Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde, tudo bom?
Tenho uma ATI HD 3470, com o MSI Afterburner é possível aumentar as frequências da GPU e de suas memórias mas não existe a opção de tensão da GPU, sei o básico de overclock em CPU e é bem fácil alterar a tensão pela BIOS ou com algum aplicativo, mas para a GPU como é? o que eu devo baixar ou eu tenho que editar a BIOS da placa? não me preocupo se a placa queimar 🙂 

Postado

Isso é algo que não é suportado por qualquer GPU. Não sei bem sobre a linha de GPUs da AMD, mas alterações na curva de tensão da GPU só começou a ser suportado nas NVIDIA GTX 1000 pra cima. Antes disso somente modificando a BIOS da placa de vídeo, o que já é meio arriscado. A linha HD 3000 é bastante antiga (lançada em 2008), creio que talvez não tenha esse tipo de suporte.

Postado

@GuilhermeGB Hmmm, mas então dá né? na BIOS da placa de vídeo deve ter a informação de quanto de tensão deve ser jogada para a GPU e para as memórias, eu acho kkkkk... já vi varios posts de pessoas fazendo overclocks absurdos em diversas placas, a uns dias atras vi um post de overclock numa 9800 gt, o cara dobrou a velocidade da VRAM e o clock da GPU foi de 700mhz para quase 1ghz... ele aumentou a tensão mas não mostrou como fez isso..  Eu tenho um gravador de BIOS, para quando a BIOS da placa-mãe corrompe ou coisa do tipo... deve dar para usar ele em BIOS de GPU né, mas talvez a BIOS não influencie na tensão.. vai que tenha alguma controladora na PCB.. vou tentar descobrir kkkkk

Postado
55 minutos atrás, CaioLCamargo disse:

Tenho uma ATI HD 3470

Em 2008 quando essa placa foi lançada o controle de tensão não era ainda algo controlável pelo usuário como é hoje. Ela vai aguentar bem uns 10% de over de GPU e memória, e é isso.

Não vá perder muito tempo com isso também. Tem várias placas usadas por aí a venda com mais que o dobro de performance por menos de R$ 80.

• Membro VIP
Postado

Olá, boa tarde.

Tive uma HD 6870 que também não possibilitava mudar a tensão nativamente. Ao mudar, a placa fez cabum '-'. Provavelmente por BIOS modificada deve ser possível.

• TheDemonLena alterou o título para Como alterar a tensão da GPU? ATI HD 3470
Postado
38 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Minha finada 6670 não aceitava mudar a tensão. Então acredito que seja o que o colega @GuilhermeGB falou, não tem como via software.

Pois é, vi que para alterar a tensão da 9800 gt existe na PCB uma controladora para a GPU e outra para a VRAM, provavelmente antigamente o controle de tensão não era pela BIOS, era por hardware, mas então vamos supor que eu achei na PCB da minha placa a controladora de tensão da GPU, alguém sabe me explicar como ela funciona? pois na internet varios fazem overclocks absurdos nessas placas antigas, mas ainda não descobri a malandragem de alterar a tensão com essas controladoras físicas..

5 minutos atrás, W46n3r disse:

Em 2008 quando essa placa foi lançada o controle de tensão não era ainda algo controlável pelo usuário como é hoje. Ela vai aguentar bem uns 10% de over de GPU e memória, e é isso.

Não vá perder muito tempo com isso também. Tem várias placas usadas por aí a venda com mais que o dobro de performance por menos de R$ 80.

Sinceramente eu não quero jogar nada com essa placa de vídeo aqui kkkkkkkkk para jogar eu tenho outro PC, mas eu quero gastar um tempo estudando como funciona o overclock nessas placas antigas, tenho aqui guardado também uma GTX 650ti que quero derreter no overclock kkkkkkk sou só um maluco que gosta de peças velhas de PC ta ligado.. 

Postado
4 horas atrás, CaioLCamargo disse:

sou só um maluco que gosta de peças velhas de PC ta ligado.. 

Entendo. É bacana mesmo. Fiz um overclock numa PowerVR (uma Matrox m3D) de 97. Era uma época em que frequência de GPU era fixa via multiplicador em cristal oscilador.

Acho até que o cristal definia tudo, desde frequência do bus PCI a frequência de memória e de chip.

Surpreendentemente, consegui um over trocando o cristal. Tentei vários até conseguir um over estável de 21%, e cada tentativa envolvia resoldar um cristal diferente. Bons tempos, heh.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...