Ir ao conteúdo

Vale R$3000,00?: H510M-HVS, Core i3 10100F, 16GB e Radeon RX 6600?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Vocês acham que esse PC valendo 3 mil reais está com um valor bom para as peças dele? Ou está muito caro? 

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-turing-intel-i3-10100f-radeon-rx-6600-8gb-8gb-DDR4-SSD-240gb-31038

Pra quem quer saber, essas são as configurações dele:

- Processador Intel Core i3-10100F, 4-Core, 8-Threads,3.6Ghz (4.3Ghz Turbo)

-placa-mãe ASRock H510M-HVS R2.0, DDR4, Socket LGA1200, M-ATX, Chipset Intel H510

-2 x memória Mancer Banshee, 8GB (2x8GB), DDR4, 3200MHz

-1 x SSD Lexar NS100, 256GB, Sata III 6GB/s

-Placa de Vídeo ASRock Radeon RX 6600 Challenger D, 8GB, GDDR6

-Fonte Mancer Thunder 500W Bronze 80 Plus

-as demais informações estão no link

E também, o foco desse PC não seria totalmente para jogos, mas para estudos, mas claro alguns jogos também, nada muito pesado como cyberpunk (não sei se cyberpunk no mínimo roda nesse pc), jogos como mine sem RTX, the isle, roblox, universe simulator, e todos os jogos da franquia cod e battlefield, e quem sabe um gta V. (para termos de comparação, o jogo é jogavel pra mim se for acima de 30 fps, se for acima disso pode considerar) 

• J.Augusto F alterou o título para Vale R$3000,00?: H510M-HVS, Core i3 10100F, 16GB e Radeon RX 6600?
Postado

Ao meu ver, é um dinheiro mal investido, sem muitas possibilidades de upgrade (a 10ª geração está morta, as opções de processadores estão custando bem mais do que valem). E eu não recomendo que ninguém compre esses PCs montados por lojas, você mesmo pode ver que a seleção de peças é bem ruinzinha. Selecionaram memórias e fonte da marca própria deles, são produtos de qualidade duvidosa, já vi alguns relatos de problemas. SSD SATA nem faz mais sentido hoje em dia, e menos sentido ainda é SSD de 256GB, não tem espaço pra quase nada.

Postado

Lá tinha opções para mudar alguma peças na pichau, quais peças tu recomendaria eu mudar e por quais? 

Edit: eu vi quais peças davam pra mudar e quais estavam disponíveis:

Fora essas, dava pra mudar o gabinete, mas a cpu, cooler, placa de vídeo e fonte N dava

Screenshot_20241015-174608~2.png

Screenshot_20241015-174641~2.png

Screenshot_20241015-174716~2.png

Postado

não muda muita coisa, eu acho que vale mais a pena tentar comprar um CPU da china como Ryzen 5 5600, 4500, 5500 em grande promoções no Ali e compras as peças + custo-benefício. Infelizmente, qualidade custa caro, pra montar um PC legal, monitorando preços vai gastar uns 3800 a 4k, fora os periféricos. O que eu te recomendo é grupos de promoções, lives e monitorar os preços manualmente também. Sem falar que nessa época do ano, tuda tá caro, pré-black friday sempre é assim.

Postado

Mano, um Ryzen 5 de 5° geração? 4° geração? Isso não está meio atrasado não? Ao menos a placa de vídeo e a placa-mãe são descentes? Ou tem que mudar a placa-mãe também? 

Postado

@Maré Vermelha não é algo que dá pra resolver com pequenas mudanças, a base do PC é ruim. Pra você montar um PC bem montado você teria que escolher peça por peça e em lojas diferentes para pegar os melhores preços. Um PC bom que vale a pena investir custa mais de R$3.000. Dá pra montar uma máquina decente com menos de R$3.000 sim, mas seria um tipo de máquina pra você ir melhorando aos poucos, começando de baixo, no fim das contas o PC final ainda vai custar mais de R$3.000. Esse PC aí do link não dá nem pra fazer isso.

• Triste 1
Postado

Mano, já tive um notebook com 4gb RAM, Intel celeron n4100 e o uhd graphics 600, consegui conviver por ele por 1 ano (só n deu mais porque quebrou) eu não preciso de uma MÁQUINA de início tlgd? Eu só preciso de algo para estudos e uns joguinhos básicos como falei, mesmo sendo 3k, e que eu precise futuramente atualizar, isso não vai ser problema. Ignorando tudo isso, a placa de vídeo ao menos é decente? (se for, me fala uma placa-mãe pra essa gpu, porque N sei escolher placa-mãe kk) 

Postado

@Maré Vermelha é o que estou tentando te explicar. Se você comprar essa máquina aí agora, não tem upgrade, você vai ter que montar um outro PC quase do zero na próxima vez. Se você montar uma máquina de forma inteligente, você pode ir melhorando aos poucos, conforme você tiver condições.

Pra você que já está sofrendo com notebook fraco, um PC com APU AMD já seria uma máquina da NASA, daria pra montar um PC assim com menos de R$3.000 e com tempo você vai colocando placa de vídeo, melhorando o processador, colocando um monitor bom, etc. A ideia seria iniciar com uma APU Ryzen 5 4600G, uma placa-mãe Gigabyte A520M S2H e 2x8GB 3200MHz, por exemplo. Você já pega uma fonte decente pra esperar a placa de vídeo, e um SSD NVMe de 1TB pra ter bom espaço de armazenamento. Gabinete bom também é importante, assim você não vai sofrer com problemas de temperatura quanto tiver uma máquina boa. Mas precisaria estar ciente que incialmente nem tudo que você quer vai rodar bem nesse PC, Cyberpunk 2077 é um exemplo.

Postado
1 hora atrás, Maré Vermelha disse:

alguns jogos também, nada muito pesado

todos os jogos da franquia cod e battlefield, 

COD, BF e jogos "não muito pesados" não combinam bem. 😉 

Se faz questão do PC montado Pichau, pelo menos compre um com CPU AMD, assim pelo menos tem opção de melhorar.

Esse com Ryzen 5600GT é menos pior:

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-apolo-ii-amd-Ryzen-5-5600gt-16gb-DDR4-SSD-240gb-45199

Não da opção de colocar 16 GB de RAM, mas é só comprar mais um pente separado da mesma incluída.

Troque a placa-mãe pela Danuri B550M-PX, assim fica com opção de usar um CPU melhor quando comprar uma GPU dedicada.

Depois compre uma RX 6600.

Postado
10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Maré Vermelha é o que estou tentando te explicar. Se você comprar essa máquina aí agora, não tem upgrade, você vai ter que montar um outro PC quase do zero na próxima vez. Se você montar uma máquina de forma inteligente, você pode ir melhorando aos poucos, conforme você tiver condições.

Pra você que já está sofrendo com notebook fraco, um PC com APU AMD já seria uma máquina da NASA, daria pra montar um PC assim com menos de R$3.000 e com tempo você vai colocando placa de vídeo, melhorando o processador, colocando um monitor bom, etc. A ideia seria iniciar com uma APU Ryzen 5 4600G, uma placa-mãe Gigabyte A520M S2H e 2x8GB 3200MHz, por exemplo. Você já pega uma fonte decente pra esperar a placa de vídeo, e um SSD NVMe de 1TB pra ter bom espaço de armazenamento. Gabinete bom também é importante, assim você não vai sofrer com problemas de temperatura quanto tiver uma máquina boa. Mas precisaria estar ciente que incialmente nem tudo que você quer vai rodar bem nesse PC, Cyberpunk 2077 é um exemplo.

Pô, interessante Man, uma dúvida, posso pegar uma maxsun b550m envez de uma a520m? Tipo, uma diferença de uns 200 reais, mas essa b550m é melhor que essa que tu falou? Ou por 200 reais de diferença não vale a pena? A memória RAM e o SSD eu concordo contigo.

Aliás, em relação ao cpu, há alguma diferença no desempenho em geral entre a Ryzen 5 4600g e a Ryzen 5600gt que valha a diferença de preço entra as duas? 

Mas a gpu tá boa né? 

Postado

@Maré Vermelha eu não sou fã dessas placas importadas, mas vai de cada um. Você estaria pegando uma B550, mas é uma B550 capada em vários pontos. Geralmente o pessoal opta por placas com chipset B550 por causa do PCI-Express 4.0, mas esse suporte não existe nas APUs, seria algo pensando no próximo upgrade de processador, o Ryzen 7 5700X3D. A ASUS TUF A520M-Plus II é muito superior a ela em quase todos os aspectos, perde no suporte a PCI-Express 4.0 por causa das limitações do chipset A520.

A diferença do 4600G para o 5600GT está apenas na CPU. O Ryzen 5 4600G é um CPU com arquitetura baseada na 3ª geração (núcleos Zen 2), e o Ryzen 5 5600G é baseado na arquitetura de 4ª geração (núcleos Zen 3). Os dois possuem desempenho similar em relação ao gráfico integrado, então na maioria dos jogos o desempenho será semelhante, já que o gráfico integrado é o gargalo na maioria dos casos. Quando combinados com uma placa de vídeo, o 5600GT poderia apresentar desempenho melhor, dependendo do jogo.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB então dando uma geral, comprar uma cpu Ryzen 4600G, como é gráfico integrado eu não necessariamente precisaria comprar uma placa de vídeo né? (mas se eu quiser eu posso).

então supondo que POR AGORA eu não colocasse uma placa de vídeo, mas no futuro eu colocasse, qual placa-mãe tu recomenda? 

E a placa de vídeo? Tá bom? 

• Solução
Postado

@Maré Vermelha você não precisa, o gráfico integrado de um 4600G/5600G fica com desempenho bem próximo de placas dedicadas como a RX 550 e GTX 750 Ti. Pra rodar uma GTA V vai ser bem tranquilo, o jogo é antigo e bem otimizado. Roblox nem se fala, outro jogo fácil de rodar. Battlefield até o 5 você deve rodar com pelo menos 30 FPS em 1080p, mas jogos FPS online a experiência é melhor a 60+ FPS, talvez você consiga isso rodando em 720p com gráfico no mínimo.

A placa-mãe eu já dei algumas sugestões. Modelo abaixo de R$500, Gigabyte A520M S2H. Abaixo de R$600 seria a ASUS TUF Gaming A520M-Plus II, mas também tem essas B550 importadas, a que preferir. Antigamente dava pra achar a MSI B450M PRO-VDH Max nessa faixa de preço também, mas ela ficou mais cara devido a popularidade, então já não acho tão interessante. Acima dessas, eu só recomendaria a MSI B550M PRO-VDH WiFi, aí já salta lá para os R$850 (essa placa custava perto dos R$700 meses atrás).  Essa última placa que mencionei, seria um modelo bem completinho, tem mais do que um usuário comum precisaria.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!