Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Aqui numa empresa, temos um MikroTik e um Roteador Intelbras sr1041e.

Quando conecto nesse roteador, ele diz que não há conexão com a internet e fica em vermelho o led nele.

Porém os celulares conseguem navegar normalmente na internet, e os computadores não.

O que pode ser ? Dns, gateway estão todos iguais. As vezes o computador até conecta e funciona normalmente. 

Agora por exemplo está conectado, e no roteador fica assim também. Mas navego normal pela internet.

Captura de tela 2024-10-23 130211.png

Postado

Não use a porta WAN num roteador secundário. Nunca. A bem da verdade,  há casos em que pode preferir ou até precisar fazer isso, mas nesses casos provavelmente não estaria escrevendo nesse forum a respeito.

Use a porta LAN. Sempre as portas LAN. Não desative DHCP no intelbras. É bobagem abrir mão de algo que já tem e deixar aumentar a latência e a redundância a toa. 

Mantenha um único gateway e uma única rede IP. Mudar isso cria inúmeros problemas e perdas de banda (até uns 40% já na segunda rede) e de conectividade. Não ligue roteadores em cascata. 

• Curtir 1
Postado

Nesse caso o link nosso está junto com esse roteador, e aí está mandando o sinal pro MikroTik e recebendo de volta, ainda não tive tempo de parar tudo aqui pra testar, mas não sei porque a pessoa que instalou não mandou direto o link pro mikrotik, mas o que me deixa curioso, é que as vezes funciona, e as vezes não. E o nos celulares sempre funciona.

• Membro VIP
Postado

@RaphaellReis geralmente Mikrotik tem algumas portas Ethernet, sugeriria conectar algum PC via cabo diretamente no MK e verificar se o problema de conectividade permanece, ou melhor ainda, saca o Mikrotik fora e conecte seu Intelbras direto no modem/ONU da operadora e faça novos testes nesta nova configuração.

Obs.: se o equipamento da operadora estiver em modo bridge Mikrotik estiver fazendo a discagem/autenticação PPPoE, pode ser que a configuração da WAN do Intelbras precise mudar para PPPoE tambem, e se for esse o caso, sera necessario entrar em contato com o provedor para saber qual o login e senha (no Mikrotik pode ser possível ver qual).

Postado

@Linio Alan O problema só ocorre pela rede wireless do Intelbras, o MikroTik não está fazendo a discagem PPPoe. Agora estabilizou no meu computador, mas tem dois computadores que oscilam direto quando conectado nesse roteador Intelbras.

• Membro VIP
Postado

Entendi parece ser mesmo um problema de sinal degradado se o comportamento oscila tanto assim.

Eu vi ali que o MTU está definido para 1492, não que este valor esteja necessariamente errado, mas pode estar inadequado para a sua rede específico, ainda mais se considerando que tem muito hops (saltos) dentro da sua rede LAN (ONU <> Mikrotik <> Intelbras) nessas condições o MTU pode ser reduzido consideravelmente devido o overhead de protocolos.

Faça um teste de "ping estendido" para o IP de gateway padrão (IP do Intelbras) da forma como apontado abaixo, e vá baixando o valor do tamanho do pacote no teste até que o ping funcione sem desfragmentar. Uma vez descoberto o valor correto de MTU, atualize o valor no seu roteador Intelbras, salve a configuração, desligue todos os equipamentos por 5 minutos e teste novamente

ping {ip_gateway_padrao} -t -f -l {valor_MTU}

Ex.: ping 192.168.0.1 -t -f -l 1492

image.png.8a30f4f58b4f6450672354759d11db44.png

Depois de ter feito o teste e encontrado o valor correto e alterado no Intelbras, é importante também certificar-se de que no Windows o valor também esteja dentro do intervalo adequado, para isso use o comando abaixo, tanto para descobrir o atual MTU das interfaces de rede no Windows quanto para alterar o valor:

#Mostra os valores de MTU para todas as interfaces no Windows:

netsh interface ipv4 show subinterfaces

#Altera o valor de MTU para a interface desejada (substitua o nome da interface para a do seu sistema e o valor de mtu pelo desejado):

netsh interface ipv4 set subinterface "Ethernet" mtu=1500 store=persistent

Valor incorreto de MTU na rede se traduz em muita degradação e todos os problemas que você relatou e ainda mais alguns outros, então é extremamente importante o roteador estar com valor de MTU corrreto de acordo com a sua rede.

E estamos falando apenas do MTU no segmento de rede entre o Intelbras e os PCs. O segmento de rede entre o modem/ONU da operadora e o MIkrotik e entre o Mikrotik e o Intelbras é outro também:

ONU/modem <MTU> Mikrotik

MIkrotik <MTU> Intelbras

Intelbras <MTU> rede LAN

Teoricamente cada segmento terá um valor mais adequado e diferente um do outro, cabe à você fazer os testes como sugerido, descobrir qual o valor adequado/correto e corrigir caso nas configurações de cada equipamento o valor não estiver dentro do MTU size que passou no teste sem desfragmentar.

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, RaphaellReis disse:

Agora por exemplo está conectado, e no roteador fica assim também. Mas navego normal pela internet

trecho.png.b642e13c4511acf68963983eb2318c68.png

Isso é normal. Aparece indicação de erro porque a WAN não está conectada e o software do roteador sempre supõe que seja ele o gateway da rede através de NAT na porta WAN.

Navega porque na LAN o gateway padrão tem conexão com a internet, aparentemente para a rede 192.168.15.0

Isso se de fato não está usando a porta WAN nesse aparelho. 

E ainda não está claro como esses aparelhos estão conectados fisicamente

3 horas atrás, RaphaellReis disse:

Agora estabilizou no meu computador, mas tem dois computadores que oscilam direto quando conectado nesse roteador Intelbras

Quando eles estiverem do lado negativo do "oscila direto"  veja qual a configuração de rede deles. Está no automático? Que endereço de gateway estão usando quando não navegam? 

E quando não navegam acessam a rede interna?   O comum para desconexão intermitente é ter um aparelho qualquer na rede com DHCP ativo mas não configurado. Isso porque toda vez que esse aparelho fornecer endereços de rede vai dar m. porque o gateway dele não vai dar em lugar nenhum; Mas ao reconectar pode conseguir conexão e aí fica difícil de entender.  Acontece muito com provedores que tem a ideia genial de usar 192.168.0.0 como rede padrão --- como a CLARO --- de virar um inferno porque metade dos aparelhos do mundo usa esse mesmo endereço. A VIVO só não é igualzinho porque o código de operadora da Telefonica era 15 e o marketing resolveu mudar a rede, mesma razão pela qual a VIVO atende em 8486 (que é VIVO no teclado): marketing para uso da marca, nada para realmente ajudar. Mas ajuda pra caramba.

Pergunto:

Como estão ligados esses aparelhos? Quais os modelos?

1 hora atrás, Linio Alan disse:

Entendi parece ser mesmo um problema de sinal degradado se o comportamento oscila tanto assim.

Alta fragmentação não vai levar a conexões intermitentes.

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan Descobri o mtu aqui e vou fazer os testes. Obrigado por enquanto

@arfneto As configurações são a mesma, quando ele não navega não pinga os outros computadores, mas consegue acessar o roteador pelo ip. Ips fixados pelo mikrotik, gateway, dns tudo sempre o mesmo de quando navega.

2 horas atrás, arfneto disse:

Pergunto:

Como estão ligados esses aparelhos? Quais os modelos?

Você diz os que não navegam ? Eles estão acessando o roteador pela rede wireless, é um desktop antigo e um notebook Samsung.

Postado
16 minutos atrás, RaphaellReis disse:

As configurações são a mesma, quando ele não navega não pinga os outros computadores, mas consegue acessar o roteador pelo ip. Ips fixados pelo mikrotik, gateway, dns tudo sempre o mesmo de quando navega.

Quando os PC estão sem conexão quer dizer conexão com a internet ou com a rede local? Qual a configuração de rede num caso em que não tem conexão? O que o sistema reporta?

IPs fixados pelo mikrotik quer dizer DHCP? porque não tem DHCP nos dois pontos? A ONU está em modo bridge?

Postado

@arfneto Quando estão sem conexão é os dois, tanto rede local, quanto internet. Sempre é a mesma configuração de conexão, eu não altero nada e as vezes funciona.

Somente deixei o mikrotik distribuindo os ips. ONU não está em bridge, preciso confirmar, mas acho que o link da vivo vai para o intelbras, e ai vai pro Mikrotik, e depois volta uma lan para o Intelbras. Não sei porque foi feito assim aqui, e também como é uma indústria não posso ficar parando para fazer muitos testes com o Mikrotik, então se tá funcionando, por enquanto vai ficar assim até puder entender melhor.

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, RaphaellReis disse:

@arfneto Quando estão sem conexão é os dois, tanto rede local, quanto internet. Sempre é a mesma configuração de conexão, eu não altero nada e as vezes funciona.

Somente deixei o mikrotik distribuindo os ips. ONU não está em bridge, preciso confirmar, mas acho que o link da vivo vai para o intelbras, e ai vai pro Mikrotik, e depois volta uma lan para o Intelbras. Não sei porque foi feito assim aqui, e também como é uma indústria não posso ficar parando para fazer muitos testes com o Mikrotik, então se tá funcionando, por enquanto vai ficar assim até puder entender melhor.

Isso está causando um Loop de Camada 3.

Desfaça isso seja lá por qual razão foi feito, se continuar a rede continuará errática.

Só de desfazer já provavelmente vai notar as coisas normalizarem.

E se a ONU da Vivo esiver em modo router, a sua topologia está fechando também um NAT Restrito (Duplo/Triplo-NAT), o que também vai causar problemas, principalmente em aplicações em tempo real e sites pesados. A solução ao meu ver mais adequada é colocar ambos Intelbras e Mikrotik na ONT Vivo (portas separadas), passando o Intelbras (que parece ser um MESH) para modo Repetidor/AP inclusive. A configuração no Mikrotik pode ser mais específica, mas o correto é passar a interface dele que conecta na ONT Vivo para modo Client/DHCP_client e, criar uma "bridge_interface" e colocar todas as interfaces dentro dessa bridge para que todas participem/recebam pacotes do domínio broadcast da ONT Vivo (incluindo DHCP).

E, se realmente o seu ambiente for o de Indústria e a rede de TI tiver qualquer intersecção com a rede OT da sua Indústria, que esse trabalho seja feito por uma consultoria especializada em cybersegurança, redes OT/Industriais são invadidas invariavelmente por má configuração da rede de TI, apenas sugestão.

• Curtir 2
Postado

@Linio Alan  Pelo o que eu entendi é isso mesmo, o roteador intelbras tem dois cabos conectados. Vou verificar assim que puder, eu sou a primeira pessoa de TI aqui, e foi uma empresa que fez a instalação desse MikroTik rs

Obrigado por enquanto

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...