Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera! Prazer, Filipe. Montei um PC para mim em Abril de 2024, AM4, e estou bastante satisfeito. Um amigo meu me pediu ajuda para montar um PC agora a partir de Novembro, e eu sugeri a ele um AM4 que é o que eu tinha como conhecimento de custo-benefício. Porém estou vendo uma galera recomendado muito AM5, dizendo que o AM4 não vale mais a pena. Fui fazer as contas, e da uma diferença de R$1000 de um PC AM4 para AM5 somente com vídeo integrado para k meu amigo, que é a ideia inicial dele por uma placa de vídeo posteriormente, já que ele vai montar tudo do 0 e não tem muito dinheiro, além de jogar jogos leves. A questão principal do AM5 que eu vi o pessoal dizendo e sugeri a ele é a longevidade, mas ainda tenho minhas dúvidas. O que vocês sugerem? 

Postado

Para aqueles que estiverem pensando montar um AM4 com Ryzen 7 5700x3D (1.400 preço normal, 1.2xx em promoções) e uma boa Placa B550 (800 reais em média), faz mais sentido AM5.
Na AM5 o Ryzen 5 7600 também custa de 1.200 a 1.400 e desempenha igual ao Ryzen 7 5700x3D, e boas Placas AM5 já aparecem por 8xx.
Nesse caso e com essas peças em cada plataforma, o AM5 ficará uns 400 reais mais caro por causa das memórias.

A vantagem desse Ryzen 5 7600 é que ele funciona sem Placa de Vídeo, MAS não é um vídeo adequado para games, sendo pior do que o vídeo do AM4 5600G.

A AM5 também possui seus processadores de final G com vídeo adequado para jogos... sendo que o mais barato deles, o 8500G (800 reais em promoções), é um produto "inferior" aos de mais. Se quiser saber mais sobre essa inferioridade basta ler o LINK

Os outros 2 são Ryzen 5 8600G e Ryzen 7 8700G. 
Tem também o Ryzen 3 8300g, mas como não vi no Brasil nem o considerei.

Faltou dizer duas coisas. Quando seu amigo colocará a Placa de Vídeo e quanto ele pretende gastar.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Filipe B. Sobre essa ideia de primeiro colocar um processador "G" pra depois estar adquirindo uma GPU dedicada EU não gosto, mas se não tiver como evitar...

Mas fique ligado porque esses processadores AM5 8000 possuem menos canais PCIe que os processadores AM5 7000, por exemplo. O 8500G é absolutamente inadequado para fazer dupla com GPU dedicada, o 8600G e o 8700G são menos piores, mas não são ideais também.

Eu acho bem melhor investir em um Ryzen 5 7600, mesmo que não dê realmente pra jogar nele, juntar uma grana, e comprar uma dedicada depois,

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!