Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, na casa que eu estou morando o ex dono pegou o aterramento do neutro, colocou esse fio verde e passou nos conduítes dos 2 chuveiros,para ser usado como aterramento.

Esse neutro que sobe na imagem deveria estar ligado no neutro da fiação que vem da rua, porém, a concessionária não ligou, apenas a duas fases.

Os chuveiros são 220v duas fases.

Outra coisa esse fio verde depois de uns 12 metros se divide em dois.

O registro do chuveiro está dando bastante choque, principalmente por que a água daqui está péssima. Ligando esse fio verde como aterramento acaba resolvendo esse problema, posso usar ele como aterramento definitivo??

Se esse neutro fosse ligado no neutro que vem do transformador da rua ficaria um aterramento mais eficiente e seguro???

edit: ignorem a solda na ponta do fios pretos e esse monte de fio na imagem....

eletrica.jpeg

• Membro VIP
Postado

@Felipe Alves 2207 Bom dia!

Aterramento no Neutro só é possível no esquema TN-C, onde o terra e o neutro são ligados juntos no quadro de disjuntores. Mas nunca deve ligar o fio terra do chuveiro no fio neutro, e nem mesmo usar o neutro do quadro como um aterramento sem que o mesmo esteja devidamente aterrado de acordo com a norma TN-C.
Se não tiver condições de fazer o aterramento correto agora, desligue o fio terra do neutro do chuveiro, e deixe o chuveiro sem aterramento. Os choques irão diminuir muito, talvez até não dê mais choque.

• Curtir 4
  • Felipe Alves 2207 alterou o título para Aterramento do neutro posso usar como proteção ??
  • Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

a concessionária não ligou, apenas a duas fases.

Ligou sim. é o fio azul. Por algum motivo o eletricista passou ele por fora pra levar até sua casa e não junto com as fases. Levou o verde no lugar. Eletricamente é a lesma lerda mas pode mesmo gerar confusão tipo a sua.

44 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

esse neutro fosse ligado no neutro que vem do transformador da rua

Na verdade já está: verde e azul juntos usando o poste do seu padrão como terra.

Em tempo.. em minha casa (minha)  há uma barra metálica bem no piso em baixo do chuveiro, com terra do chuveiro nele e não conectado no neutro. .. um pouco melhor do que um prego na parede 😁

• Curtir 2
Postado

@.if  o poste da rua entrega as duas fases com os fios pretos e o neutro com o fio de alumínio nu e ele deveria ser emendado nesse azul que está apenas dobrado

neutro.png

Repare está e uma instalação mais nova e todas eles estão ligado o neutro

neutro correo.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não entendi muito irmão. Mas a concessionária deveria entregar o neutro sim. Alguém do ramo deve nos confirmar.. ou não. Deve estar conectado em algum lugar que você não vê. Pra ter certeza, ligue algo numa tomada 127 que possa ter em sua casa. P.ex. um ferro de passar. Se ele não esquentar muito e muito lento, "tem boi na linha".  E se sua casa for só 220 com duas fases vivas, você deve refazer sua instalação com terra, ok?

ops... obs.. por momentos achei que a sua 1ª foto era do interior do relógio 😳

1 hora atrás, .if disse:

Ligou sim. é o fio azul.

🤪

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

tomada 127v que tem aqui, porém o compressor de pintura só roncava e não funcionou

Suspeitei desde o princípio. Aparentemente o fio neutro se desconectou do poste e ninguém deu bola e como a casa é toda 220, nunca haveriam de perceber.

No caso do compressor 127 o que ocorreu é que sem o neutro, o terra - ou melhor, a terra  fez o papel dele. Trocadilhamente o neutro caiu por terra 😁

Assim sendo ou sendo assim, a conexão que fizeste e resolveu o problema é válida.. considerando que sua casa não tem neutro.. apenas terra

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...