Ir ao conteúdo

Como adicionar um novo sistema no menu de inicialização do Windows?

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Pessoal é o seguinte, no meu setup eu tenho o Windows 11 instalado. Ocorre que estou precisando usar Linux aqui também. Como eu não queria que o Grub fosse instalado pelo distribuição Linux escolhida fiz a instalação dela da seguinte forma. Desconectei o SSD do Windows, deixando apenas o novo SSD que foi onde instalei o Linux desejado. Beleza tudo transcorreu normal. Após quebrar um pouco a cabeça eu consegui fazer a BIOS "entender" que é para subir o SSD do Windows como primário (padrão). Acontece que tem um "século" que esse Windows foi instalado aqui. Já o Linux é recente. Eu não quis fazer a instalação da maneira mais, digamos, comum do Linux, justamente pro grub não interferir na maneira como o boot tem funcionado aqui, pois caso não deseje mais utilizar o Linux basta eu retirar o SSD e pronto. Eu me recordo que no Windows XP, por exemplo, eu conseguia gerenciar o "menu de boot" nele por meio de um arquivo de configuração, oculto, que ficava na raiz da unidade de sistema.

No Windows 11 é a mesma coisa?

Eu só quero inserir o Linux no menu de boot do Windows 11 para não ter que ficar alternado na BIOS toda vez que for usar o Linux. Se tiver como eu queria saber os passos do que fazer. Agora, se não tiver como não tem problema eu entro na BIOS sempre que desejar ir para o Linux.

Obs.: Eu sei que no caso do Ubuntu, por exemplo, eu poderia ter instalado ele a partir do Windows, ou seja de dentro do Windows, fazendo com que conseguisse manter os dois sistemas trabalhando juntos. Ocorre que a distribuição utilizada, aqui, não o Ubuntu.

O que estou fazendo é para não ter que "triscar" no Windows em hipótese nenhuma. É muito detalhe aqui no meu Windows. Eu só quero é facilitar as coisas ao ligar a máquina. Mas se não tiver como não tem problema. Entrar no menu de Boot da BIOS toda vez que precisar usar o Linux é mais tranquilo do que reinstalar o Windows.

Postado
2 horas atrás, lieggio disse:

Eu só quero inserir o Linux no menu de boot do Windows 11 para não ter que ficar alternado na BIOS toda vez que for usar o Linux.

Acho que isso é impossível de fazer, a Microsoft não quer que você use nenhum sistema Linux, o correto é instalar tanto o Windows como o Linux em discos diferentes, atentar para quando tiver instalando o Linux não esquecer de criar a partição de boot (onde ficará o grub) no mesmo disco onde está sendo instalado o Linux, será pelo grub onde você inicializará ambos, tanto o Linux como o Windows.

2 horas atrás, FoxBlack disse:

Utilize o Refind

Eu evitaria usar o Refind, melhor mesmo é usar o próprio Grub que já fica funcionando após a instalação.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Tiberio disse:

Eu evitaria usar o Refind, melhor mesmo é usar o próprio Grub que já fica funcionando após a instalação.

Concordo!mas como o autor do tópico é anti-grub 🤣[...]

• Solução
Postado
6 minutos atrás, FoxBlack disse:

Concordo!mas como o autor do tópico é anti-grub 🤣[...]

O que irá acontecer é que ele terá duas partições de Boot, uma do Windows que ficará no disco onde foi instalado o Windows e a partição de Boot do Linux que ficará no disco onde foi instalado o Linux, usando assim não quebra nenhum dos dois sistemas.

• Curtir 1
Postado

@FoxBlack ai ai 😂😂😂 não que eu seja anti-grub. É que se eu matar o Windows 11 que aqui está eu to lascado e meio. Mas já resolvi. E a solução foi "simples":

1. Deixei claro pra BIOS da minha ASUS Z97-A (Zuanta Badizada 🤣) que o boot é pelo Windows UEFI, pois que ainda manda aqui é ele. 🤣🤣🤣
  2. Não esquecendo de ligar o HD antes do PC, agora o Windows resolveu ir de boa.
  3. Se quiser usar o Linux basta eu ir no menu de boot (F8) e dizer pro sistema quem é pra carregar.
  4. Não me perguntem como, mas consegui. Nusss...😂 E olha que eu vinha tentando resolver isso desde o ano passado. Nóh! 🤣🤣🤣

Bão...eu  vou "passar o rodo" no SSD do Windows, mas primeiro estou configurando tudo que preciso no Linux. Em colocando um Windows novo, vou desconectar o SSD do Linux, o HD de arquivos. Assim o sisteminha do Tio Bill não instala boot onde não deve e não bagunça mais minha vida.

Bem, bem... se querem saber de uma verdade o Linux está funcionando tão bem aqui, que se eu conseguir deixá-lo com as coisas que estão no Windows 11. Acho que vou é usar o SSD "do' Windows para armazenar as coisas que utilizo para edição de áudio e vídeo. Os arquivos importantes de trabalho. E ficarei só no Linux. O desempenho dele no meu velho guerreiro, gamer, de 2017 está está muito melhor do que o apresentado no Windows. Então... Acho que o Windows saindo ele não voltará por um tempo. Não no meu desktop. No notebook está com o Windows 10 e está bom lá. Pro uso que faço daquele notebook enquanto houver um navegador web atualizado pro Windows 10 é só o que preciso.

Obrigado a quem me respondeu. Por hora parece que consegui fazer minha BIOS entender que, quem ainda manda por aqui é o sistema do Tio Bill. Por enquanto!.

@Tiberio eu entendi o que você sugeriu. É que não queria mexer na forma como o Windows está atualmente, deixando o boot pelo grub. Pois pensei que fazendo isso poderia matar o boot do Windows. Pois de depois resolvesse não mais usar o Linux era só remover ele e usar o SSD pra outra fim. Mas eu to achando que quem vai vazar daqui em breve será o Windows. Vamos ver como tudo caminha.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, lieggio disse:

se querem saber de uma verdade o Linux está funcionando tão bem aqui, que se eu conseguir deixá-lo com as coisas que estão no Windows 11.

Aqui também roda muito bem, uso o Debian 12 em Dual Boot com o Windows 11, as vezes até esqueço que o Windows existe Rsrsr 

Postado

@Tiberio estou usando o Kubuntu 24.04 LTS e até o editor de vídeo que eu mais uso, o Microsoft Clipchamp, funciona nele melhor que no Windows. O visualizador de Second Life que no Windows eu estava enfrentando problemas de bug de texturas e perda de desempenho, aqui no Linux ficou perfeito. A média de FPS na casa dos 60. Tá bom demais por estar rodando com gráfico entre o alto e o ultra. O OBS Studio que uso pra live e gravação, funciona perfeitamente. Estou instalando o Davinci Resolve que tem nativo pra Linux. As coisas aqui parecem funcionar muito melhor que no Windows. Impressionante. Vou testar agora o Aspaht 9 Airbone que tem disponível na Steam. Vou testar o GTA San Andreas também. Este eu tenho a versão antiga 1.0, que está com carros e coisas modificadas no cenário do jogo. Vou tentar pelo Wine, andei vendo que roda. Vamos ver se é verdade. Enfim nada que não dê jeito com as configurações certas. E isso acaba virando conteúdo pro meu canal no YouTube.

Eu ia trocar minha GPU para uma Nvidia por conta das anomalias com AMD, WIndows e aplicações que usam OpenGL. Ia ter que gastar mais de "1 barão" numa boa placa que fizesse valer, realmente, o upgrade. Pois bem, gastei 200 contos num SSD kingstom de 480Gb e resolvi todos os meus problemas.

Olha ai como está meu desktop e como meu setup está trabalhando mais suave:

Screenshot_20241231_165714.png

Postado
1 hora atrás, lieggio disse:

estou usando o Kubuntu 24.04 LTS e até o editor de vídeo que eu mais uso, o Microsoft Clipchamp, funciona nele melhor que no Windows.

Impressionante.

Só não abandonei de vez o Windows por causa de alguns programas e jogos que não rodam nativamente no Linux.

Existe até essa opção de rodar via Wine mas achei bem complicado de configurar.

Postado

@Tiberio a mesma coisa comigo. Sou MEI e todos os acessos ao portal do Micro Empreendedor estão com as chaves salvas no Opera GX que não tem versão pra Linux. E tem o Vegas 17 que não funciona no Linux também. Só por isso mantenho o Windows e não posso me dar o azar de perder o acesso a ele. Eu não instalei o Linux com os HDs do Windows conectados porque eu não tinha certeza se iria mesmo largar o Windows. Só queria o Linux por conta dos detalhes de aplicações que usam OpenGL e a minha GPU AMD. Mas pelo que estou vivenciando aqui eu acho que o Windows vai mesmo embora. rsrsrsrs

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!