Ir ao conteúdo

Recomendação de placa de vídeo para Ryzen 5 4600G: GeForce RTX 4060?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera. Eu montei meu PC há um tempo atrás (1 ano ou mais) e a única coisa que não comprei ainda é a GPU. Como agora estou com um salário que dá para investir em algo mais pesado, queria finalmente comprar uma GPU para poder jogar no PC.

O PC é o seguinte:
Processador: Ryzen 5 4600G 

RAM: 4x 8gb Kingston Fury Beast 3200Hz DDR4 (32gb)
Placa-Mâe: placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4
Fonte: Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 (do rótulo cinza, a mais nova)
SSDs: 1 SSD Kingston de 1TB (Armazenamento geral)
SSD Nve: Aorus 256GB (Onde tá o sistema)

Meu gabinete é um pouco diferente do usual... Ele é um K-MEX Microcraft IV CG-04RC e só suporta GPUs com no MÁXIMO 300mm.

Dito isso, eu tinha algumas placas em mente:

RTX 4060 por ~ 2.200 reais - com 3 ventoinhas com dimensões de 281mm.
RTX 4060 TI por ~ 2.700 reais - com 2 ventoinhas e comprimento de 228mm.
RX6600 por ~ 1.300 reais - com 2 ventoinhas e comprimento de 220mm.

Essas foram as placas que eu vi que o pessoal fala bem e parece segurar bem os jogos. Porém, vi que muita gente recomenda a 4060 seja a TI ou a não-TI.

Meu orçamento é de 3.000 reais estourando, mas se eu puder gastar algo mais próximo de 1.500 reais, melhor. O que eu gostaria de saber é se tem tanta diferença REAL (porque os testes na internet as vezes enganam) entre uma RX6600 para uma 4060 considerando que o pulo de preço é basicamente o dobro de outra.

Eu não sou muito incomodado com FPS baixo (acima de 30 abaixo de 60), mas poder manter uns 60 FPS contínuos tá de ótimo tamanho. Costumo usar 2 monitores (porque facilita meu trabalho - sou desenvolvedor), mas durante o jogo o jogo estaria no meu monitor wide (2560x1440).

Jogos que eu costumo jogar são Ragnarök Online (esse eu sei que vai rodar de boa kkkk piadinhas a parte) e Elden Ring/Dark Souls/Baldurs Gate etc. Mas investindo numa placa de vídeo nova, talvez eu me aventurasse por uns Resident Evil da vida, outros jogos mais diferentes por assim dizer (se eu tiver tempo, né, vida adulta é *****).

O Elden Ring eu já testei no PC atualmente usando placa de vídeo integrada do processador e deu para jogar com tudo no mínimo. Fiquei até surpreso.

Não ligo para jogar nada 4K (até porque não tenho monitor 4K).

Agradeço toda ajuda desde já!

Postado

Uma 4060 com duas ventoinhas já o suficiente. Essa placa não consome tanto assim.

Por que você não aproveita essas 1500 e pega uma 4060 + Ryzen 5 5600? Muito mais negócio do que pega essa 4060TI. A RX 6600 é um bom negócio caso você o dinheiro esteja realmente muito curto.

Postado
17 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Uma 4060 com duas ventoinhas já o suficiente. Essa placa não consome tanto assim.

Por que você não aproveita essas 1500 e pega uma 4060 + Ryzen 5 5600? Muito mais negócio do que pega essa 4060TI. A RX 6600 é um bom negócio caso você o dinheiro esteja realmente muito curto.

Mudar o processador? Não me é uma opção não.

Uma 4060 é mais de 2k, com o processador superaria 3k que é o meu orçamento máximo do máximo.

E eu não vejo vantagem trocar meu processador ainda mais por meu orçamento ser curto.

image.thumb.png.a4ebc245ffdaa408fcd3cd9228936b7b.png

Essa aqui seria uma boa escolha? 2k de reais, 4060 2 ventoinhas, combina com o gabinete

Postado

Cara,  4060 no cartao né por que ser for a vista é bem mais em conta.

Sim, esse modelo supre bem.

Te falo isso por conta que trocar elke seria interessante, mas testa ai, se com o Ryzen 5 4600G empurrar bem a placa, entào é de boa.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo para Ryzen 5 4600G: GeForce RTX 4060?
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Pirata Doidao A RTX 4060 Ti geralmente é uma compra infeliz. Não por ser ruim, já que a placa em si é ótima. Mas porque o preço costuma ser insanamente alto. O valor justo na versão de 8GB gira em torno dos R$ 2.200,00. Na versão de 16GB, uns R$ 2.500,00. Qualquer coisa acima disso você esquece. No caso da versão de 16GB, ela jamais pode chegar perto do valor da RX 7700 XT, que é um produto grosseiramente superior.

Há algum tempo estávamos recomendando a RX 6750 XT no lugar da RTX 4060 Ti de 8GB. Mas a RX 6750 XT só compensa por, no máximo, uns R$ 2.200,00, e a versão de referência da XFX (que está em promoção na Kabum) é quente. Ela entrega um pouquinho mais de desempenho de rasterização que a RTX 4060 Ti 8GB (fica quase no mesmo patamar), mas tem 4GB de VRAM a mais (para a longevidade, especialmente como você irá jogar em 1440p, ajuda). Contudo, a RX 6750 XT também é energeticamente bem ineficiente quando comparada à RTX 4060 Ti.

A RTX 4060 é uma boa compra, mas deve ser adquirida por, no máximo, uns R$ 1.800,00 (R$ 2.000,00 é quase o valor que paguei na minha RX 7600 XT, que é superior). Logo abaixo, por uns R$ 1.700,00, você já consegue comprar a RX 7600, que tem praticamente o mesmo desempenho (é um pouquinho menor em 1440p). E logo abaixo tem a RX 6650 XT, que está praticamente no mesmo patamar da RX 7600.

Sim, existe uma diferença considerável entre a RX 6600 e a RTX 4060. As placas estão em segmentos diferentes. Mas essa diferença está bem longe de ser o dobro do desempenho. De qualquer forma, por R$ 1.300,00, a RX 6600 XT é que seria boa escolha. A RX 6600 também está inflacionada.

Enfim, época pré Black Friday é complicada... Tudo sobe para depois simular descontos maiores. Por enquanto, só vale a pena comprar algo em promoção. A RX 7600 já está aparecendo por R$ 1.600,00 em promoções, e deve cair para R$ 1.500,00 na Black Friday. A RTX 4060 também deve reduzir bem.

3BUQTn5dZgQi7zL8Xs4WUL-970-80.png.webp

• Curtir 2
  • Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!