Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma fonte Galax Omega GL500S, após 1 mês de uso a fonte começou a apresentar Coil Whine, um ruído agudo e persistente. Mas o curioso é que isso só acontece durante os horários de meio-dia até as 5 da tarde mais ou menos e depois para. E no dia seguinte é a mesma coisa sempre no mesmo horário. Alguém faz ideia do que poderia ser? Sem falar que a ventoinha da fonte é barulhenta, mas tinha me acostumado com isso, agora esse coil whine é muito irritante.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Fonte Galax Omega GL500S com Coil Whine em horário específico do dia
  • Membro VIP
Postado

@joaopaulofreire Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Isso é normal, acontece devido a ruídos na rede elétrica. Acontece também com aparelhos de som antigos: em horários específicos do dia eles apresentam um zumbido bem irritante que atrapalha bastante na hora de curtir uma música. A solução para isso é usar um filtro de linha de qualidade, como o Clamper Energia 5 ou Energia 8. No meu caso o Clamper resolveu o ruído da fonte, mas não eliminou 100% o zumbido do meu receiver, embora tenha diminuído MUITO a ponto de não ser mais um incômodo.

Esse ruído geralmente acontece quando tem um chuveiro/torneira eletrônica, por usar um circuito regulador para controlar a temperatura da água, acaba gerando ruído na rede elétrica. Se não for na sua casa, provavelmente algum vizinho está tomando banho em chuveiro eletrônico no exato momento que o ruído ocorre na sua fonte.

Obs: O uso de filtro de linha não garante que o ruído não vá acontecer nele próprio ao invés de na fonte/aparelho de som, mas será mais baixo. Se quiser remover 100% do ruído, aí a única solução é um no-break de dupla conversão ou um bom condicionador de energia.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, joaopaulofreire disse:

@Ferox Graxaim Uso exatamente em um Clamper Energia 5. Como aqui é uma região quente nenhum vizinho tem chuveiro elétrico rsrs.

Esse Clamper Energia 5 é novo? Estranho não estar filtrando o ruído, provavelmente é um ruído muito forte na rede elétrica.

Eu disse chuveiro eletrônico como exemplo (chuveiros elétricos convencionais não fazem isso). Mas pode ser muitas outras coisas, inclusive ar condicionado do tipo "inverter" que também funciona com circuito PWM que pode gerar ruídos na rede elétrica.
No teu caso se isso realmente for um incômodo muito grande, então precisa de um filtro de linha com indutores (não conheço boas marcas que fazem esse tipo de filtro de linha), ou até mesmo apelar para condicionador de energia.

Tente ligar a fonte diretamente na tomada sem ser no filtro de linha, se o ruído aumentar então é o filtro que não está dando conta mesmo. Se o ruído continuar a mesma coisa, pode ser um defeito no teu filtro de linha.

• Curtir 1
Postado

@Ferox Graxaim Já tenho esse Clamper a uns 3 anos. Já testei direto na tomada e foi a mesma coisa. O ruído sumiu, não sei se a temperatura ambiente tem alguma influência, já que começou a ficar um clima mais frio. Bom, se o ruído retornar eu informo a todos novamente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!