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Ontem tinha TIM FIBRA, tava caindo toda hora etc troquei e coloquei uma que disseram que não cai. OI FIBRA. Basicamente, meu cabo cat6 10000mb só tá recepcionando 100mb do router. Ai lá vai eu pegar o modem antigo que a TIM ainda não veio buscar então aproveitei e conectei, ativa o 1000mb. Então o problema não está no cabo, nem no computador, e sim no router. Eles estão limitando? No painel do mostra Max bit rate 100 mb, FULL DUPLEX. alguém tem ideia do que é? o Firmware está pra 2022. Já resetei as config de internet no computador.

 

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O rotador deles devem ter limitação por hardware que só suporta 100mb. É comuns alguns roteadores ou modens porcaria com essa limitação.

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É o que eu estou apontando pra eles quando ligo, só que apenas ignoram e falam que é meu computador que não suporta direito. Com todo respeito, b550 Aorus elite + Ryzen 7 5700x, não vai suportar? O router é um G-0425g-c. Conhece alguma forma de tirar esse limitador? 

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@GabTech Segundo as especificações técnicas desse roteador, ele é 10/100/1000Base-T, então ele é GIGA... Deveria funcionar normalmente acima dos 100MB da sua internet.

 

voce consegue entrar nas configurações desse roteador ai para olhar as opções disponíveis de velocidade (se é que tem né).

 

Se for o caso, reseta o roteador e configura novamente.

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Veja na especificação se não tem uma porta específica para giga. Se for alguma versão modificada para empresa pode ser que tenham removido a porta giga.

 

Se for limitação de hardware, só trocando mesmo.

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A operadora simplesmente dizer ao seu assinante, sem absolutamente NENHUMA evidência que o problema está nos equipamentos do cliente é de chorar. Para sustentar essa afirmação de forma assim tão ostensiva, eles ao menos deveriam ter mandado um técnico ao local e provar isso.

 

Infelizmente e inadvertidamente (ou não) provedores "costumam" entregar esse modem óptico, também conhecido como ONT, com suas portas Gigabit setadas para 100 Mbps, com exceção de apenas 1 interface, que geralmente é a primeira mesmo, deixam ela em "auto-negotiation".

 

No seu caso específico está dando à entender que nem essa primeira porta está habilitada para subir em Gigabit, aí nesse caso e com a prepotência do suporte, dá entender que a operadora não está lá tão preocupada em entregar a velocidade nem próxima do contratado.

 

É um caso típico que a ANATEL e PROCON acabam tendo que intervir para fazer cumprir o contratado, então guarde todos os protocolos de atendimento, e acione estes orgãos tão logo você entenda ser necessário.

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Bom dia, então, normalmente essas operadores não deixam você ter acesso ao painel de configuração do roteador. Já tive problema com isso várias vezes.

A solução que eu encontrei foi comprar um roteador próprio e trocar para um provedor de internet local.

Desde os primórdios da humanidade a especialização é algo valorizado. Quem sabe fazer muita coisa no final das contas não sabe fazer nada. O mesmo se aplica a empresas. Se é uma empresa de telefonia, que ao mesmo tempo vende plano de internet, televisão, etc, fatalmente a prestação de serviço será pífia.

 

Caso não queira trocar de provedor, compre um roteador próprio e exija o login e senha PPPoE. Caso saiba trocar a fibra, configurar o roteador não tem mistério nenhum, caso não souber, liga pra lá e pede pra um técnico trocar pra você.

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Olá @GabTech,

Se for possível, tente fazer um teste com um notebook que tenha porta de rede Gigalan usando um cabo curto conectado ao roteador. Ou se for possível tb, trocar a ponta do cabo (RJ45). Já vi casos onde uma pequena diferença de fração de milímetros no conector/porta de rede causava isso. Tipo é como se o encaixe não ficasse perfeito, aí só rodava a 100 Mbps ao invés dos 1 Gbps. 

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@GabTech Não é possível, mas é. Se o provedor é que te oferece a estrutura de rede interna, como um roteador com várias saídas e wifi integrado, então a operadora limita na medida em que o aparelho que ela forneceu limita.

 

Se a operadora te oferece um hipotético roteador com 6 portas a 25mbps então esse é o limite para sua rede interna.

 

Verifique o aparelho que recebeu e a velocidade disponível em cada porta. Esse é o limite para sua rede. E NADA tem a ver com a internet.

 

Em 18/12/2024 às 16:07, GabTech disse:

Com todo respeito, b550 Aorus elite + Ryzen 7 5700x, não vai suportar?

 

Seu roteador tem portas que vão até 1000 mbps, todas.

 

Então seu problema pode estar no cabo ou nos conectores. Para essas velocidades, se está usando cabos de rede que não passem por dutos com interferência significativa ou cabos muito longos CAT5E é a categoria de cabo e conector recomendado.

 

O processador não faz diferença. Se está usando o chipset de rede embutido na placa-mãe deve ser o Realtek 8118 e roda até 2500 mbps em algum modelo e até 1000 em todos.

 

Em 18/12/2024 às 15:42, GabTech disse:

Ontem tinha TIM FIBRA, tava caindo toda hora etc troquei e coloquei uma que disseram que não cai

 

Então pode ser mesmo que o cabo não funciona e já não funcionava direito. Soube o que era "cair toda hora"? Que testes fez? O que caia? A conexão de rede? a da internet? O DHCP não renovava? Ou desistiu sem testar?

 

Em 18/12/2024 às 15:42, GabTech disse:

Basicamente, meu cabo cat6 10000mb só tá recepcionando 100mb do router.

 

Cabos tem limites e não velocidades. Um cabo CAT6 pode até suportar 10G em curtas distâncias, até uns 20m. Desde que tenha conectores CAT6 e portas compatíveis dos dois lados.

 

Em 18/12/2024 às 15:42, GabTech disse:

Ai lá vai eu pegar o modem antigo que a TIM ainda não veio buscar então aproveitei e conectei, ativa o 1000mb. Então o problema não está no cabo, nem no computador, e sim no router

 

Então o modem cuja conexão caia toda hora conecta ok... Como identificou isso? Fica estável? Quanto tempo? Testou isso objetivamente na rede local?

 

Nenhum aparelho conecta a gigabit nesse router novo em nenhuma porta em nenhum cabo que tenha usado?

 

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