Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma dúvida comum que muitos também têm conforme reparei aqui fazendo uma breve pesquisa no fórum, sobre um possível upgrade de capacidade de RAM DDR4.

A questão é que tenho hoje um setup com 2x8 3000 MT/s tenho notado que na maioria dos jogos o computador fica com 80% ou mais de utilização da memória RAM.
Esse fato me fez pensar que talvez seja o momento de adicionar mais memória no PC, e aí considero alguns pontos relevantes que agregam nessa tomada de decisão:
- Minha plataforma é AM4, que já está no fim de sua vida;
- Meu uso é 95% para jogos e um pouco de programação com algum trabalho de virtualização (Bluestacks, Virtualbox, Docker e etc.);

- Os jogos que costumo jogar geralmente são jogos de campanha single player em 2 ou 4K em 60FPS e alguns competitivos leves como Overwatch, Valorant e agora o Marvel Rivals (que é pesadinho mas é de boa);

Na plataforma AM4, eu vejo ainda um único upgrade de processador que faz sentido, que seria o famoso Ryzen 7 5700X3D, e com ele, para o meu uso, provavelmente eu ainda consigo ficar com a plataforma por uns bons anos.

Dito tudo isso, vem a pergunta: faz sentido colocar 32GB de RAM nessa máquina? E se sim, eu deveria comprar 2x16 ou mais 2 pentes de 8GB? (placa tem suporte a 4 slots)

Minha config para referência:
- Ryzen 5 3600
- RTX 3070
- Teamgroup 2x8 3000 MT/s
- ASRock B450M Steel Legend
- Vários Hds e SSds
- Core Reactor 750W

De antemão já agradeço a atenção.

Postado

Pega 2 x 16 e vai ser feliz Por mais um tempo . Se você quiser ir agora para a plataforma AM 5 da AMD vai ter que desembolsar um dinheiro bem alto Então teria que ter essa disponibilidade para mudar a placa-mãe memória RAM e processador

Faz o seguinte pegue apenas o 2 x 16 e guarda dinheiro para fazer o upgrade para plataforma AM 5 Atualmente o novo sistema da Microsoft está exigindo como o mínimo 16 GB de RAM

Postado

Obrigado pelas respostas.

Adicionalmente, supondo que pegarei 2x16 3200, alguma sugestão de compra, seja no mercado BR ou Ali?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!