Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Estou com um problema chato com meu PC.

Adaptador de rede esta bloqueado em 100/100mbps e já tentei todas as formas alterar e não muda.

-Alterei Fast & Duplex ... nada

-Reinstalei o Driver do adaptador de rede... nada 

-Troquei as portas LAN do roteador.... nada

Não é problema no cabo, nem incompatibilidade, tenho um notebook da Dell que apenas só desplugar o cabo de rede e plugar o cabo no notebook ele entrega 600Mbps que contratei da operadora, no meu PC não vai nem na paulada, travado 100/100.

Config:

* placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus

* Adaptador de rede realtek gaming 2.5gbe family controller

Alguém já teve um problema parecido ?

Postado

@raphael.lima voce tem algum outro cabo mesmo que simples para testar? (mesmo que tenha testado em outro dispositvo com o mesmo cabo seria interessante utilizar outro cabo no pc para ver o resultado)
no seu teste de velocidade de conexao ele fica cravado no 100 em up e down?

Postado

não tenho outro cabo, mas ja estou cogitando em comprar outro, pois é possível que seja o cabo, o que me incomoda é que no wifi e no próprio cabo na mesma porta no notebook flui normalmente e no PC não.

Sim cravado tando up quanto down em 100.

image.png.94ac9cc6f62676b947e4b0041e594f06.png

Postado

@raphael.lima estranho em parece ser limitação mesmo cara mas o que ia indicar você fazer pelo jeito ja o fez
mesmo assim la vai:
primeira coisa que iria testar é drivers depois de atualizado ir em energia e economia de energia no adaptador de rede(porta no caso) 
configuração avançada de rede no win10/11 
passo a passo para navegar la 
abrir gerenciador de dispositivos -  configurações avançadas do adaptador de rede (realtek provavelmente) alterar velocidade manualmente para full duplex(parece que ja fez isso ne )

• Curtir 2
Postado
47 minutos atrás, raphael.lima disse:

não tenho outro cabo, mas ja estou cogitando em comprar outro, pois é possível que seja o cabo, o que me incomoda é que no wifi e no próprio cabo na mesma porta no notebook flui normalmente e no PC não.

image.png.94ac9cc6f62676b947e4b0041e594f06.png

o meu cabo faz a mesma coisa, tem horas que ele crava em 100mbs e depois volta para os 1gb dele normal, as vezes tenho que empurrar umpouco ele pra dentro ai volta porém o certo é comprar outro cabo

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, abertossi disse:

@raphael.lima estranho em parece ser limitação mesmo cara mas o que ia indicar você fazer pelo jeito ja o fez
mesmo assim la vai:
primeira coisa que iria testar é drivers depois de atualizado ir em energia e economia de energia no adaptador de rede(porta no caso) 
configuração avançada de rede no win10/11 
passo a passo para navegar la 
abrir gerenciador de dispositivos -  configurações avançadas do adaptador de rede (realtek provavelmente) alterar velocidade manualmente para full duplex(parece que ja fez isso ne )

Cara dito e feito, troquei os cabos, coloquei um cat6 pegou, incrível ver a fragilidade do cabo a respeito a entrada de rede, eu acredito que o cabo não supriu "força" para entregar no adaptador do de rede do PC.

Resolvido, obrigado.

Postado
Em 08/11/2024 às 13:43, raphael.lima disse:

Alterei Fast & Duplex ... nada

Isso não é algo para ser alterado. O que tem lá para mudar é um limite (inferior). Só na conexão dá pra saber velocidade e status de duplex. Depende dos conectores, soquetes, cabos e, claro, do que tenha do outro lado do cabo.

Reinstalei o Driver do adaptador de rede... nada 

Era o provável mesmo. Está aparentemente buscando conexões gigabit, padrão desde 1999. Sua placa-mãe é de 2020, seu roteador deve ser dessa época e o sistema é novo. E o chipset da placa é da Realtek, RTL8125B, líder no planeta. 

Troquei as portas LAN do roteador.... nada

Essa podia ser uma causa de problema, como pode ser o soquete de sua placa. A conexão física entre ele e o conector de seu cabo. Até inverter as pontas pode fazer diferença se o cabo não está bom ou se os filamentos dentro do socket estão muito desalinhados.

Não é problema no cabo, nem incompatibilidade, tenho um notebook da Dell que apenas só desplugar o cabo de rede e plugar o cabo no notebook ele entrega 600Mbps que contratei da operadora, no meu PC não vai nem na paulada, travado 100/100.

Não exatamente. Como eu disse, é um acoplamento físico. 

Em 08/11/2024 às 14:41, Akat disse:

meu cabo faz a mesma coisa, tem horas que ele crava em 100mbs e depois volta para os 1gb dele normal

Em 08/11/2024 às 13:53, raphael.lima disse:

Pois é. FE usa 4 vias, gigabit usa as 8 vias do cabo. Como se conecta sempre a 100 deve ter problema em um ou mais dos outros 4 fios que não são usados em FE, os fios 4,5,7 e 8. Ou no soquete. Um alicate ruim ou idoso costuma fazer isso, não dando pressão uniforme nos pinos da ponta, 1 e 8, ou nos do meio, 4 e 5. E na placa ou no roteador se conecta e reconecta frequentemente os cabos e não puxa reto para trás depois de apertar a trava pode afetar o alinhamento dos pinos das extremidades, 1 e 8. Se zoar o 1 não conecta, se zoar o 8 conecta só a 10 ou 100...

image.png.a7565e54c95644bb28d64e10b105da99.png

estão medindo a velocidade no lugar errado... conexão de rede nada tem a ver com internet. Seu PC está ligado na LAN, na rede local, e vai conectar a 10, 100, 1000 ou 2500 mbps dependendo de condições. Só isso. Deve ver as velocidades efetivas no painel de controle do sistema. A banda contratada do provedor atende a TODOS os dispositivos da rede e não só ao que esta testando. Seu micro pode se conectar a vida inteira a 2500mbps com um roteador ou switch ou outro micro. Mesmo que não tenha conexão com a internet, que é outra coisa.

Em 08/11/2024 às 15:53, raphael.lima disse:

Cara dito e feito, troquei os cabos, coloquei um cat6 pegou, incrível ver a fragilidade do cabo a respeito a entrada de rede, eu acredito que o cabo não supriu "força" para entregar no adaptador do de rede do PC.

Não precisa de cabos CAT6 para patch cords e para essas velocidades. Apenas trocou um cabo ruim por um cabo bom e aí funcionou. Note que o soquete de sua placa é CAT6 --- ou deveria, ao menos --- então combina mais com seiu cabo novo, só que do lado do roteador quase certamente é CAT5E.

E a diferença de bitola entre os cabos CAT5 e CAT6 é de pouco mais de 0.06mm. Sim, 6.27 centésimos de milímetro. Não é desprezível, mas num CABO num ambiente doméstico com um ultra modesto comprimento não faz diferença.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!