Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Meu pai tem um estúdio de música caseiro, que usa para gravar e editar músicas, e que agora que passou a usar para fazer edições de videoclipes não tá dando vazão, e por isso quer comprar um novo.

Atualmente ele tem um i5 de geração antiga e 8gb de RAM, com placa de vídeo integrada. Eu tô acostumado com configuração para pc gamer, então queria sugestão principalmente de placa de vídeo para edição de vídeo e fonte que aguente o tranco, mas como o processador dele atual não é compatível com windows 11, a ideia é já comprar tudo novo.

Obrigado!

Abraços

Postado

Dada a relativa "leveza" da edição de áudio, acho que o vai definir a maquina é o programa de edição de vídeo...

Davinci Resolve por exemplo, funciona bem tanto com AMD quanto Nvidia. Já o Adobe Première favorece mais Nvidia.

Desses 8k, separaria pelo menos uns 3,5k para placa de Vídeo... para pegar pelo menos uma 4060ti 16Gb ou RX 7600XT 16Gb. Claro que isso vai depender do tipo de edição... placa de Vídeo ajuda muito na performance quando usa efeitos e addons. Se for só pra cortar/colar vídeo aí placa não vai fazer tanta diferença.

Postado

Pois é, tentei encaixar os 8 mil nessa configuração aqui:

CPU: i7 13700f, por uns 2,4k
MB: MSI MAG B760 Tomahawk WIFI DDR5, por uns 1,3k
GPU: Radeon 6750xt, por uns 2,4k ou menos em promoção 
RAM: Kingston Fury Beast 16gb 5600MHz CL36 x2, por uns 1k as duas
SSD: Kingston NV3, 1TB, M.2 NVMe, 2280, PCIe 4.0, Leitura 6000MBs e Gravação 4000MBs, por 500 reais
PSU: MSI MAG A650GL, 650W, 80 Plus Gold, Modular, por 540 reais
Gabinete: Montech Air 903 Base, mas em todo lugar que olhei tá indisponível

Não consegui encaixar uma GPU melhor nos 8mil sem comprometer CPU e RAM, que não queria abaixar muito porque um dos problemas é gargalo/latência na hora de gravar o áudio em si, e atualmente ele usa até placa integrada para o que tava fazendo de vídeo, então acho que uma 6750xt já vai ser um salto enorme. Pesquisei 4070 por exemplo, mas só encontrei por 4mil ou mais.

Fiquei na dúvida também se o i7 13700f vale mesmo a pena, não sabia bem qual opção AMD teria melhor custo-benefício, porque ao ver CPU tipo R7 7700 + MB boa acaba que a diferença era de 100 reais ou nem isso. Minha sensação é que deve ter CPU com capacidade parecida e mais barato, mas não soube encontrar.

Obrigado!

Postado

Bom dia @AndLobo,

Em 22/11/2024 às 17:04, AndLobo disse:

Atualmente ele tem um i5 de geração antiga e 8gb de RAM, com placa de vídeo integrada

Sabe a configuração deste PC? Mesmo que seja extremamente básico, pode tentar vendê-lo para aumentar (que seja um pouco) a folga no orçamento.

Quando tiver os detalhes pergunte neste setor do fórum para que os colegas possam lhe dar uma ideia do valor que pode ser vendida.

Em relação ao tema original do tópico, preciso saber de algumas coisas antes de dar sugestões de peças:

Quais programas (aplicativos) de edição de vídeo ele pretende usar?

Para seu pai, cada segundo a menos no processo todo fará muita diferença?

De antemão já posso lhe fornecer algumas dicas:

- No momento é melhor fugir da Intel, mesmo que tenham "resolvido" o problema dos CPUs i7 e i9 de 13ª/14ª se autodestruindo a plataforma LGA 1700 não está compensando nem um pouco. Recentemente eles avisaram que está morta, ou seja, você não têm nenhum upgrade que possa fazer e quando desejar trocar o processador também será obrigado a pensar na placa-mãe. 

AMD está oferecendo opções que consomem e esquentam menos, mas entregam desempenho superior ou próximo dos da Intel.

Longevidade do soquete AM5 também tende a ser alta, basta ver como AM4 foi lançado há 8 anos atrás e continua tendo lançamentos anuais (mesmo que irrelevantes, são melhores que nada).

- Placas de vídeo da AMD têm melhorado muito ao longo dos anos, mas no quesito profissional costumam pecar mais então em seu caso será melhor comprar uma GPU da Nvidia.

- Para AM5 memórias com timings de 6000MT/s (às vezes referenciado como MHz) e CL30 são considerados o "sweet spot", então elas são mais relevantes que as de 5200 - 5600MT/s com latência alta.

- Não tenho a menor ideia do quão pesada é a carga de edições do seu pai, mas acredito que seja difícil um disco com 1TB demorar muito a ficar cheio, então é preferível um modelo com 2TB ou, caso haja espaço no orçamento, 4TB.

No quesito fonte e gabinete ainda precisamos ver como ficará a seleção final das peças para poder escolher os modelos ideais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...