Ir ao conteúdo

PC congela em jogos mesmo com temperaturas de CPU e GPU abaixo de 70°C

Ir à solução Resolvido por Simuroc,

Posts recomendados

Postado

Primeiramente para contexto os componentes mais antigos do meu pc são a fonte ( corsair 600w) que já deve ter quase 10 anos de uso kk e a placa-mãe (b450 aorus m ) que há algum tempo já tem um problema nos slots de ram onde apenas os slots 1 e 3 pegam dual channel. Então, há alguns meses eu vinha tendo congelamentos diários em meu pc mesmo durante tarefas traquilas, percebi que o xmp estava ativo, mas a tensão das memórias estava como stock, settei para 1.35v e o problema foi resolvido.

Porém, agora venho enfrentado os mesmos congelamentos quando o pc está em alto estresse rodando games mais pesados. Tudo congela, nenhum periférico responde e sou obrigado a desligar pela chave da fonte. Já atualizei a BIOS para a mais recente, temperaturas de cpu e gpu não passam dos 70°, fiz vários comandos de reparação do Windows pelo cmd, rodei diagnóstico de memória RAM e SSD, rodei diagnóstico do Windows e nada. Também reparei que ao deixar o pc desligado por algumas horas o problema demora a aparecer. Alguém consegue me dar uma luz ? Já comprei uma placa-mãe nova e vou pegar uma fonte, só tenho medo de ser processador ou placa de vídeo. 

Config: RTX 3060 ti, Ryzen 7 5700x, 32 Gb ram 3200mhz xpg gammix d35, SSD 1tb Kingston (0 resto já tá no post ) 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@tavarex Boa noite.

Os dois palpites que eu tinha você já está com intenção de substituir, que seria a placa-mãe e a fonte.

O que eu iria indicar agora é não comprar nenhum componente da Gigabyte/Aorus. Além de componentes deles estarem apresentando muito problema (como voce mesmo vivenciou ai), eles estão com um serviço de garantia péssimo no Brasil, basta ver o reclame aqui deles. 

Sobre a fonte, pegue uma de uma boa marca, como a Corsair, que você já usa.

Fora isso, é esperar a placa-mãe nova chegar pra poder testar.

Caso o problema não seja algum desses dois componentes podemos começar a verificar os outros pra ver se é algum deles, mas geralmente processador e memória RAM tem taxa de defeito muito menor que outras peças.

Boa sorte.

• Obrigado 1
Postado

@Simuroc Opa, boa noite. Muito obrigado pela dica. Peguei uma b550m ASUS tuf e vou pegar uma fonte msi mag 650w, só espero não ser processador ou gpu porque essas peças estão caríssimas.

• GabrielLV alterou o título para PC congela em jogos mesmo com temperaturas de CPU e GPU abaixo de 70°C

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...