Ir ao conteúdo

Qual o valor deste varistor para 110v?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma parente que volte e maia liga aparelhos caros em 220v (eles são para 110v).

E frita tudo dentro.

Então pensei em fazer o seguinte arranjo (conforme imagem anexa) dentro dos aparelhos dela

(pois como sobra pra mim consertar, ficará mais fácil das próximas vezes).

O que pretendo é: Que se ligar em 220v o varistor feche curto e estoure o fusível.

Mas qual valor este varistor deve ter?

E, como compro isso?

Ele tem mais de uma informação (tipo eletrolitico que tem os uF e os Volts), ou é só pedir pela numero da peça?

Obrigado.

Obs: Pensei em colocar o nome do tópico como "Qual o valor do azulzinho?, mas achei que não ia pegar bem. rs.

VAL VARISTOR.jpg

• Solução
Postado

Não sei se é o seu caso... 

Mas comigo tinha uma pessoa que sempre vinha com um rádio nessa mesma situação. 

Da última vez já me trouxe até o transformador junto.... :lol:

Não coloquei o transformador, mas tive a ideia de colocar uma fonte chaveada no lugar. 

Não expliquei a situação em detalhes, mas falei: "Olha, desta vez eu descobri uma forma de você ligar esse rádio em 220V e ele não vai queimar mais." 

37 minutos atrás, Blumer Celta disse:

O que pretendo é: Que se ligar em 220v o varistor feche curto e estoure o fusível.

A ideia é boa, mas dependendo da situação o varistor nem sempre é eficaz. 

Mas sim, pode ser uma saída. 

38 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Mas qual valor este varistor deve ter?

E, como compro isso?

Ele tem mais de uma informação (tipo eletrolitico que tem os uF e os Volts), ou é só pedir pela numero da peça?

Obrigado.

Geralmente se usa o de 150 ou 175V.

Muitos deles tem a tensão marcada, e outros números que indicam tempo de disparo, tamanho e outras coisas. 

E tem outros tipos, onde o número apresentado precisa de uma tabela pra ser identificado. 

Pesquisando no Google, deve encontrar as tabelas. 

O exemplo abaixo, é pra 150V:

images?q=tbn:ANd9GcTeApwNvJuVnRTeOb3N5rS

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

Quanto a fonte chaveada, desconfio que não vai funcionar (para este caso), são uns aparelhos de fisioterapia, com resistências dentro. Fico com medo das (fontezinhas que tenho aqui), não darem conta do recado, e não saberei calcular isso.

Muito obrigado pelo valor dos varistores.

Valeu.

Postado

Uma outra ideia que me lembrei agora... 

Se estes aparelhos usam transformador comum e têm chave pra mudar a tensão, existe a possibilidade de fazer um circuito automático colocando um relé nos lugar da chave. 

• Obrigado 1
Postado
9 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

tem no mercado livre essa plaquinha para vender

Esse povo não deixa passar uma.... :lol:

Em tempo.... 

A primeira vez que eu vi um circuito desse tipo, foi num Vídeo K7 Panasonic, datado de 1983.

Há alguns anos, um membro do fórum teve essa mesma ideia de fonte automática e eu comentei sobre essa fonte, até tirei foto do circuito:

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...