Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava cotando o valor de placas AM5 na pichau, terabyte e kabum... Aparentemente essa é a que mais se destaca até 800 reais. Seria esse o melhor custo-benefício de AM5? Também achei a ASRock A620M-HDV/M.2+, que inclusive é mais barata e parece bem interessante também. Estou com um pouco de preguiça de ver vídeos de placa-mãe e comparar as duas ou mais placas... Algúem saberia me dizer qual a melhor escolha de placa-mãe AM5 até 800?

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASRock-a620m-pro-rs-DDR5-socket-am5-m-atx-chipset-amd-a620-a620m-pro-rs

Postado

A620M PRO RS tem construção melhor, vide dissipadores no VRM, 3slots M.2... tem até connector de LED "frufru".

Mas sem saber para qual CPU quer a placa... fica meio sem sentido.

• Curtir 2
Postado

A olho nu a ASRock A620M PRO RS é encantadora, passando uma boa impressão, porém é possível afirmar qualquer coisa se não tiver um teste de VRM, para assim saber como ela se comporta com processadores de diferentes níveis.

Quanto à ASRock A620M-HDV/M.2+, ela foi mal no review LINK

A ASUS TUF GAMING A620M-PLUS indicada por @guilherme_dr  é boa e custa R$ 854 com frete grátis na Kabum e Pichau
Ela também possui review LINK

ASRock B650M-HDV/M.2 <<< Essa é outra boa Placa no que diz respeito a VRM. Em ofertas aparece por 8xx, mas pode não ser para qualquer um, já que não conta com conectores ARGB e nem RGB, além de possuir apenas 2 slots de memória. 

Se pensa me pegar o Ryzen 5 8500G, recomendo ler essa matéria antes LINK
Se pagar baratinho, pode ser uma opção. A última boa promoção foi de 799 reais na Terabyte. Acho uma má decisão pagar mais de 799 nesse item.

Monitore também o 8600G, e tenha em mente que preços de hardware no Brasil sofrem grandes variações para mais e para menos de um dia para outro ou até em questão de horas, se não monitorar não fará bons negócios.

Como irá utilizar gráfico integrado, compre memórias da frequência mais alta que puder, além de baixa latência, e sempre 2 pentes, para assim ativar o dual channel. 
Pessoalmente, eu focaria em frequências de pelo menos 6400mhz para gráfico integrado. 

• Curtir 2
Postado
8 horas atrás, Crixus Champion disse:

... além de possuir apenas 2 slots de memória. 

Curiosidade a respeito da "vantagem" da placa-mãe ter 4 slots de memória.

Segundo o De8auer, se a placa tem 4 slots de memória deve usar 4 pentes de memória, pois dois pentes vagos funcional como antenas, captando interferência, o que em alguns casos pode impedir a memória de subir de clock.

A ASUS mudou o slot de memória para as placas X870, com o slot ASUS NitroPath, com garras mais curtas.

ASUS-Nitropath.jpg

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, 1lokos disse:

Curiosidade a respeito da "vantagem" da placa-mãe ter 4 slots de memória.

Segundo o De8auer, se a placa tem 4 slots de memória deve usar 4 pentes de memória, pois dois pentes vagos funcional como antenas, captando interferência, o que em alguns casos pode impedir a memória de subir de clock.

A ASUS mudou o slot de memória para as placas X870, com o slot ASUS NitroPath, com garras mais curtas.

Não sabia da tal interferência nos slots vazios e nem dos novos slots mais curtos da ASUS.

Eu vi o Casual Gamers mencionar especificamente essa ASRock, explicando que placas com 2 slots podem maximizar a performance e estabilidade da memória, e que isso ocorre porque os processadores AM5 têm dois controladores de memória, e esses 2 slots estabelecem uma conexão direta com os controladores, sem a necessidade de compartilhar o canal com outro slot.

Mas quando alertei sobre a quantidade de slots estava pensando em slots reserva para uma possível pane no futuro. 

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...