Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ao invés de montar por conta própria o PC, o que seria mais barato, Decidi não arriscar e comprar de uma loja especializada pela comodidade e pela garantia (12 meses). Todas as peças são novas.

Estou dividido entre dois setups:

1

Processador Intel Core i5 12400F up to 4.4Ghz 18MB Cache
Adaptador de Correção LGA 1700
Air Cooler Revenger Rainbow Preto
memória RAM 16GB DDR4 3200mhz Adata (1x16GB)
SSD M.2 NVMe 512GB Pci Express
placa-mãe H610M DDR4 LGA 1700 Suporte a 64Gb de memória RAM
Placa de Vídeo Radeon Rx 580 8Gb GDDR5 Revenger
Fonte 500w 80 Plus Bivolt Automático PFC Ativo
Gabinete Gamer Hayom GB1725 Preto Led Infinite com 1 Fan 120mm Rainbow

2

Igual, porém com um AMD Ryzen 5500 no lugar do Intel e com uma placa-mãe A520M.

No caso, o vendedor me explicou que o Ryzen 5500 é mais barato, porém o 1240f é mais potente.

No caso tenho a dúvida, não seria melhor a A520M bem melhor que a H610M, logo se justificaria levar o processador da Ryzen?

Eu recebi um orçamento com uma AMD Radeon 6600, mas infelizmente não cabe no meu orçamento. Seria necessário comprar um monitor novo e isso iria além do que posso gastar no momento, talvez ano que vem.

O que os senhores recomendam? Obrigado.

Postado

@oexilado Só peça de baixa qualidade, SSD sem especificar, fonte sem modelo e RX580 que foi de mineração de bitcoin vendida como nova. como vai confiar num vendendor que diz que tudo é novo mas na verdade metade disso ai é tudo peça zuada?

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, oexilado disse:

Decidi não arriscar e comprar de uma loja especializada pela comodidade e pela garantia (12 meses)

Comprando as peças separadas em qualquer loja oficial você terá pelo menos 1 ano de garantia, sendo que algumas peças podem ter até 2-3 anos.

Mas como o colega disse acima, esse PC aí é praticamente uma bomba, isso porque você nem disse o preço dele, talvez o valor deixe ele ainda pior.

• Membro VIP
Postado

@oexilado Bom dia, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Nunca use processadores Core i5 com placas-mãe H e Ryzen 5 com placas-mãe A. Essas placas-mãe tem o VRM limitado para processadores mais potentes, opte por placas-mãe B.
Mas quanto à escolha do processador, esse Core i5 tem desempenho maior que esse Ryzen 5. Uma comparação mais justa seria um Ryzen 5 de geração equivalente ao Core i5.

Qual a marca e modelo do SSD e da fonte?
Esse gabinete é um forno, opte por gabinetes que tenham uma boa entrada de ar frontal.

Postado
1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

Nunca use processadores Core i5 com placas-mãe H e Ryzen 5 com placas-mãe A. Essas placas-mãe tem o VRM limitado para processadores mais potentes

Nem sempre, boa parte das placas de entrada para Intel e AMD dão conta de CPUs Ryzen 5 e Core i5 tranquilamente. O erro é o usuário comprar placas baratas demais e esperar bons resultados.

Postado

Nunca use processadores Core i5 com placas-mãe H 

De fato, não deve usar um i5-K/KF, i7, i9 numa placa H, mas um i3, i5-F vai muito bem. Uso um i5-12400F numa ASUS Prime H610M-A, zero de problemas.

Agora no caso do orçamento do OP a H610 deve ser uma bomba, pois sequer informam a marca.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

Uso um i5-12400F numa ASUS Prime H610M-A, zero de problemas.

Pode funcionar sem problemas a curto prazo, mas a longo prazo não é uma boa ideia.
Melhor não arriscar.

Postado
7 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Pode funcionar sem problemas a curto prazo, mas a longo prazo não é uma boa ideia.

Na verdade não causaria nenhum problema. A ASUS Prime H610M-A é uma das melhores opções de H610, tem até dissipador no VRM. Mesmo modelos mais simples de H610 sem dissipador, mas bem construídos, estariam tranquilas para um CPU do nível do i5 12400F. Desde que não sejam aquelas H610 de marcas com má fama, como Biostar, até algumas completamente genéricas, pois essas costumam simplificar e economizar na construção do VRM até demais.

Postado

Melhor não arriscar.

Mas arriscar o que? O VRM da ASUS H610-M A é mais do que suficiente para o i5-12400F ou i5-14400F. De resto a única coisa negativa é o fato do slot M.2 ser PCI 3.0 - o que para meu uso não faz diferença pratica, não trabalho com arquivos grandes.

Neste teste do Linus Tech Tips o VRM de uma simples ASRock H510M-HDV/M.2 se provou melhor que de uma Gigabyte B560 DS3H. Uma placa-mãe ruim, mal construída (ex. Biostar)  - seja com qual chipset;  pode prejudicar a performance do CPU, mas uma placa-mãe cara, com o chipset "top", não vai dar por isso mais performance ao CPU, não ao ponto que justifique o custo, excluído situação de overclock.

• Gabriel Torres alterou o título para Ryzen 5500 + A520M ou Core i5 12400f + H610M?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!