Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo um ponto de internet que vem da operadora local em uma casa que fica no mesmo terreno que a minha, desta casa eu puxei um cabo Cat5e blindado que vem da porta do roteador/modem Nokia G-140W-H da operadora e chega no meu roteador um TP-Link Archer AX12. De uns tempos para cá estava tendo problemas no meu antigo roteador um Mercusys AC12G, quando eu reiniciava ele ou havia algum tipo de queda de energia, a internet simplesmente não funcionava (porém o roteador principal tinha internet) depois de desligar e aguardar um tempo, a conexão retornava no roteador secundário, só que nunca atingia a velocidade de 400 mb que tenho contratada, tanto no computador quanto na rede Wifi pelo 5ghz. Depois de alguns testes, percebi que ao religar o roteador ele ficava eternamente tentando encontrar o endereço de IP Dinâmico, que foi a forma de conexão que eu sempre utilizei.

Depois de pesquisar um pouco, falar com algumas pessoas e tentar entender o que estava se passando, comecei a suspeitar do cabo, que já está há um tempo entre as casas e poderia estar sofrendo com deterioração e acarretando esse problema. Para tirar de vez a dúvida, tentei conectar o cabo que vai para o roteador secundário por uma daquelas emendas de rede com dois lados femea, conectando o cabo que vai para o computador com o cabo que vem do roteador primário; Só que ai tudo fica mais estranho. Com o cabo conectado desta forma, a internet funciona normalmente, atinge as velocidades contratadas, não cai e nem tem oscilação (imaginei que poderia ser um mau contato no cabo, mas nada que eu faça com ele altera a conexão, continua normal se conectado diretamente na porta do computador). Reconectei no roteador e o problema persistia, velocidades abaixo do normal. Pensei que fosse alguma configuração no roteador, mas nada que eu fazia, resolvia o meu problema.

Conclui que o problema fosse no roteador e comprei o Archer AX12, quando chegou, instalei e fiz a configuração padrão, mas acontecia a mesma coisa: A rede não pegava IP Dinâmico, o roteador não tinha acesso nenhum a internet. Mexendo um pouco nas configurações, me deparei com a aba de configuração "Configuração da velocidade de negociação da porta da Internet", retirei de Auto Negociação e coloquei inicialmente em 1000mbps Full Duplex e novamente: NADA, sem rede, sem ip dinâmico, sem felicidade. Quando alterei a configuração para 100mbps Full Duplex, bingo! A rede voltou a funcionar, internet, conexão e ip dinâmico, mas ainda assim limitado a 100mbps.

Já utilizei um testador de cabo nas pontas da conexão, funciona perfeitamente, se eu conecto o cabo diretamente no pc ou usando a emenda, funciona perfeitamente também.

E ai vem uma parte bizarra, se eu conecto o cabo que vem do roteador primário, para o secundário utilizando outro cabo com a emenda: FUNCIONA! Mas aí que vem um problema, funciona AS VEZES e do nada cai a rede e tenho que reconfigurar da maneira a deixar limitado nos 100mbps. Venho desconfiando que haja algum problema de Auto Negociação com o roteador principal, mas não tenho acesso as configurações do mesmo, para confirmar se realmente é algo relacionado. Já testei modo AP e os IP's dos roteadores estão diferentes.

Hoje vou tentar crimpar novamente as duas pontas do cabo que passa pelas duas casas e usar o testador novamente, eliminar qualquer suspeita de mau contato ou oxidação nos conectores. Estou evitando ter de passar um cabo novo, pois pra mim não faz sentido já que a rede funciona no meu computador.

Se alguém tiver alguma opinião acerca do problema ou já tiver passado por algo parecido, ficarei extremamente grato por qualquer informação ou ajuda. Trarei atualizações assim que possível e estou disponível para responder qualquer dúvida.

• Membro VIP
Postado
Em 19/12/2024 às 16:43, BruxeiroGerald disse:

Possuo um ponto de internet que vem da operadora local em uma casa que fica no mesmo terreno que a minha, desta casa eu puxei um cabo Cat5e blindado...

@BruxeiroGerald

Não fica claro qual a metragem do cabo nesse lance entre as casas, mas com CatE em geral, 1 Gbps não irá linhar em lances maiores que 100 metros (teóricos) sendo essa distância diminuida caso a atenuação no cabo seja aumentada por qualquer que sejam os fatores, se internos ou externos ao cabo.

Os problemas mencionados por você apontam para algum problema com atenuação ao cabo -- apesar de no seu relato informar se tratar de cabo blindado -- e ainda compatibilidade dos conectores X interfaces de rede, à depender da qualidade do material e da confecção pode também aumentar a atenuação de forma bastante acentuada.

Para confirmar se é isso mesmo, providencie um patch-cord Cat5E desses de 1 metro mesmo, e vá até onde está instalado o modem da operadora, e conecte ambos e verifique se ocorre o alinhamento entre eles à 1 Gbps SEM precisar mudar o speed/duplex manualmente, e vai testando assim até chegar à alguma conclusão plausível.

• Curtir 1
Postado
Em 19/12/2024 às 13:43, BruxeiroGerald disse:

Depois de alguns testes, percebi que ao religar o roteador ele ficava eternamente tentando encontrar o endereço de IP Dinâmico, que foi a forma de conexão que eu sempre utilizei.

Não é boa ideia. Só vai perdas e problemas com isso. Pode perder até uns 40 % da banda na segunda rede, vai ter múltiplo NAT, segmentar as redes e tudo praticamente sem ganhar nada, exceto uma hipotética margem de anonimato nas redes secundárias. Sugiro muito esquecer isso.

Use endereço fixo nos roteadores secundários, claro que na mesma rede do primário. Nunca use a porta WAN nos roteadores secundários.

antigo roteador um Mercusys AC12G, quando eu reiniciava ele ou havia algum tipo de queda de energia, a internet simplesmente não funcionava (porém o roteador principal tinha internet) depois de desligar e aguardar um tempo, a conexão retornava no roteador secundário, só que nunca atingia a velocidade de 400 mb que tenho contratada, tanto no computador quanto na rede Wifi pelo 5ghz

o que é "internet não funcionava"? Seria preciso saber o que parava. A LAN do segundo estava ok? Testou? tinha tráfego entre os dois? Testou?

Ligou o roteador 2 com um cabo curtinho ao roteador da operadora? Testou? Ligou outro micro direto na ponta do cabo longo? O que para? É preciso saber.

funciona AS VEZES e do nada cai a rede e tenho que reconfigurar da maneira a deixar limitado nos 100mbps

Essas coisas não devem ser configuradas. auto negociação é o simples sempre. Se precisa fixar em 100 é porque alguma conexão do cabo está oscilando. E nos pinos 4 5 7 e 8, um ou mais de um deles. O que falei antes se aplica: teste com um cabo curto com os dois roteadores e dois micros na mesma mesa e pode isolar o problema me minutos. E sem levantar da cadeira. E precisa qualificar bem o que AS VEZEZ acontece quando não funciona...

problema de Auto Negociação com o roteador principal, mas não tenho acesso as configurações do mesmo, para confirmar se realmente é algo relacionado

auto negociação é só isso. auto negociação. Não configura nada. Você só configura quando precisa fixar uma velocidade MENOR que a normal. MAIOR não funciona e nem faz sentido.

Hoje vou tentar crimpar novamente as duas pontas do cabo que passa pelas duas casas e usar o testador novamente, eliminar qualquer suspeita de mau contato ou oxidação nos conectores. Estou evitando ter de passar um cabo novo, pois pra mim não faz sentido já que a rede funciona no meu computador.

Boa ideia. E não precisa de outro cabo se em algum cenário funciona. E pode testar a conectividade com um simples multimetro ou um LED e uma pilha... São só 8 pinos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...