Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera, tenho muita sucata aqui em casa, principalmente fontes de computador, e tava vendo com o chatGPT parece ser possível, mas queria a opiniao de vocês 

Postado

Pra ligar o motor do HD, basta alimentar a placa dele com as tensões de 5 e 12V. 

Sem o cabo de dados do computador, o motor gira. 

Pode até tirar o mecanismo da agulha e o disco que o motor continua funcionando. 

Agora, se quiser variar a velocidade ou sentido de rotação do motor, aí já é outra história. 

O mosfet sozinho não serve. 

Precisa de um circuito pra controlar o motor. 

Isso existe pronto pra vender, pra fazer já é uma pouco complicado. 

• Curtir 1
Postado

eu vi muitas pessoas usando o TIP122, eu estou usando um arduino UNO para mandar os pulsos para o MOSFET, pelo o que pesquisei o NMOSFET tem um tempo de resposta mais rápido que o do Transistor Darlington

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, 9nkn0wn disse:

pessoas usando o TIP122

Publique seu esquema e sua fonte de onde tirou azidéia. Um motor de HD não é tão simples ligar com tip122 nem mesmo mosfet. O motor (tipo motor de passo ou motor brushless) precisa de algo mais inteligente.

E não é só questão de tempo de resposta mas sim de perdas, saturações, Rdson e alguns etc. De fato um mosfet se dá melhor pra controlar motor

Postado

O primeiro circuito, é mais adequado pra motor de passo. Pra esse tipo do HD até funciona, mas não é muito bom. 

O ideal é o segundo circuito, mais completo. Porém precisa de um driver pra acionar os MOSFETs corretamente, principalmente os que estão na parte de cima. 

Eu faria esse circuito de baixo em modo misto. 

Usando 3 transistores PNP em cima e três MOSFETs embaixo, assim a questão do driver ficaria bem mais fácil. 

Postado

cara eu tentei fazer o segundo, ai realmente acho que precisa do driver, vou anexar uma foto do circuito, cara, mas assim, eu conectei o pino de terra do motor no GND do circuito, tudo bem?

ImagemdoWhatsAppde2024-10-16(s)21_50.30_62d1e544.thumb.jpg.3fa32e42a191035fdc0cbd0ab50d5620.jpg

estou usando 6 16N60

Postado

precisa do driver

Com certeza, o Arduino não tem tensão suficiente pra acionar um mosfet nessa configuração. 

eu conectei o pino de terra do motor no GND do circuito, tudo bem?

Não. 

Esse terminal só deve ser usado quando for o sistema com os 3 transistores (1º circuito). 

Postado
20 minutos atrás, 9nkn0wn disse:

o que acha ?

Esse CI eu não conheço direito, mas sei que é o caminho.

Você tem 3 pares de Mosfets, logo serão 3 CIs desses.

Pra aprendizado, beleza. Eu mesmo já fiz muita coisa desse tipo.

Mas na prática, é muita coisa pra controlar um mísero motor de HD.

Tem outros CIs, que englobam tudo isso. Apenas com os pinos para fazer o controle e alimentação

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, 9nkn0wn disse:

pino de terra do motor no GND do circuito, tudo bem?

Tudo médio. Não pegue o terra do motor do gnd do circuito mas sim direto da fonte. Ok.. na teoria é a lesma lerda mas na prática há forças ocultas e sinistras envolvidas.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!