Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

é normal o NAT ficar moderado mesmo com IP Público?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, Boa tarde!

Estou com uma dúvida relacionada ao NAT nos jogos. Toda vez que entro no COD BO6 para jogar, percebo que meu NAT sempre está como moderado. Imaginei que isso fosse devido ao fato de minha rede estar em CGNAT.

Porém, hoje entrei em contato com minha operadora e solicitei um IP público válido. Eles conseguiram me disponibilizar, mas, mesmo assim, meu NAT ainda aparece como moderado, em vez de aberto! O que será que pode estar ocorrendo?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Voidz_- sinto lhe dizer mas já foi-se o tempo em que existiam endereços IPv4 válidos para serem alocados exclusivamente à um único assinante, se o tráfego se estabelecer em IPv6 sim, você tem um bloco de IPs dedicados à sua conexão, mas no caso de IPv4 é muito improvável que a sua operadora tenha te alocado com um. O máximo que eles podem tentar é, alocar uma faixa de portas lógicas -- TCP/UDP -- dentro da mesma faixa que o seu jogo usa, e mesmo nesse caso o "double NAT" ainda vai ocorrer se dentro do roteador/modem da operadora não tiver disponível alguma opção de redirecionamento de porta, ou o famoso portforwarding.

Posso estar enganado mas acredito sim que os servers de COD usam IPv6. Verifique nas propriedades da sua placa de rede se não está chegando IPv6, e tente estabelecer a conexão lá desta forma, geralmente desativando IPv4 nas propriedades avançadas da placa de rede no Window.

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan

Em 16/11/2024 às 17:39, Linio Alan disse:

@Voidz_- sinto lhe dizer mas já foi-se o tempo em que existiam endereços IPv4 válidos para serem alocados exclusivamente à um único assinante, se o tráfego se estabelecer em IPv6 sim, você tem um bloco de IPs dedicados à sua conexão, mas no caso de IPv4 é muito improvável que a sua operadora tenha te alocado com um. O máximo que eles podem tentar é, alocar uma faixa de portas lógicas -- TCP/UDP -- dentro da mesma faixa que o seu jogo usa, e mesmo nesse caso o "double NAT" ainda vai ocorrer se dentro do roteador/modem da operadora não tiver disponível alguma opção de redirecionamento de porta, ou o famoso portforwarding.

Posso estar enganado mas acredito sim que os servers de COD usam IPv6. Verifique nas propriedades da sua placa de rede se não está chegando IPv6, e tente estabelecer a conexão lá desta forma, geralmente desativando IPv4 nas propriedades avançadas da placa de rede no Window.

ah sim, não sabia! vou dar uma olhada em como fazer isso no windows, tem alguma dica? no caso para estabelecer a conexão pelo IPV6 ao invés do IPV4.

quanto ao redirecionamento de portas, tem sim no meu roteador da operadora! Porém a interface é diferente como na maioria dos outros que vi em tutoriais no youtube e não encontrei nenhum que ensinasse no mesmo que o meu.

vou anexar uma imagem pra você ver abaixo:

image.png.67a6b88c075c596789a5d70ab6383b1d.png

Editado: Cara, eu achei uma opção nas propriedades avançadas do meu windows, mas não sei se é essa, vem escrito "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e tem um checkbox para desmarcar.. seria essa?

Postado
16 minutos atrás, Voidz_- disse:

@Linio Alan

ah sim, não sabia! vou dar uma olhada em como fazer isso no windows, tem alguma dica? no caso para estabelecer a conexão pelo IPV6 ao invés do IPV4.

quanto ao redirecionamento de portas, tem sim no meu roteador da operadora! Porém a interface é diferente como na maioria dos outros que vi em tutoriais no youtube e não encontrei nenhum que ensinasse no mesmo que o meu.

vou anexar uma imagem pra você ver abaixo:

image.png.67a6b88c075c596789a5d70ab6383b1d.png

Editado: Cara, eu achei uma opção nas propriedades avançadas do meu windows, mas não sei se é essa, vem escrito "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e tem um checkbox para desmarcar.. seria essa?

Muito cuidado com redirecionamento de portas, basicamente seu PC vai exposto na Internet e não é muito seguro, ainda mais com Windows 

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Voidz_- disse:

@Linio Alan

Isso nessa caixa mesmo.

Que ótimo você ter acesso à interface de configuração, se e caso a sua operadora tenha então reservado a faixa de portas usadas pelo seu game então fazer o portforwarding aí mesmo e teria alguma chance de funcionar, mas essa é uma hipótese apenas, geralmente as operadoras não tem, digamos, esse carinho todo pelo usuário comum à ponto de fixar à ele um IP CGNAT com as portas que ele escolher, mas como você não vai ter nada à perder configurando isso vá em frente e faça, costuma ser uma configuração simples.

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan

Em 18/11/2024 às 21:11, Linio Alan disse:

Isso nessa caixa mesmo.

Que ótimo você ter acesso à interface de configuração, se e caso a sua operadora tenha então reservado a faixa de portas usadas pelo seu game então fazer o portforwarding aí mesmo e teria alguma chance de funcionar, mas essa é uma hipótese apenas, geralmente as operadoras não tem, digamos, esse carinho todo pelo usuário comum à ponto de fixar à ele um IP CGNAT com as portas que ele escolher, mas como você não vai ter nada à perder configurando isso vá em frente e faça, costuma ser uma configuração simples.

entendi cara, vou tentar desabilitar o IPV4 para ver se melhora o NAT, se der certo vou apenas deixar o segundo roteador como Acess point mesmo. Por enquanto agradeço pelas dicas! Ajudou muito ; )

@allbass

Em 18/11/2024 às 00:02, allbass disse:

Muito cuidado com redirecionamento de portas, basicamente seu PC vai exposto na Internet e não é muito seguro, ainda mais com Windows 

Imaginei que sim, vi alguns caras indicando colocar o IP do PC na zona DMZ mas é muito arriscado, a não ser que fosse um console

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

No "desespero" o DMZ pode vir à calhar, mas sempre como solução paliativa e temporária (se funcionar), nunca como regra pois este sim expõe mais o equipamento do que o portforwarding.

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan

Em 23/11/2024 às 15:35, Linio Alan disse:

No "desespero" o DMZ pode vir à calhar, mas sempre como solução paliativa e temporária (se funcionar), nunca como regra pois este sim expõe mais o equipamento do que o portforwarding.

Pensei na mesma coisa também kkkkkkk

Vou tentar ver o que faço aqui, e na pior das hipóteses eu coloca o PC na zona DMZ

cara, uma outra dúvida também.. se eu colocar o roteador secundário em acess point, eu consigo usar o QOS dele para o PC?

• Membro VIP
Postado

Depende do que o fabricante deesse Access Point considera QoS, principalmente no contexto de roteadores domésticos, os mais simplórios oferecem um "traffic shapping" baseado em protocolos ou portas, e outros oferecem o conceito mais avançado de QoS que é a marcação de pacotes e tráfego e posteriormente a aplicação das filas (queues) ordenando o "ingress" e "egress" dos frames, enfim, é um tópico particularmente complexo o de QoS mas no modo AP sim, teoricamente é possível a aplicação de técnicas de QoS mas sempre à depender de como essa funcionalidade foi inserida no firmware do equipamento.

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan

11 minutos atrás, Linio Alan disse:

Depende do que o fabricante deesse Access Point considera QoS, principalmente no contexto de roteadores domésticos, os mais simplórios oferecem um "traffic shapping" baseado em protocolos ou portas, e outros oferecem o conceito mais avançado de QoS que é a marcação de pacotes e tráfego e posteriormente a aplicação das filas (queues) ordenando o "ingress" e "egress" dos frames, enfim, é um tópico particularmente complexo o de QoS mas no modo AP sim, teoricamente é possível a aplicação de técnicas de QoS mas sempre à depender de como essa funcionalidade foi inserida no firmware do equipamento.

Entendi, não sabia dessa! Por enquanto não vou utilizar ele, até porque está um pouco apresentando problemas para configurar.

acho que era essas minhas dúvidas kkkk, agradeço aí pela ajuda cara! Tmj : )

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Aqui no fórum tem bastante gente entendida no assunto, e dependendo do modelo do seu equipamento pode inclusive ter gente com o mesmo modelo, aí caso você queira que alguém mais dê alguma dica para tentar ajudar nessa parte de "problemas para configurar' fica à seu critérios compartilhar informações adicionais.

😉 por nada

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...