Ir ao conteúdo

EasyPIC 4 - W11 não aceita os drivers do Gravador PicFlash constante na placa

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Caros colegas.

Ainda não instalei o conector serial DB9 entre a placa-mãe e o gabinete do PC por motivos de garantias do PC comprado. Se eu abrir o gabinete, perco a garantia. Tenho que levar até o vendedor, para instalar o conector e manter a garantia.

Neste tempo, possuo a placa EasyPic 4 com o programador PicFlash embutido.

A comunicação é via USB, porém os drivers que acompanham o kit não são aceitos pelo W11.

Já procurei na internet sem êxito.

Eu ficaria grato caso algum de vocês possua uma solução para os drivers.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Amigo desconheço tal sistema bem tal programador. Mas por acaso ele tem alguma configuração algo como tinha no windows xp que é rodar no modo compatibilidade com sistemas anteriores? Bem, foi só uma ideota. Tenho outra que é ainda mais... tipo rode um sistema dentro do sistema tipo xp ou similar com o virtualbox. Nele vê se rola.

Postado

Meu programador de PIC, é via DB9 também. 

O software original dele é antigo e só funciona no Windows XP. 

Até tentei os modos de compatibilidade, mas não funciona no Windows 10. Encontrei outros, mas não funciona bem, as vezes dá erro. 

A solução que encontrei foi instalar o Windows XP em um emulador. Tem vários, eu uso o Virtual Box. 

Porém isso é provisório, tenho um computador velho parado que estou pensando em instalar o Windows XP nele só pra essas coisas, me falta tempo a toa pra isso. 

Postado
12 horas atrás, .if disse:

...que é rodar no modo compatibilidade com sistemas anteriores?...

Já fiz isso.

O aplicativo do programador (PicFlash) até abre, funciona como se estivesse funcionando, mas não grava.

Ao conectar o programador na USB, ele não aparece no W explorer.

11 horas atrás, Renato.88 disse:

A solução que encontrei foi instalar o Windows XP em um emulador. Tem vários, eu uso o Virtual Box. 

Porém isso é provisório, tenho um computador velho parado que estou pensando em instalar o Windows XP nele só pra essas coisas, me falta tempo a toa pra isso. 

Eu tenho o PC anterior, mas não queria ter mais um trambolho. 

Porque você prefere outro PC e não via emulador?

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Bem nos W's 10 11 não sei mas no linux que uso tem que dar permissão até mesmo pro root (ou administrador) acessar e usar a usb bem como criar um grupo ou fazer parte do grupo que acessa.. um rôlo danado...

3 horas atrás, MOR_AL disse:

não queria ter mais um trambolho

concordo...

3 horas atrás, MOR_AL disse:

outro PC e não via emulador?

E não te esqueças de você também nos contar sua decisão e se deu certo no sistema virtual ok? E além de obviamente nos contar quando e se conseguiu fazer rodar no seu precioso w11.

Postado
1 hora atrás, .if disse:

E não te esqueças de você também nos contar sua decisão e se deu certo no sistema virtual ok? E além de obviamente nos contar quando e se conseguiu fazer rodar no seu precioso w11.

Hoje,... e em outros dias, ao ligar o PC ele entra em modo de verificação, antes de entrar no W11 (no SSD).

Isso dura cerca de 2 horas.

Isso é porque no HD tinha uma partição do W10.

Eu já formatei essa partição, mas sobra uns arquivos que eu não consigo deletar. 

No HD eu estou reinstalando os programas que eu tinha. Então eu nem posso formatar o HD todo, porque já tem muitos programas novos e muitas pastas criadas ao longo dos anos.

Acho que agora estou numa "sinuca de bico".

Não sei o que fazer.

Quando eu tiver uma solução eu posto aqui no CDH.

Em tempo:

Estou esperando chegar um programador K150, para ver se uso ele na USB e o app roda.

MOR_AL

Postado
5 horas atrás, MOR_AL disse:

O aplicativo do programador (PicFlash) até abre, funciona como se estivesse funcionando, mas não grava.

Ao conectar o programador na USB, ele não aparece no W explorer.

Era o que acontecia aqui. Não dava certo. 

5 horas atrás, MOR_AL disse:

Eu tenho o PC anterior, mas não queria ter mais um trambolho. 

Porque você prefere outro PC e não via emulador?

Porque o PC que estou usando, fica no quarto. 

O outro, eu pretendo colocar no lugar onde estava minha bancada.

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Hoje,... e em outros dias, ao ligar o PC ele entra em modo de verificação, antes de entrar no W11 (no SSD).

Isso é porque no HD tinha uma partição do W10.

Eu já formatei essa partição, mas sobra uns arquivos que eu não consigo deletar. 

No HD eu estou reinstalando os programas que eu tinha. Então eu nem posso formatar o HD todo, porque já tem muitos programas novos e muitas pastas criadas ao longo dos anos.

Acho que agora estou numa "sinuca de bico".

Não sei o que fazer.

Já passei por isso também.... 

O jeito é ter outro HD, pra instalar o sistema novo do zero e deixar tudo redondo. Gravar nele somente os arquivos que interessa. 

Ou então ir separando arquivos num servidor ou outras mídias. 

O ruim é que essas coisas demandam muito tempo a toa e nem sempre é possível. 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, MOR_AL disse:

entra em modo de verificação, antes de entrar no W11 (no SSD).

Mesmo pra quem é aposentado com toooodo o tempo do mundo, acho que é muito tempo pra passar olhando pra tela de bobeira 😁. O que me faz lembrar.. pro w10 existem scripts para otimização do sistema (clique) Já usei não me lembro qual e de fato dá uma agilizada . Já no w11 não tenho...não pesquisei.

Sobre outros off topic.. sugiro que grave os importantes na nuvem p.ex. eu uso o megasync que dá 20GB. O legal é que a gente sincroniza uma pasta e acessa de qualquer pc como se fosse a pasta mesmo. 

e me permita offtopicar + .. tenho dúvidas se:

-possui de fato docs/fotos/videos realmente importantes e etc que consumiriam tal franquia. Não vale vidinho idióta de zap, tictoc e afins.

-tudo que está gravado você não acha em lugar algum.. são mesmo só coisas pessoais.

-vai de fato usar/rever/etc tudo que está arquivado desta vida toda.

-alguém além de você vai ter interesse em acessar estas lembranças depois de .. já sabe 👻 🤪

São conjecturas pessoais, claro, baseadas em fatos/conversas que tenho com entes próximos...

Eu p.ex. tenho várias contas no google só pra ter os 15GB de armazenamento em cada.. Algumas até já esqueci a senha e vai evaporar.. kk .. Mas concordo.. é mó chato administrar isso.

1 hora atrás, Renato.88 disse:

essas coisas demandam muito tempo a toa e nem sempre é possível. 

Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Porque o PC que estou usando, fica no quarto. 

O outro, eu pretendo colocar no lugar onde estava minha bancada.

Era o que eu tinha há cerca de 5 anos. Usei pouco. Hoje para ter um PC na bancada:

1 - Minha casa é menor, teria que arrumar espaço ocupado por outras coisas.

2 - Aproveitei a fonte, um HD e o monitor no PC novo, então teria que comprar um monitor e uma fonte. Tenho outro HD, que uso como Backup.

O jeito é ter outro HD, pra instalar o sistema novo do zero e deixar tudo redondo. Gravar nele somente os arquivos que interessa.

Pois é. Meu sistema novo (W11) está no SSD (240GB), junto com o Office. O resto está no HD com partição do W10 detonada. 

Ao abrir este PC, a verificação não apareceu. Bom.

O ruim é que essas coisas demandam muito tempo a toa e nem sempre é possível. 

É isso que está acontecendo comigo.

3 horas atrás, .if disse:

Mesmo pra quem é aposentado com toooodo o tempo do mundo,

Quando o meu pai dizia que não tinha tempo, a gente ria, mas agora eu sei que ele tinha razão.

O que me faz lembrar.. pro w10 existem scripts para otimização do sistema (clique)

Meu W10 já era, ...

tenho dúvidas se:

-possui de fato docs/fotos/videos realmente importantes e etc que consumiriam tal franquia. Não vale vidinho idióta de zap, tictoc e afins.

Bom eu tenho duas pastas principais e uma provisória:

GERADOS - Tudo que eu produzi. Deve ter cerca de 300GB.

DOCUMENTOS - Tudo que baixei para poder produzir. Deve ter cerca de 5xxGB.

ENTRADA - Tudo novo, que ainda não transferi para as outras duas pastas. Está com 27GB.

Meu HD tem 1TB. Estou com 157GB livres.

1 - Não dá para ter isso tudo na nuvem.

2 - Não há tempo para reduzir todos estes arquivos.

3 - Há cada cerca de 3 a4 meses eu organizo e transfiro os arquivos da pasta entrada para as outras duas. Depois salvo tudo no HD externo. Esse procedimento dura mais de um dia de trabalho. Na verdade quase chega a 2 dias de trabalho.

-vai de fato usar/rever/etc tudo que está arquivado desta vida toda.

Vivo usando. ...

Não sou bibliotecário. É claro que o meu método de guardar não é otimizado. Costumo encontrar quase tudo rapidamente. É claro que alguns poucos arquivos, às vezes levo meia hora para encontrar.

alguém além de você vai ter interesse em acessar estas lembranças depois de .. já sabe

Não me importo com minhas lembranças que os outros poderiam ter de mim, depois de ...Você sabe. Estarei morto e até onde eu sei, minha consciência terá virado pó, junto com qualquer sentimento humano.

Algumas até já esqueci a senha e vai evaporar.. kk .. Mas concordo.. é mó chato administrar isso.

Kkkkkkk! 

Você não tem um arquivo no HD do PC E no HD de Backup E impresso? Eu tenho...

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, MOR_AL disse:

até onde eu sei, minha consciência terá virado pó, junto com qualquer sentimento humano.

Bem, vendo desta forma você tem razão. Mas eu (eu) vejo de outra: são conhecimentos de uma vida que eventualmente podem ser compartilhados com quem interessar possa. Ok.. não vamos saber nem sentir mas por enquanto eu sei e sinto.

Já que filosofamos, lá vai uma pessoal... vou partir com muita pendência, que devia ter feito e não fiz, o que não deveria e fiz e vários etc. mas de uma certa forma meia triste me dá conforto o fato de de fato não estarei ciente de + nada.

Em tempo... compartilhei a senha e nick deste forum com família que nem deu bola pra nada kk. Afinal falo + com vcs do que com eles... kk ..Mas sugeri que vos dê "notícias" de .. já sabe 😁

31 minutos atrás, MOR_AL disse:

arquivo no HD do PC E no HD de Backup E impresso

kk  pior que tenho em todos e muito +... em fotos, vhs, no HD externo, CDs, DVDs , sd's e pendrives ... já falei que tenho síndrome de acumulação compulsiva? .. também para informação kk...

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Pessoal!

Só para poderem fechar o tópico, pois o CDH me enviou um e-mail para que eu colocasse alguma postagem como solução.

Devagar, porém constantemente, estou avançando com a instalação dos programas. Já instalei 20, devem faltar poucos.

Meu programador K150 chegou da China e depois de muitas horas, consegui fazê-lo funcionar. Até já comentei em outro tópico.

Em 02/10/2024 às 19:01, Renato.88 disse:

instalar o Windows XP em um emulador. Tem vários, eu uso o Virtual Box. 

Em 03/10/2024 às 10:17, .if disse:

Até pensei em instalar o WXP em um sistema virtual, mas ao terminar de instalar o WXP ele pede uma senha, a qual não tenho e não encontrei uma que seja aceita.

Quanto a placa EasyPIC 4, que não foi barata, eu ainda não decidi se jogo fora ou se uso apenas o hardware com muitas opções de configuração (leds, chaves (pull up e down), LCD, temperatura, soquetes, conectores, USB, DB9, jumpers, etc). O detalhe é que para poder definir o hardware em particular, que você deseja, precisa estabelecer muitas ligações com jumpers. Isso leva um bom tempo.

Agradeço a todos pelo auxílio.

MOR_AL

• Membro VIP
  • Solução
Postado

48 minutos atrás, MOR_AL disse:

mas ao terminar de instalar o WXP ele pede uma senha, a qual não tenho e não encontrei uma que seja aceita.

pfff... você não conseguiu o mais fácil.. Esta senha (ou key) é muuuito fácil de achar. Tenho cá comigo que tendo o xp mais de 20 anos, não se pode considerar ilegal seu uso doméstico. Mesmo assim não devo publicar nada do gênero por aqui, ok?

No entanto percebo que você nunca instalou o xp na vida. Sempre teve pc/note com tudo pre-instalado.  Nada contra mas lhe deu uma certa 'engessada' kk

54 minutos atrás, MOR_AL disse:

placa EasyPIC 4, que não foi barata, eu ainda não decidi se jogo fora

Decisão perturbadora mesmo. Eu (eu) tentaria até o limite de opções. Além do xp, eu tentaria googlar easypic4 linux, no linux wine e alguns etc. Ok...concordo...

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Isso leva um bom tempo.

... mas é o que você mais tem kk. E terá ainda muito + meu bom e velho amigo! Sucessos!

Agora sim pode fechar o tópico 😁

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, .if disse:

No entanto percebo que você nunca instalou o xp na vida.

Quando comprei e instalei O WXP, acho que havia um CD com a chave. Não possuo mais o CD.

2 horas atrás, .if disse:

Além do xp, eu tentaria googlar easypic4 linux, no linux wine e alguns etc. Ok...concordo..

Certa ocasião até cheguei a instalar o Linux, mas não tinha conhecimento para trabalhar nele. 

MOR_AL

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...