Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de uma recomendação de upgrade, meu setup atualmente é:

placa-mãe: ASUS h310M-E

placa de vídeo: Ryzen 5500xt 4gb

processador: i5 9400f

memória RAM: 2x 8gb ram

fonte: 500w

com estas configs eu consigo rodar a maioria dos jogos que eu gosto mas queria dar um boost de performance se possível para rodar jogos em 2k, não queria gastar muito agora de cara poderia ser em partes alguma recomendação?

Postado

Com seu orçamento, você só tem duas escolhas de upgrade, ou CPU ou GPU. Mas o que vai definir qual das duas é mais prioridade pra você é o tipo de jogos que você joga, isso não foi citado.

1 hora atrás, kareco disse:

fonte: 500w

Você precisaria informar a marca e modelo dessa fonte, porque você pode até ter uma fonte perigosa no seu PC e não está sabendo.

EDIT: Agora com a edição do título, acho que entendi a dúvida, você quer jogar jogos na resolução Quad HD? Porque entendi que "2K" é o valor do upgrade....

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Upgrade em PC com RX 5500 XT e Core i5 9400F para jogos em QUADHD 2K
Postado
17 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Com seu orçamento, você só tem duas escolhas de upgrade, ou CPU ou GPU. Mas o que vai definir qual das duas é mais prioridade pra você é o tipo de jogos que você joga, isso não foi citado.

Você precisaria informar a marca e modelo dessa fonte, porque você pode até ter uma fonte perigosa no seu PC e não está sabendo.

EDIT: Agora com a edição do título, acho que entendi a dúvida, você quer jogar jogos na resolução Quad HD? Porque entendi que "2K" é o valor do upgrade....

a fonte é uma Fonte Pichau Nidus 500W Bronze 80 Plus

sobre a duvida seria isso quad HD, sou meio leigo nos termos, no momento estou jogando por exemplo o Assassin's Creed Odyssey e queria jogar o valhalla, e jogos que ainda vão lancar tipo o gta 6, sobre orçamento na media uns 2k mesmo mas isso por agr no ano que vem pretendo dar mais um upgrade

• Solução
Postado
agora, kareco disse:

5a fonte é uma Fonte Pichau Nidus 500W Bronze 80 Plus

sobre a duvida seria isso quad HD, sou meio leigo nos termos, no momento estou jogando por exemplo o Assassin's Creed Odyssey e queria jogar o valhalla mas meu pc da umas lagada nele, sobre orçamento na media uns 2k mesmo mas isso por agr no ano que vem pretendo dar mais um upgrade

Entendi. Bom, os jogos citados são meio são pesados tanto para sua placa de vídeo quanto para o seu processador, mas infelizmente com R$2.000 você só poderá escolher um dos dois. Sem dúvidas o que mais vai dar resultado pra você agora é a troca de placa de vídeo, processador pode ficar pra depois. O único efeito de combinar seu processador com uma placa mais potente é que em algumas regiões com muitos NPCs (cidades) o FPS pode acabar caindo um pouco abaixo dos 60 FPS, independente da configuração gráfica que você usar. Mas não seria nada grave.

Sendo assim, minha recomendação pra você seria uma RX 7600 8GB. Atualmente o modelo mais barato dela é a versão triple fan da Gigabyte, é um modelo com 282mm de comprimento, se seu gabinete não for tão pequeno, não haverá problemas.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25487/placa-de-Vídeo-gigabyte-amd-radeon-rx-7600-gaming-oc-8gb-gddr6-fsr-ray-tracing-gv-r76gaming-oc-8gd

OBS: A RX 7600 é uma placa mais indicada para Full HD em jogos atuais, mas por serem dois jogos antigos que você está interessado, Quad HD não será problema. Para jogar games atuais em Quad HD com mais tranquilidade, você precisaria investir numa RX 7700 XT ou algo mais potente, isso te custaria próximo dos R$3.000. Ainda assim, dá pra arriscar alguma coisa com a RX 7600, principalmente fazendo uso do FSR ou XeSS.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Entendi. Bom, os jogos citados são meio são pesados tanto para sua placa de vídeo quanto para o seu processador, mas infelizmente com R$2.000 você só poderá escolher um dos dois. Sem dúvidas o que mais vai dar resultado pra você agora é a troca de placa de vídeo, processador pode ficar pra depois. O único efeito de combinar seu processador com uma placa mais potente é que em algumas regiões com muitos NPCs (cidades) o FPS pode acabar caindo um pouco abaixo dos 60 FPS, independente da configuração gráfica que você usar. Mas não seria nada grave.

Sendo assim, minha recomendação pra você seria uma RX 7600 8GB. Atualmente o modelo mais barato dela é a versão triple fan da Gigabyte, é um modelo com 282mm de comprimento, se seu gabinete não for tão pequeno, não haverá problemas.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25487/placa-de-Vídeo-gigabyte-amd-radeon-rx-7600-gaming-oc-8gb-gddr6-fsr-ray-tracing-gv-r76gaming-oc-8gd

OBS: A RX 7600 é uma placa mais indicada para Full HD em jogos atuais, mas por serem dois jogos antigos que você está interessado, Quad HD não será problema. Para jogar games atuais em Quad HD com mais tranquilidade, você precisaria investir numa RX 7700 XT ou algo mais potente, isso te custaria próximo dos R$3.000. Ainda assim, dá pra arriscar alguma coisa com a RX 7600, principalmente fazendo uso do FSR ou XeSS.

E se no caso eu trocar primeiro a placa de vídeo seria necessário também a troca da fonte pra uma mais potente? ou a 500w tancaria?

Postado

@kareco aí vai depender de quando você vai fazer esse upgrade, porque preço de CPU varia muito com a época. Se fosse hoje, pra qualquer uma das duas placas, eu pegaria pelo menos um Ryzen 5 5600 ou um Core i5 12400F, pra cada um dos dois você precisaria também de uma nova placa-mãe compatível também.

O tipo de CPU que você usa depende mais dos jogos que você vai jogar do que da placa de vídeo. Por exemplo, você que parece ser um jogador mais focado em games de campanha, os CPUs acima conseguirão rodar a grande maioria deles tranquilamente a 60+ FPS sem esforço. Se você fosse um jogador focado no competitivo, rodando games a 100-200 FPS ou até mais (dependendo do jogo), nesse caso as vezes é melhor focar mais no processador e deixar a placa de vídeo mais de lado, até porque você provavelmente vai sacrificar qualidade gráfica para atingir altos FPS.

Postado

@GuilhermeGB não tô muito preocupado em competitivo rodando o jogo a 60fps e bonito pra mim já basta, então em resumo pra minha necessidade no momento só a placa estaria de bom tamanho né? porque vários jogos pedem bastante vram da placa de vídeo, e a minha é limitada a 4gb

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!