Ir ao conteúdo

Internet não atinge velocidade máxima no desktop

Ir à solução Resolvido por Renn,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!

Tenho um PC gamer (as configurações estão abaixo) e não estou conseguindo atingir a velocidade máxima de conexão via cabo. Uso um cabo há bastante tempo, que vem direto do modem, mas, ultimamente, a velocidade caiu drasticamente. De 500 Mbps caiu para 20 Mbps. Achei que fosse um problema com a operadora de banda larga, mas o Wi-Fi continua normal. Testei em um notebook (também com cabo) e a conexão chega aos 500 Mbps. Para garantir, pedi a troca do modem por um novo, mas o problema persiste.

Antigamente, ao desconectar e reconectar o cabo na placa-mãe, a velocidade voltava ao normal. Agora, mesmo fazendo isso, a velocidade fica entre 20 e 60 Mbps. Já troquei o cabo por um novo, mas não resolveu. Não consigo usar Wi-Fi, pois não tenho placa de rede Wi-Fi.

Minha placa-mãe está com a BIOS secundária queimada (uma vez dei um curto ao tentar ligar os LEDs das ventoinhas, rs). Não sei se isso influencia, mas cheguei a pensar que o problema pudesse ser ela. Alguém tem ideia do que pode ser?

Edit: Os drivers estão atualizado. Fiz questão de atualizados todos para diminuir as alternativas.

Setup atual:

MONITOR: LG 29" Ultrawide 2560x1080

CPU: AMD Ryzen 7 5700x3d

Placa-mãe: Biostar B350 Racing GT5

memória RAM: kllisre 2x16GB 3200MHZ

Armazenamento: 1x SSD NVMe M.2 1TB KC3000/ 1 HD SATA/ 1 SSD SATA 256GB

FONTE: 600w Corsair 80 Plus White VS600, PFC Ativo

PLACA DE VÍDEO: RX 6800 Sapphire pulse

Refrigeração: 05 RGB 120mm/ Watercooler DeepCool 240mm LE500

Gabinete: Blue Case BG-015

• Solução
Postado

Coisas que podem causar problemas desse tipo ou semelhante:

-Cabo;

-Rjs 45 (conector do cabo);

-Modem / (provedor...);

-Drivers com problemas;

-Problema na interface de rede do computador;

-Problemas na placa-mãe (diferentes de driver ou da entrada física da conexão rj45);

-Instalação do sistema operacional corrompida de alguma forma (a ponto de afetar o up/down da internet);

-Alguma configuração do roteador ou computador (limite via mac ou algo do tipo).

Desses quais tu já testou e garante que não são a causa do problema? Quais você não testou e pode testar?

Pra achar a solução o caminho é eliminar as possibilidades... Comece pelo mais simples e fácil de testar.

Condições necessárias para ter mais de 100mbps no computador (por cabo):

-placa-mãe com entrada Gigabit (10/100/1000mbps) -> pode conferir nas configurações de rede do windows (até mandava um print mas estou na aula e usando linux no momento);

-Cabo com as 8 vias integras e devidamente grimpadas;

-Roteador que suporte enviar tal velociade via lan;

-Provedor "provendo" a velocidade mencionada.

Wifi

-Placa wifi gigabit (que suporte a rede 5ghz);

-Roteador que suporte rede wifi 5ghz;

-Estar conectado na rede 5ghz.

Se a rede 5ghz não estiver visível, mas, ao conectar com o notebook no wifi você tem velociades superiores a 300mbps(teorica) possívelmente a sua rede está configurada com as duas frequências em "uma só".

Postado
6 minutos atrás, Renn disse:

Coisas que podem causar problemas desse tipo ou semelhante:

-Cabo;

-Rjs 45 (conector do cabo);

-Modem / (provedor...);

-Drivers com problemas;

-Problema na interface de rede do computador;

-Problemas na placa-mãe (diferentes de driver ou da entrada física da conexão rj45);

-Instalação do sistema operacional corrompida de alguma forma (a ponto de afetar o up/down da internet);

-Alguma configuração do roteador ou computador (limite via mac ou algo do tipo).

Desses quais tu já testou e garante que não são a causa do problema? Quais você não testou e pode testar?

Pra achar a solução o caminho é eliminar as possibilidades... Comece pelo mais simples e fácil de testar.

1. 1. Testei com dois cabos, mas aparentemente manteve mesma velocidade;
  2.  Bom, testei com dois cabos novos e manteve a mesma velocidade. Testando num notebook, no mesmo cabo, a velocidade vem normal (500mb);
  3. Pensei nisso, então fiz downgrade e instalei um novo (ultima att dele é de 2021).
  4. Pode ser (e é o que mais tenho pensado ser). Esse tipo de problema começou ocorrer depois que eu dei esse curto nela. Fora que ele está desligando do nada às vezes.
  5. Só testando em outra placa-mãe, né?
  6. acho difícil. Formatei tem dois meses e antes já ocorria o problema.
  7. não, porque em outros computadores ou celular vem a velocidade normal.
Postado

Caso seja a placa-mãe o probema, você pode comprar um adaptador wifi (se você está perto do roteador e não teria problemas de sinal). Tipo esse: LINK.

2 minutos atrás, VinyBr disse:

Só testando em outra placa-mãe, né?

Via cabo sim

4 minutos atrás, VinyBr disse:

não, porque em outros computadores ou celular vem a velocidade normal.

Sobre isso eu falava de configurações especificas para o mac do seu computador. Mas de todas essa é de longe a que menos tem chance de ser a causa do seu problema, alguém teria que ter configurado isso...

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Só para curiosidade:

Meu problema era o cabo! Mas o defeito era uma coisa absurda:

Meu gato roeu o cabo, não tão fundo, mas também não tão superficial. Essa parte ficava atrás de um vaso de plantas, então ora ou outra movia o cabo, o que fazia a conexão, sei lá como, oscilar entre a velocidade máxima e mínima. Só descobri, porque precisei retirar o fio dali para pintar a parede. rsrs

• Haha 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!