Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu medi a resistência das bobinas auxiliares do ventilador arno silence force, removi o capacitor e conectei uma ponta do multímetro no fio conectado nas bobinas auxiliares, a  outra ponta, coloquei em outra bobina e achei os valores de 115, 205 e 257, isso indica que uma delas tem 115 para a velocidade mínima, a seguinte adiciona 90, para a velocidade média e, na velocidade máxima, a bobina adiciona mais 57, isso está certo, ou todas as bobinas deveriam ter a mesma resistência?

Postado

Bem por aí... 

Só que seu raciocínio está ao contrário. 

As três bobinas que regulam a velocidade, são as principais e a de menor resistência é da velocidade maior. 

Lembre-se, menor resistência, mais corrente. Logo mais potência.

Se fosse todas iguais, a velocidade seria a mesma em todas as posições. 

A bobina auxiliar é só uma que é onde vai o capacitor. 

Postado
23 minutos atrás, Renato.88 disse:

Bem por aí... 

Só que seu raciocínio está ao contrário. 

As três bobinas que regulam a velocidade, são as principais e a de menor resistência é da velocidade maior. 

Lembre-se, menor resistência, mais corrente. Logo mais potência.

Se fosse todas iguais, a velocidade seria a mesma em todas as posições. 

A bobina auxiliar é só uma que é onde vai o capacitor. 

Ok, individualmente, cada bobina tem que ter um valor diferente, no meu caso, eu encontrei ele com o fusível térmico queimado, ele tem alguns anos de uso, será que o fusível estragou naturalmente ou o motor aqueceu demais? porque, se ele aqueceu demais, isso me despertou ua dúvida sobre bobinas em curto, mas dá para ficar tranquilo quanto a isso e somente substituir o fusível?

Postado

Provavelmente aqueceu. 

O fusível térmico não queima a toa. 

As causas mais prováveis são sujeira ou o capacitor que você disse estar com o valor baixo. 

De qualquer forma, o motor trabalha forçado com a rotação baixa e aquece. 

Existe também a probabilidade do embuchamento estar gasto, quando isso acontece o ventilador trepida e nos piores casos ele nem gira. 

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 cara, ele até que tá girando lisinho, mas coloquei ele para funcionar por uns quarenta minutos e ele ficou extremamente quente a ponto de eu não conseguir tocar no motor, acho que assim eu não posso colocar o fusível, o motor não pode ficar assim tão quente, se tivesse outro fusível, certamente estaria aberto de novo.

Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá

Com o motor desligado.

1 - Gire as pás do ventilador com uma das mãos. Algo que faça o hélice dar uma ou duas voltas. Observe o hélice parar.

2 - Se o hélice parar suavemente (a rotação final mostra se o eixo do motor está freando com ou sem atrito). O problema DEVE estar nas bobinas em curto. 

Se o hélice parar bruscamente, HÁ falta de lubrificação nos pontos que suportam o eixo. Depois de limpo e lubrificado, repita o item 1.

3 - Ligue o motor e observe o aumento da temperatura dele. Se continuar a esquentar, deve ser curto nas bobinas.

Em tempo:

Se eu fosse um fabricante de ventilador com algumas opções de rotação, eu não colocaria uma bobina para cada velocidade, pois consumiria muito cobre. Eu colocaria as bobinas em série. Assim, para reduzir a velocidade, eu conectaria mais uma bobina menor em série. Para o mesmo resultado, usaria menos cobre.

MOR_AL

Postado

@MOR_AL ele gira lisinho, está limpo, o capacitor que deveria estar em 1.7 micro no mínimo, está em 1.4, liguei ele por uns 40 minutos e ele alcançou uns 100 graus, fiquei em dúvida se o prolema era o capacitor, o quê você acha? Será que a bobina está em curto mesmo ou o capacitor está causanto tanto aquecimento.

Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá

Acho que o capacitor com alguma diferença não esquentaria muito. 

Em tempo: 

Eu tenho um aparelho que usa capacitor em uma das bobinas. Ele nem girava.

Não me lembro mais, mas acho que o valor nominal estava muito abaixo do valor impresso nele.

Troquei de capacitor e ele voltou a funcionar.

O que eu quero dizer, é que com valor menor de capacitor, ele tende a perder rotação. Parece que este não é o seu caso.

Eu acho que o problema está na bobina, mas fica sempre a dúvida.

Lamento não te dar boas notícias.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...