Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente troquei meu roteador da claro pelo kit vsol + roteador tp-link xx530v, esta tudo funcionado a contento agora, porém eu estou com dificuldades e nem sei se é possível fazer isso,
mas gostaria de acessar a gpon vsol diretamente pela rede, será que isso é possível.
Minha estrutura esta assim: Fibra da Vivo na gpon vsol em bridge(ip 192.168.1.1) dai pro roteador xx530(ip 192.168.0.1) onde ele disca o pppoe e distribui os ips para minha rede.
Existe essa possibilidade, de acessar a gpon diretamente da rede? Alguém consegue me ajudar com isso?

• Membro VIP
Postado

Via rota estática, criada no TP-Link para a rede 192.168.0.0/24 via interface que conecta ambos Vsol <> TP-Link

Via rota estática também no Vsol para a rede 192.168.1/0/24 pois é a rota "de volta" do pacote partindo do TP-Link e vice-versa, uma vez que a conectividade entre ambos ocorre via NAT atualmente (provavelmente).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Acredito que seria mais algo assim:

TP-LINK:

Network Destination: 192.168.1.0

Subnet Mask: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.0.1

Interface: LAN

VSOL:

Network Destination: 192.168.0.0

Subnet Mask: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.1.1 (ou o endereço da interface diretamente conectada ao TP-Link)

Interface: (que estiver diretamente conectada ao TP-Link)

As rotas precisam estar criadas em ambos equipamentos, se estiver em apenas 1 deles o pacote não conhecerá a rota "de volta" e não haverá conectividade IP entre essas redes especificas.

Postado

Apenas uma correção: precisa apenas definir uma rota no equipamento upstream, pois o equipamento downstream já tem uma rota padrão que é capaz de alcançá-lo.

• Membro VIP
Postado

@Buga Laza

ONU está em modo bridge neste caso, precisa rota nos dois pois o endereçamento IP no roteador TP-Link depois da ONU (Vsol) não tem endereço IP da ONU e sim do concentrador PPPoE (CGNAT). A conectividade local entre os dois se dá apenas na camada 2 nesta situação específica. Para se estabelecer conectividade nas camadas superiores, é necessário esse apontamento inclusive indicando qual a interface para que ambos "se enxerguem" para além da camada 2.

Sua premissa estaria 100% correta se a ONU estivesse "roteada", sim neste caso conectividade na camada 3 e superiores já estaria estabelecida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!