Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal! Tudo bem? 

Há um tempo estou tendo diversas telas azuis aleatoriamente no meu PC. Mesmo reinstalando o Windows do zero, atualizado BIOS, verificado a saúde dos SSDs, rodando os testes de memória do Windows e também limpando os contatos da RAM com borracha, invertido os pentes e testado com só com 1, os erros continuam. 

Algumas das telas azuis são essas: 
Memory_management 
System_thread_exception_not_handled 
irql_not_less_or_equeal 

e por ai vai... 

No momento não consigo trocar/comprar memória RAM por outra para testar. Há alguma outra forma ou configuração das RAMs de resolver o problema? Inclusive acabei de desativar o XMP para testar e após isso, o Windows nem sobe. Só funciona com o XMP mesmo kkk

Segue conf atual do PC: 

- placa-mãe GIgabyte B450m Gamming
- 2x8Gb DDR4 Asgard Loki 3200Mhz (CL 18)
- Ryzes 5 4500 (sem nenhum overclock) 
- RX580 8Gb 

• Moderador
Postado

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Primeiramente, recomendo a leitura:

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Aguardamos sua resposta.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Postado

@GabrielLV muito obrigado pela sua resposta. Seguem algumas informações detalhadas:

Há quanto tempo ocorre este problema?

Aleatoriamente há umas 2 ou 3 semanas

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

N/A

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

Corsair CX500W 

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

N/A

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?

Direto na tomada 

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

não

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

não

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

não

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

A teal azul estava dando aleatoriamente, então imaginei que fosse algum driver desatualizado, porém mesmo apos atualizar os drivers (e depois formatar o windows) os erros continuaram.

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Apos os erros aparecerem, sim. Driver Booster. 

Algum overclock foi feito no computador?

não

Eu consegui uma RAM emprestada de um amigo meu, mas mesmo assim os erros de tela azul continuaram. Mesmo estando um pouco mais estável do que antes, seguem os logs que obtive hoje: 

YMBOL_NAME: nt!ST_STORE<SM_TRAITS>::StDmPageRemove+f9f

MODULE_NAME: nt

IMAGE_NAME: ntkrnlmp.exe

IMAGE_VERSION: 10.0.26100.2454

STACK_COMMAND: .process /r /p 0xffffbc8ee73ca040; .thread 0xffffbc8ee75093c0 ; kb

BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: f9f

FAILURE_BUCKET_ID: 0x1C7_0_nt!ST_STORE_SM_TRAITS_::StDmPageRemove

OSPLATFORM_TYPE: x64

OSNAME: Windows 10

FAILURE_ID_HASH: {41f36440-143d-fccc-822d-e94134726ddf}

Followup: MachineOwner

Depois de algumas horas com o navegador aberto com vária abas abertas, o computador se manteve estável por um bom tempo. Porém, após abrir um jogo para testar se estava tudo ok, obtive o seguinte erro:

SYMBOL_NAME: dxgmms2!VIDMM_PAGE_DIRECTORY::EvictPageDirectory+f7

MODULE_NAME: dxgmms2

IMAGE_NAME: dxgmms2.sys

IMAGE_VERSION: 10.0.26100.2454

STACK_COMMAND: .cxr 0xffff86043889f3c0 ; kb

BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: f7

FAILURE_BUCKET_ID: AV_dxgmms2!VIDMM_PAGE_DIRECTORY::EvictPageDirectory

FAILURE_ID_HASH: {b9b4d985-67b2-4db6-c98a-650041b84544}

E antes de trocar a RAM, os logs são sobre os mesmo erros, porém houve este aqui também: 

SYMBOL_NAME: ACPI+b216a

MODULE_NAME: ACPI

IMAGE_NAME: ACPI.sys

STACK_COMMAND: .process /r /p 0xffffba0f4d6aa040; .thread 0xffffba0f4d9d0040 ; kb

BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: b216a

FAILURE_BUCKET_ID: AV_R_(null)_ACPI!unknown_function

FAILURE_ID_HASH: {fdb80602-8a9e-9df3-ea0b-484df6ea5b92}

image.png.330d348e002ceb185f527f87f77c8c36.png

• Moderador
Postado

@CaioFTG

image.png

Os logs estão apontando para centenas de eventos estranhos relacionados a escrita de dados no SSD 0 (que no caso, é o seu SSD de 120GB da Western Digital)

1 hora atrás, CaioFTG disse:

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Apos os erros aparecerem, sim. Driver Booster. 

O uso de atualizadores de drivers deve ser evitado, pois esse tipo de software costuma instalar programas potencialmente indesejados (PUP) e adware, que são software de propaganda. Além disto, esses programas muitas vezes instalam drivers genéricos, modificados por terceiros ou que não chegaram a ser aprovados pela Microsoft – pra ser aprovado pela Microsoft, um driver precisa passar por mais de 1.500 testes, e somente depois de comprovada a sua estabilidade ele recebe o certificado do Windows Hardware Quality Labs (WHQL, Laboratório de Qualidade de Hardware do Windows), indicando que o driver é estável e dificilmente causará instabilidades no sistema operacional.

Se quiserem se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos os artigos abaixo:

Drivers do Windows a fundo – Parte 1

Drivers do Windows a fundo – Parte 2

A praga dos otimizadores de PC

------------------

Tente os seguintes procedimentos:

Vamos fazer uma verificação de disco no seu SSD pelo próprio Windows. Esse procedimento pode levar algumas horas, e você não conseguirá usar o computador enquanto ele está executando.

É importante também que você NÃO EXECUTE este procedimento se a sua rede elétrica estiver instável (como em dias de chuvas fortes).

Abra um CMD como administrador e digite este comando:

chkdsk /b

Tecle S, para agendar o procedimento para a próxima vez que o seu computador reiniciar. Feito isso, quando estiver pronto, reinicie o computador e aguarde a conclusão.

Veja se o problema persiste.

----------------------

Se persistir, baixe e instale os drivers do seu computador diretamente do site da sua placa-mãe (e placa de vídeo).

Audio: https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_realtekdch_6.0.9225.1.zip?v=f5b351b3a1db850d9ae432b9e76f58b3

Chipset: https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_597_chipset_5.11.02.217.zip?v=23b6590b0ca5ad35b15fbb5a664ddf48

Rede: https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_654_w11_11.16.1123.2023.zip?v=ce9069e8489559832ac45af06b55fa81

Instale todos, e veja se o problema persiste.

Poste resultados, e me envie novamente os logs caso os problemas persistam.

Postado

@GabrielLV Obrigado pelos esclareciemntos. 

O estranho é que quando formatei o PC, utilizei ele um tempo sem o SSD SATA e ele continuou dando o erro. De qualquer forma rodei o chkdsk /b e ele foi super rápido para checar e iniciar o Windows. Inclusive na tela de subida da BIOS, ele pareceu ''Checando C:''. Será que o comando certo não seria chkdsk /b que corresponde ao meu SSD sata? 

Vou instalar os drivers e fazer uns testes (tanto com a RAM do setup original quanto com a emprestada)  e volto por aqui. 

• Moderador
Postado
4 minutos atrás, CaioFTG disse:

O estranho é que quando formatei o PC, utilizei ele um tempo sem o SSD SATA e ele continuou dando o erro. De qualquer forma rodei o chkdsk /b e ele foi super rápido para checar e iniciar o Windows. Inclusive na tela de subida da BIOS, ele pareceu ''Checando C:''. Será que o comando certo não seria chkdsk /b que corresponde ao meu SSD sata? 

Nesse caso, tente rodar o comando chkdsk /r.

Feito isso, baixe e instale o HD Tune: 

https://www.hdtune.com/files/HDTunePro_610_trial.exe

Em "benchmark", garanta que a opção "Read" está habilitada e clique em start. Aguarde a conclusão e me envie uma print aqui.

Vá na aba "Health", tire uma print dela e me envie aqui.

Postado

@GabrielLV Fiz o comando R. Dessa vez demorou um pouco mais, mas ainda sim apareceu ''examinando e corrigindo C:'' e não o disco D que é o meu SATA. 

De qualquer maneira, segue o print do HD tune. 

image.thumb.png.ff529ecd4ce8d13f3c52d5cfa239e36a.png

Ainda vou testar o PC após a instalação dos drivers que você enivou pelo link.

• Moderador
Postado
15 minutos atrás, CaioFTG disse:

@GabrielLV Fiz o comando R. Dessa vez demorou um pouco mais, mas ainda sim apareceu ''examinando e corrigindo C:'' e não o disco D que é o meu SATA. 

A intenção era rodar o teste na unidade onde o Windows está instalado (que é a própria unidade C), unidade do SSD WD Green de 120GB que você possui.

Se você está usando o Windows na unidade D, então você deve especificar no chkdsk que é a unidade D.

chkdsk D: /r

E você não rodou o teste que eu solicitei do HD Tune:

41 minutos atrás, GabrielLV disse:

Em "benchmark", garanta que a opção "Read" está habilitada e clique em start. Aguarde a conclusão e me envie uma print aqui.

Me envie a print do HD Tune do teste de Benchmark, tanto do SSD NVMe quanto do SSD SATA. Além de me enviar a print da aba "Health" também do seu NVMe.

Postado

@GabrielLV Ah sim, neste caso então o teste rodou no SSD NVMe que o Windows está instalado. Achei que precisasse rodar no SATA que estava apresentando erro. 

Segue print do SSD Sata 120Gb

image.png.cbda103a7b99756f1dd9189faa456bea.png

Segue print da aba health do Sata 120Gb

image.thumb.png.7d26da77fb165492f95d6c5a44666dd5.png

Segue print do NVMe

image.png.67afc36c02a5c731476bb715075445de.png

Segue print da aba health do NVMe

image.png.1eb4255eb04c933df645e7b140f89351.png

• Moderador
Postado

O seu SSD SATA (WD Green) está com uma falha.

O aviso "Interface CRC Error count" indica erros de transferência de dados, sendo que isso geralmente é causado por um cabo SATA defeituoso.

Substitua o cabo SATA do seu SSD SATA e refaça o teste do HD Tune, me enviando uma print aqui assim que possível.

1 hora atrás, CaioFTG disse:

O estranho é que quando formatei o PC, utilizei ele um tempo sem o SSD SATA e ele continuou dando o erro.

Então, o problema continuou ocorrendo mesmo quando você retirou o SSD SATA, e usou apenas o NVMe. Correto?

Rode o chkdsk /r no seu NVMe (provavelmente é a unidade D) assim que possível também.

Esqueci de enviar o download do driver de vídeo mais recente para a sua placa de vídeo:

https://www.amd.com/pt/support/downloads/previous-drivers.html/graphics/radeon-600-500-400/radeon-rx-500-series/radeon-rx-580.html

Instale-o também, e se os problemas voltarem a ocorrer, me avise aqui e me envie novamente os logs do ColetorLogsCdH para analisarmos.

Postado

@GabrielLV Joguei forza horizon por uns 20 minutos e achei que o problema tinha sido resolvido. Porém, ao fechar e vir retornar no fórum, tive 2 telas azuis de Memory_managent seguidas. 

Segue coletor e logs novamente. 

Amanhã quando chegar do trabalho faço um teste novamente trocando o sata do SSD, como também, rodar o chkdsk /r

LogsColetados.7z

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Boa noite, amigo! Desculpe a demora no retorno. 

Substitui o cabo SATA do meu SSD de 120Gb e segue o resultado abaixo: 

image.png.af12c47aacb5766c7acefce0ef5971ac.png

image.png.db0efbcdf589de803c3def46ee332946.png

Também rodei o comando no CMD e vou fazer uns testes para ver se o PC normalizou. 

• Moderador
Postado

@CaioFTG Certo. O problema no SSD foi resolvido. Pode observar que antes estavam tendo quedas bruscas (indicando que a transferência de dados estava falhando, e portanto, o valor despencava) da, e agora está com um valor mínimo decente. Saímos de uma mínima de 6MB/s para 171MB/s.

image.pngimage.png

Postado

@GabrielLV Maravilha! Mesmo ele não sendo o SSD principal (inclusive sem o windows estar instalado nele) é possível que essa era a causa da tela azul? 

Ainda vou fazer mais uns testes jogando nesse fds e posto o resultado aqui.

• Moderador
Postado

@CaioFTG É possível, mas infelizmente eu descarto essa possibilidade. Não vi nenhum log que apontasse que ele fosse o culpado, mas mencionei isso para você substituir o cabo assim que possível, já que também era um problema a ser resolvido.

Postado

@GabrielLV Até o momento joguei 2 jogos por 2 horas e mantive o PC ligado todo esse tempo e não tive nenhuma tela azul por enquanto. Na semana eu volto com mais novidades. 

Por enquanto agradeço toda a ajuda!

• Amei 1
Postado

@GabrielLV Bom dia! 

Infelizmente aconteceu mais uma tela azul após eu ter parado de jogar. 

Segue erro:

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x000000be (0xffffda80137171e8, 0x8a00000000102121, 0xfffff985849ee200, 0x000000000000000a). 

Postado

@GabrielLV Já que mesmo usando a RAM emprestada do meu amigo deu tela azul, voltei para as minhas Asgard e testei o Memtest conforme o post acima. 

Fiz o teste em cada pente em cada slot diferente da placa por 4 ''pass'', porém nenhum retornou erro algum. 

Não sei se a conclusão do teste fica salvo em alguma pasta temporária, mas tirei uma foto ao finalizar o 4 teste. 

thumbnail_image0.jpg

• Moderador
Postado

@CaioFTG Certo. Podemos descartar que a culpada dos problemas seja a memória RAM.

Responda as perguntas abaixo e faça o seguinte procedimento:

Baseado em um dos seus posts antigos, um dos erros estava apontando para o "dxgmms2.sys", que é um driver responsável pelo gerenciamento de placas de vídeo.

Vi também que você possui uma RX 580, e já vi vários relatos aqui no fórum de que muitas dessas placas estão sendo vendidas depois de serem maciçamente usadas para mineração de criptomoedas. Por onde exatamente você comprou essa placa de vídeo?

Faça também os procedimentos abaixo:

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

Após isso, vá no site do fabricante da placa de vídeo e baixe ali o driver mais recente.

https://drivers.amd.com/drivers/whql-amd-software-adrenalin-edition-24.3.1-win10-win11-mar20-vega-polaris.exe

Se os problemas persistirem, me envie os logs do Coletor novamente. 

• GabrielLV alterou o título para Tela azul Memory Management
Postado

@GabrielLV Boa noite! Feliz 2025! 

Desculpe a demora. Seguem respostas: 

Sim, comprei a RX 580 pelo Aliexpress. Baixei o DDU e fiz os procedimentos aqui e instalei o driver mais recente. Vou fazer uns testes jogando e depois volto aqui caso o erro se repita. 

Antes de possuir a RX 580, eu tinha uma GTX 750 e, após a compra da nova placa, não utilizei o DDU para limpar os drivers da Nvidia. Após instalada a placa da AMD não tive nenhum problema de tela azul até então. Você acha uma boa limpar os drivers da placa antiga ou não precisa?

• Moderador
Postado

@CaioFTG Boa noite! Feliz 2025 também 😁😁

Utilize o DDU para remover os drivers antigos também.

2 minutos atrás, CaioFTG disse:

Sim, comprei a RX 580 pelo Aliexpress.

Mesmo que não tenha sido a RX 580, pro futuro, evite ao máximo comprar qualquer placa de vídeo do Aliexpress, visto que essa peça nesse tipo de site geralmente é vendida após também ser usada para minerar maciçamente criptomoedas. Ainda existe a possibilidade de ela estar com defeito, principalmente pois os códigos de tela azul apontam para falhas de memória (indicando, também, possíveis defeitos nas memórias VRAM da placa de vídeo).

Apesar disso, continuaremos fazendo testes aqui para encontrar a peça culpada pelos problemas em vez de apenas especular. Nos avise aqui se o problema persistir 👍

Postado

@GabrielLV É amigo.... dessa vez foi mais rápido do que eu esperava kkk

Simplesmente tive 3 telas azuis Memory Management, inclusive enquanto estava rodando o coletor de logs. Teve também um nome que não me lembro agora, mas deve estar registrado no arquivo anexo. 

Já estou ficando sem esperanças 😧

LogsColetados.7z

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!