Ir ao conteúdo

Windows não sobe se não desligar o outro SSD e não ligar o HD externo

Ir à solução Resolvido por lieggio,

Posts recomendados

Postado

Pessoal é o seguinte eu estou usando o Windows 11 Pro original no meu Intel Core I5 de 4a geração. Ele tem uma placa-mãe ASUS Z-97A. Nela tinha 1 HD de 1Tb (mecânico) e 1 SSD. Já explico por que coloquei que tinha. Bom eu troquei de gabinete e o atual não tem mais espaço para HD SATA convencional (grande). Só consigo por o SSD SATA e/ou HD SATA de notebook. Pois bem o que aconteceu depois da troca do gabinete foi o seguinte: o Windows não inicializa mais, apenas, pelo SSD. Eu tive que arrumar uma doca USB que comporte HD SATA/IDE grande, ligar ela e só assim o Windows inicia. Se não fizer isso não vai.

Pesquisando mais a fundo cheguei ao seguinte ponto. Quando o instalei o Windows 11, "há um século atrás" (kkkk) eu tinha o SSD e o disco rígido conectados na placa-mãe, pelo SATA e devidamente inseridos dentro do gabinete. Ocorre que nisso o maravilhoso sistema do Tio Bill fez a gentileza de instalar o setor de boot no disco rígido. E agora sem ele o Windows do SSD não sobe.

Beleza eu vim levando desse jeito, até então. Ocorre que fiz uma adição de mais um SSD, por isso disse acima que tinha 1 HD e 1 SSD. Agora, dentro do gabinete são dois SSDs. Bom eu precisei instalar uma distribuição Linux, no caso estou usando o Kubuntu 24.04. Ai tudo se tornou uma bagunça ainda maior. Pra começo o Linux não quer montar meu HD, que fica na doca USB. Dá erro e diz que não pode montar. Enfim, quase infartei, pois além da "minha vida toda" estar dentro do bendito HD, o magnânimo Windows 11 precisa dele pra iniciar. Pra piorar ainda mais as coisas por aqui, agora com o SSD do Linux ligado o Windows não carrega mais. Eu preciso desconectar o SSD com Linux da placa-mãe e só assim, com a doca ligada, o Windows 11 sobe. No Windows o HD da doca funciona perfeitamente e todos meus arquivos estão lá. Uffa, pode cancelar o SAMU (kkkkk).

Bom depois de escrever este longo e detalhado relato a pergunta que faço é:

O que eu posso fazer pra resolver as coisas por aqui?

1. Tem como resolver a inicialização do Windows 11 para que não precise mais do HD que está na doca USB?
  2. Não posso formatar o Windows, estou evitando ao máximo. Tem solução sem isso, ou não?

Bem é isso pessoal. Obrigado aos que responderem. E desejo a todos um Feliz Ano Novo e que 2025 seja um ano repleto de coisas boas e muito próspero para todos!!!

Postado

A) Aproveitar que tem acesso ao disco(HD) e fazer backup dos dados que julgar importante.

B) Formatar o disco(HD)

C) Reinstalar o Windows no disco(SSD)

D) Escolher outra distro Linux. A família Ubuntu parece que tomou cachaça.

• Solução
Postado

No caso aqui não é o Linux o problema. É o Windows.

Eu não posso instalar o Windows não agora. A configuração do jeito que tá feita não dá para ser mexida é muita coisa. Tem chave de autenticação que eu utilizo e algumas outras coisas que pra mexer vai me exigir algumas ações outras.

Eu fiz o seguinte, por hora, tirei o SSD do gabinete, o que está com o Linux, e daí eu coloquei ele numa case de HD externo USB. Vou utilizar dessa forma para que a estrutura interna do computador não seja mexida e não tenha que reinstalar o Windows. 

Pensei que houvesse alguma solução sem ter que reinstalar o Windows.

Por hora é isso, então.

Só explicando melhor como estou usando aqui agora. 

Com o SSD do Linux na b case usb eu conecto ele quando for utilizar, antes de ligar o computador, e daí o Linux sobe normal. 

A hora que eu precisa utilizar o Windows eu desconecto o SSD da USB e deixo a máquina subir normalmente.

A questão atual que eu estou, ainda, vendo como lidar é referente ao meu HD de arquivos que não consigo mais montar no Linux.

Irei fazer um teste com uma máquina virtual rodando um Windows básico para ver se por intermédio dela eu consigo ter acesso a minha unidade de arquivos e com isso possa pegar o que precisar sem a necessidade de ter que ficar entrando no Windows apenas para ler arquivos.

Eu só instalei este Linux no meu setup porque estava enfrentando anomalias referentes ao open GL e minha GPU AMD. Algo que no Linux não presencio e funciona tudo muito bem. 

A bem da verdade eu estava analisando a possibilidade de fazer a troca da minha GPU para uma NVIDIA "equivalente" ao que tenho hoje. Porém uma NVIDIA mais moderna com, 8 GB de vram, está com preço muito fora do que cabe no meu bolso permite. Até mesmo uma usada boa. Então gastei 200 contos num SSD e fui pro Linux. Resolvi meu problema por hora. 

Quando eu puder trocar minha GPU  eu vendo a rx 580 e esse SSD.

Tudo isso que tenho feito ou devo fazer é só pra resolver o problema de aplicações que usam o openGL e não ter que mexer no meu Windows atual 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!