Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, fiz um upgrade do Ryzen 5 5600 para o Ryzen 7 5700X3D, o processador chegou ontem. Instalei e tava travando demais, até deu tela azul. Achei que fosse a fonte, porque ela é de 550W, mas resolvi atualizar a BIOS e os travamentos pararam. Agora, o problema é o superaquecimento. Eu uso um water cooler de 240mm da Rise Mode e, mesmo assim, a temperatura chega a mais de 80°C. No meu Ryzen 5 5600, a temperatura não passava dos 60°C, mesmo em jogos pesados. Esse water cooler é tão ruim assim para o Ryzen 7 5700X3D? A temperatura tá oscilando bastante.

Ryzen 7 5700X3D

B550M PRO VDH WIFI MSI

2x8GB RAM 3200Mhz Asgard

RTX 4060 2x Galax

FONTE 550W 80 Plus Bronze Pichau

6 Fans No Total, 4 Fans + 2 do W.C

Gabinete Mancer Ward

Obs: Uso sem o Painel Frontal

• Curtir 1
Postado

Refaça a instalação do bloco, pode ter ficado sem o contato ideal, quando remover repare se a pasta térmica espalhou de maneira uniforme sobre o CPU, se ficar falha em algum lado, o aperto não foi o correto, sempre faça em "X" um pouco de cada vez.

• Curtir 1
Postado

@HnZZ provavelmente o bloco não está correto igual o amigo falou acima, tenho a mesma config de placa-mãe, processador e water cooler e não passa de 60º mesmo em jogos pesados (red 2, Cyberpunk)

Postado

@oreiaa @1lokos Refiz a instalação e deixei tudo bem preenchido, mas continua a mesma coisa. A temperatura fica oscilando entre 67 e 80 e poucos graus. Tô usando uma pasta térmica de 13 reais, Aerocool Baraf. Será que é por causa disso?

WhatsApp Image 2024-11-07 at 16.21.00.jpeg

Moro aqui em Teresina, que é um lugar bem quente — hoje mesmo tá fazendo 37 graus. Mas acho que isso não interfere muito, porque a temperatura não fica estável, só oscila. Meu processador antigo era assim também antes de eu colocar um water cooler

16 minutos atrás, oreiaa disse:

@HnZZ provavelmente o bloco não está correto igual o amigo falou acima, tenho a mesma config de placa-mãe, processador e water cooler e não passa de 60º mesmo em jogos pesados (red 2, Cyberpunk)

Tá usando qual pasta termica?

Postado
20 minutos atrás, 1lokos disse:

Mesmo que a pasta térmica seja ruim não da tanta diferença.

Então, qual é o problema? É a fonte de 550W que não tá dando conta?

Postado

@1lokos @oreiaa Galera, acho que o problema tá na fonte, que não tá fornecendo energia suficiente. Eu falei que tava travando e tal, aí depois da atualização da BIOS parou de travar, mas agora o meu monitor fica sem vídeo e depois volta, e quando eu reinicio o PC, às vezes ele para de dar vídeo, aí tenho que reiniciar de novo. Tudo isso começou depois da instalação do Ryzen 7 5700X3D. Fiz uns testes no CPU-Z, o processador chega a 100% de uso, mas não atinge o clock máximo de 4.1 GHz, o máximo que chega é 3949 MHz. Fiz um undervolt e a frequência foi para 4050 MHz. Também deu uma melhorada na temperatura e no consumo de energia. Vou mandar o antes e o depois pra vocês

Normal.png

Undervolt.png

Postado

@HnZZ to usando a que veio no proprio water cooler.

Pode ser a bomba do water cooler, a Rise mode tem fama dos produtos dar problemas.

Tentar fazer um teste com um air cooler ou outro water cooler pra ver se dá uma melhorada, pois o 5700x3d não esquenta muito.

Postado

Se for novo o WC dentro da garantia antes do 7 dias troca ele,  esse WC da rise mode é muito ruinzinho um monte de gente reclama dele, troca por um air cooler da Deepcool, esse processador não é tão quente, eu uso um da deepcool e segura o meu 5800x3d de boa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!