas? A Focus GX de 750W eu até encontrei, mas boa sorte achando uma fonte da Be Quiet no Brasil.

Postado

@Batata Defumada O que você acha da  XPG Kyber SuperFrame?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25116/fonte-xpg-kyber-superframe-750w-80-plus-gold-com-conector-pcie-50-pfc-ativo

7 minutos atrás, Luis Gabriel Goes disse:

Acabei de ver que é uma bomba! Vou fugir.

• Moderador
Postado

@Luis Gabriel Goes Eu não recomendo mais nenhuma fonte da XPG. Essa aí em particular é okay (na teoria). Eu digo na teoria porque a XPG tem um histórico de piorar os seus produtos alterando o projeto sem avisar ninguém.

Além disso essa aí é uma parceria com a SuperFrame, o modelo que foi testado e certificado Cybenetics não constava o logo SuperFrame, por exemplo. Então nem sei se dá pra garantir que é o mesmo.

Se você quer uma fonte PCIe 5.0 então opte pela Corsair RM750e ou alguma outra que eu citei no meu comentário acima.

EDIT: na verdade o TecLab também já confirmou que a Kyber 750W sofreu alteração no projeto, pra pior. REVIEW DA FONTE SUPERFRAME KYBER 750W.

Postado

No fim, vou optar pela Cooler Master mesmo. Não acho válido investir um valor tão alto para o meu setup atual, que consome muito pouco. Mesmo com uma RTX série 4000, minha placa de vídeo não utiliza PCIe 5.0. O que eu realmente preciso é de uma fonte segura, que aguente o uso diário, e que eu tenha a certeza de que não vai danificar nenhum componente por causa de uma tensão incorreta. Além disso, vou providenciar um filtro de linha com DPS para aumentar a proteção:

Caso tenham mais algumas recomendações de fontes, ficaria muito grato! Estava olhando algumas opções modulares, mas eram todas da XPG, e considerando a situação atual, vou evitar essa marca quando o assunto é fonte.

Postado

@Batata Defumada Vou optar pela de 600W, já pensando em futuras atualizações. Embora meu setup atual nem chegue a consumir 500W, planejo trocar meu processador por uma geração mais recente, já que estou enfrentando um pouco de gargalo de CPU. Quanto ao ruído, isso não é um problema para mim, pois, na maioria das vezes, estou de fone enquanto uso o computador e o desligo quando vou dormir. Mas, se fosse você, qual escolheria? Considerando que você tem a verba necessária para ambas as fontes, já que a diferença de preço entre elas é pequena.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio @Batata Defumada Cheguei à conclusão de que, no fim das contas, escolher uma boa fonte é uma questão de sorte. A fonte pode ter a melhor construção, tanto interna quanto externa, possuir todos os selos de qualidade, e mesmo assim pode queimar. Recentemente, estava quase decidido por um modelo, mas agora não sei mais qual escolher. O que eu realmente quero é uma fonte que me passe confiança, que me permita ligar e desligar meu PC sem me preocupar se ela vai "explodir" ou causar problemas, como fornecer uma corrente ou tensão incorreta. Confesso que não tenho muito conhecimento sobre fontes de alimentação e o que exatamente as torna boas ou ruins. Por isso, estou buscando a ajuda de vocês. Já comprei um  filtro de linha com DPS para proteger o meu setup, que não vai passar de 500W, mesmo sob carga total – o que, aliás, dificilmente acontecerá. O que vocês recomendariam? Para por um ponto final neste assunto.

Postado

@Luis Gabriel Goes Cara já foi recomendado a fonte na mensagem #2, agora você decide se vai comprar a fonte recomendada ou se continua perdendo tempo pesquisando e ainda correndo o risco de comprar errado…

41 minutos atrás, Luis Gabriel Goes disse:

que não vai passar de 500W, mesmo sob carga total – o que, aliás, dificilmente acontecerá

Cara pense com a cabeça, fiz o cálculo do consumo na mensagem #2 e não passa de 350w, mesmo quando o PC estiver em estresse (jogando), agora se você não confia na ferramenta PSU Calcutor e prefere acreditar em vendedor de loja aí é complicado.

A RTX 4060ti sozinha consome apenas 150w em jogos👇

https://www.techpowerup.com/review/nvidia-GeForce-RTX-4060-ti-founders-edition/39.html

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Luis Gabriel Goes disse:

Dando uma pesquisada, acabei achando a fonte Gamdias Cyclops M1-550B. Tem selo TecLab então fica tranquilo! O que vocês acham?

Não recomendo. As Cooler Master MWE ACAAB são fontes superiores. Pelo preço dessa Gamdias vale mais a pena a Galax Omega GL500S.

1 hora atrás, Luis Gabriel Goes disse:

O que eu realmente quero é uma fonte que me passe confiança, que me permita ligar e desligar meu PC sem me preocupar se ela vai "explodir" ou causar problemas, como fornecer uma corrente ou tensão incorreta.

Os modelos que recomendamos são todas fontes confiáveis. Agora, se você me perguntar qual fonte eu compraria, eu tentaria pegar um Super Flower LEADEX III, simplesmente porque ela é de maior qualidade. Isso se eu não conseguisse pegar uma Corsair RM650x ou 750x por exemplo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...