Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala prezados, boa tarde!

Gostaria de algumas opiniões e sugestões para montar meu setup de rede. Estou de mudança pra um sobrado onde já existe uma estrutura montada. O modem fica em um escritório no andar de baixo, com um PC ligado nele via cabo. Quando eu me mudar, vou precisar colocar dois PCs em um quarto logo acima desse escritório. As opções que eu vejo (e seus pontos negativos) são:

1. Puxar os cabos ethernet do modem para fora do escritório, passando pela escada, até o quarto - tem cara de gambiarra, trabalho de furar as paredes.
  2. Conectar os PCs no WiFi - medo de perda de sinal, custo de comprar 2 placas de rede pra isso.
  3. Usar um adaptador de ethernet pra rede elétrica, tipo Powerline - a casa é antiga, não confio na rede elétrica, tive experiências ruins no passado, custo dos adaptadores.
  4. Usar um adaptador MoCA - não tenho nenhuma experiência com esse tipo de ligação, custo dos adaptadores.

Existe alguma outra opção? Quais vocês acham mais práticas e viáveis? E quais produtos vocês sugerem, também? Desde já agradeço as respostas! 

• Membro VIP
Postado

Se é um sobrado e tendo uma estrutura montada como você disse, subentende-se então que existe um armário ou quadro de telecom em algum lugar no térreo ou primeiro andar? por que seria "gambiarra" passar cabos para o andar superior se existe essa "estrutura montada"?

A sua opção número 1 seria a mais adequada, cabear e não precisar usar repetidor WiFi para mandar sinal de rede entre os andares.

Postado
Em 04/12/2024 às 17:09, frosty_ren disse:

Estou de mudança pra um sobrado onde já existe uma estrutura montada. O modem fica em um escritório no andar de baixo, com um PC ligado nele via cabo

Se for só isso eu não chamaria assim de "estrutura montada".

Puxar os cabos ethernet do modem para fora do escritório, passando pela escada, até o quarto - tem cara de gambiarra, trabalho de furar as paredes.

Em geral sobrados desde os anos 60 tem dutos para instalação de telefone que já passam por vários cômodos, e hoje em geral estão sem uso porque as operadoras de TV e internet deixam o modem em geral na sala e ao lado da TV e NUNCA retornam o sinal de telefone para a entrada, a menos que você explique, insista e faça desenhos para eles entenderem porque devem fazer isso.

Use esses dutos. Não passar os cabos é que é uma gambiarra, no geral.

Conectar os PCs no WiFi - medo de perda de sinal, custo de comprar 2 placas de rede pra isso.

5 ou 6 GHz tem uma velocidade até boa, para poucos periféricos que estejam pertinho da antena. E raramente passa de duas paredes ou uma laje sem ficar inútil. E de todo modo deveria ligar os AP por cabos, então vai dar na mesma. 2.4Ghz tem bom alcance mas a performance é modesta.

Usar um adaptador de ethernet pra rede elétrica, tipo Powerline - a casa é antiga, não confio na rede elétrica, tive experiências ruins no passado, custo dos adaptadores.

Para velocidades boas powerline é caro. Não precisa confiar na rede elétrica por isso. Precisa confiar por sua segurança. De todo modo basta garantir que os adaptadores que vai usar estejam no mesmo circuito, no mesmo disjuntor, e não terá problemas.

Usar um adaptador MoCA - não tenho nenhuma experiência com esse tipo de ligação, custo dos adaptadores.

MoCA é algo para o contexto dos EUA, onde é muito comum as casas terem excelente infra de coaxial desde a entrada, e ethernet chegou depois. Aqui é muito raro valer a pena. É muito caro ou muito lerdo. E se já tem os cabos coaxiais subindo então o mais simples pode ser fazer o contrário: usar esses cabos para puxar cabos ethernet e descartar os coaxiais que são pouco práticos, sem nenhuma flexibilidade e com o barramento errado, serial.

A operadora VIVO pode trafegar também os sinais de TV por ethernet, muito mais fácil de usar.

• DiF alterou o título para Como montar uma rede doméstica onde 2 PCs ficam em um quarto acima do escritorio

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...