Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

placa-mãe: b450m gigabyte ds3h v2 

cpu: Ryzen 7 5700x stock

gpu: RTX 4060 8gb gigabyte

RAM: 2 t-force vulcan 16gb 3200 MHz

SSD: crucial P3 M.2 2280 NVMe 500gb

water cooler: deepcool le500

fans do gabinete: 2 fraquinhas que veio com gabinete,1 deepcool e 1 rise hex turbine

fonte: gigabyte 550w 80 plus bronze

depois de mais de 1 ano de uso do pc clock do cpu começou a cair para quase 0, em estock e oc, pensei q poderia ser temperatura do vrm e troquei o air cooler por um water cooler e melhorei as fans do gabinete, a temperatura melhorou porém e o clock ficou estavel porém depois de uns dias voltou a cair o clock novamente, o intrigante é que no teste de estress 100% do cpu o clock não cai, o clock só cai com tarefas leves e pesadas que usam gpu ou SSD, no hwm quando o pcle aumenta a velocidade no gpu ate mesmo no navegador o clock cai, e no SSD a mesma coisa, suspeito que seja a fonte ou placa-mãe, mas em teoria a placa-mãe daria conta, deu por mais de um ano,  ja a fonte acho que estã no limite e agora com o water cooler pode ter piorado pois o consumo aumentou, alguém teria uma ideia do que possa ser? 

Captura de tela 2024-12-06 102820.png

Captura de tela 2024-12-06 102836.png

Postado
1 hora atrás, set3_xx disse:

... pensei q poderia ser temperatura do vrm e troquei o air cooler por um water cooler e melhorei as fans do gabinete...

Water cooler via de regra piora a temperatura do VRM, pois com ele não tem o ar residual do fan do air cooler circulando pelo circuito - exceto em WC que tem ventoinha acoplada ao bloco da bomba para compensar esta deficiência. Ex. SilverStone ICE Mytst, Arctic Liquid Freezer II.

Use o HWiNFO64 e verifique as temperaturas da placa-mãe. Como o problema surgiu depois de um ano de uso pode ser o circuito do VRM abrindo o bico, já que essa DS3H é bem básica, com VRM fraco. Antes de mais nada seria bom testar também outra fonte.

A temperatura do CPU esta OK - embora voce não tenha especificado em que condições;  então é de se supor que a bomba do WC esta funcionado bem, podendo ser descartado problema com ela.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Water cooler via de regra piora a temperatura do VRM, pois com ele não tem o ar residual do fan do air cooler circulando pelo circuito - exceto em WC que tem ventoinha acoplada ao bloco da bomba para compensar esta deficiência. Ex. SilverStone ICE Mytst, Arctic Liquid Freezer II.

Use o HWiNFO64 e verifique as temperaturas da placa-mãe. Como o problema surgiu depois de um ano de uso pode ser o circuito do VRM abrindo o bico, já que essa DS3H é bem básica, com VRM fraco. Antes de mais nada seria bom testar também outra fonte.

A temperatura do CPU esta OK - embora voce não tenha especificado em que condições;  então é de se supor que a bomba do WC esta funcionado bem, podendo ser descartado problema com ela.

Capturadetela2024-12-06133421.thumb.png.3c85f8fc42266618be532d19fbdc0b22.png

temperaturas do cpu e vrm apos teste de stress 100% no cinebench, clock não caiu e temperaturas normais, porém o que eu percebi foi um uso do cpu que chegou a 117%, acho que não é normal pois geralmente fica ate 100%, o engraçado é que no teste de stress do cpu o clock não cai, mas se entro no navegador o clock cai para 200mhz como mostrei anteriormente

23 minutos atrás, set3_xx disse:

Capturadetela2024-12-06133421.thumb.png.3c85f8fc42266618be532d19fbdc0b22.png

temperaturas do cpu e vrm apos teste de stress 100% no cinebench, clock não caiu e temperaturas normais, porém o que eu percebi foi um uso do cpu que chegou a 117%, acho que não é normal pois geralmente fica ate 100%, o engraçado é que no teste de stress do cpu o clock não cai, mas se entro no navegador o clock cai para 200mhz como mostrei anteriormente

notei no print tambem agora que o relatorio de desvio de consumo está bastante alto batendo 156%, teria alguma coisa a ver?

Postado

...percebi foi um uso do cpu que chegou a 117%, acho que não é normal pois geralmente fica ate 100%,

Não sei o proposito desse uso acima de 100%, mas no programa tem opção de ~limitar a 100%.

Aparentemente não tem nada de anormal nestes relatórios, embora o consumo de 82.10 A pelo CPU possa ser excessivo para esta placa-mãe.

... notei no print tambem agora que o relatorio de desvio de consumo está bastante alto batendo 156%, teria alguma coisa a ver?

Esse "desvio de consumo" é uma forma que os fabricantes de placa-mãe usam enganar o CPU elevando o seu consumo, e consequentemente, o desempenho, um "cheater".

explaining-the-amd-ryzen-power-reporting

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

Não sei o proposito desse uso acima de 100%, mas no programa tem opção de ~limitar a 100%.

Aparentemente não tem nada de anormal nestes relatórios, embora o consumo de 82.10 A pelo CPU possa ser excessivo para esta placa-mãe.

Esse "desvio de consumo" é uma forma que os fabricantes de placa-mãe usam enganar o CPU elevando o seu consumo, e consequentemente, o desempenho, um "cheater".

explaining-the-amd-ryzen-power-reporting

botei o cpuvcore a 1.2 e 4.6ghz, e o clock não caiu mais porém fica dando uns trotinhg e acho que isso tem a ver com o cpu ficando no c1 o tempo todo, ja desabilitei na BIOS o c estate mas mesmo assim continua, acredito que seja a fonte mesmo que precise trocar, e o cpu fica economizando energia por isso quando não ta sendo usado

Captura de tela 2024-12-06 185824.png

50 minutos atrás, set3_xx disse:

botei o cpuvcore a 1.2 e 4.6ghz, e o clock não caiu mais porém fica dando uns trotinhg e acho que isso tem a ver com o cpu ficando no c1 o tempo todo, ja desabilitei na BIOS o c estate mas mesmo assim continua, acredito que seja a fonte mesmo que precise trocar, e o cpu fica economizando energia por isso quando não ta sendo usado

acabei de reparar que no hwm monitor mostra o clock em 200 MHz por conta disso, vou testar outra fonte e espero que resolva pois não achei nada na internet sobre o cpu ficar o tempo todo em c1 estate mesmo estando desabilitado na BIOS

• guilherme_dr alterou o título para Clock do Ryzen 7 5700X caindo bruscamente, o que pode ser?
Postado
Em 10/12/2024 às 22:06, Rubinho Tech disse:

Veja se a overcloking da cpu está no automático, e desative. Pode ser que o overclocking automático esteja causando instabilidade.

desativei mas continuou no mesmo

Em 06/12/2024 às 19:09, set3_xx disse:

acabei de reparar que no hwm monitor mostra o clock em 200 MHz por conta disso, vou testar outra fonte e espero que resolva pois não achei nada na internet sobre o cpu ficar o tempo todo em c1 estate mesmo estando desabilitado na BIOS

é troquei a fonte e ainda esta a mesma coisa, triste

Postado
23 horas atrás, set3_xx disse:

desativei mas continuou no mesmo

é troquei a fonte e ainda esta a mesma coisa, triste

depois de alterar varias coisas na BIOS e não mudar nada resetei a BIOS algumas vezes seguidas e aparentemente resolveu, ja tinha resetado antes e não tinha mudado nada, mas ao acaso resetei 3 vezes seguida e aparentemente normalizou, doidera

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!