Ir ao conteúdo

O sensor RFID ativa a minha trava eletrônica uma vez, e depois para de ativá-la

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou trabalhando num projeto para apresentar numa feira do curso, utilizando um Esp32. O meu projeto é uma trava eletrônica com teclado matricial e o sensor RFID, sendo que a trava poderá ser ativada por ambos. O teclado matricial funciona sem o menor problema, porém, o RFID, sempre após a primeira ativação da trava, independente de ter sido através dele ou do teclado, para de ativar a trava. Analisando projetos parecidos, notei que a única coisa diferente no meu projeto, é o não uso de um relê com optoacoplador para a ativação da trava. Adquiri um outro, não exatamente ideal, porém dessa vez com optoacoplador, mas dessa vez, apesar dos leds dele indicarem que ele recebe a informação dos 5V provenientes do Esp através da porta de comunicação, nada funciona. Todos esses sintomas, me parecem ser justamente pelo fato dos relês não serem os adequados, mas gostaria de mais opiniões. Valeu! Abaixo seguem imagens dos dois relês utilizados, sendo o menor, o sem optoacoplador: 

WhatsApp Image 2024-10-06 at 17.52.33.jpeg

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Vamos falar de lógica: se a trava continua funcionando pelo teclado, a parte de potência não sofreu danos. 

Seu problema está na lógica (programação) que, aparentemente, após a primeira ativação para de monitorar o RFID. 

Falando do RFID, se este é um valor fixo na etiqueta, é considerado como válido quando comparado com o valor (ou os valores) validados. Caso o programa corrompa tais valores no processo da primeira validação esta também pode ser a causa. Muitas vezes, no processo de comparação entre o valor recebido do leitor e a tabela de valores válidos, ao fazermos a lógica do processo, para não abrir novas variáveis aproveitamos a existente e nisso a corrompemos, cuidado com isso. Caso tenha feito o programa em blocos e depois a união destes, cuidado com a história de variáveis globais e locais. Nos laços FOR, se dentro do laço existirem outros, cuidado com a variável de controle.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

...Portanto publique o fonte...

Outra coisa.. não sei o que o relé aciona mas por estar gerando um P.E.M. que pode estar zoando o rfid ou até mesmo seu mc. E tem +.. pra isolação completa para a atuação/missão do opto, os gnd's lógico de potência não devem estar conectados entre si. Também deve haver algum distanciamento mínimo entre controle e potências.

...Portanto publique o layout e/ou fotos da montagem...

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Outra coisa.. não sei o que o relé aciona mas por estar gerando um P.E.M. que pode estar zoando o rfid ou até mesmo seu mc.

Concordo. 

Já testou sem a trava, somente com o relé pra ver se ele atraca? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...