Ir ao conteúdo

Arduino Como gerar sinal PWM em ESP32 (2025)

Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

Postado

COMO GERAR PWM?

Estou a um tempo tentando gerar um sinal PWM em um pino do ESP32 para variar o brilho de um LED.

A questão que muitos tutorias utilizam os comandos em SETUP:

ledcSetup(pwmChannel, pwmFreq, pwmResolution);
ledcAttachPin(ledPin, pwmChannel);

Mas estes comandos não existem mais na biblioteca ESP32, no Arduino IDE isto hoje em dia retorna um ERRO. ( Me corrija se estou errado )

Tentei varios outras formas de se fazer isto, e mesmo assim meu ESP32 não responde com PWM.

A pergunta é:

Qual é a forma correta de se gerar sinal PWM em um pino no ESP32?

OBS: eu utilizo Arduino IDE ao envés de IDF.

• Curtir 1
Postado

@Swalls Mesmo com esse docuemento e até códigos de exemplo , meu ESP32 não repondeu :/.

Consegue me fornecer um código simples e funcionar, talvez até usado por você mesmo? Estou começando achar que minha ESP32 está com defeito pois ja tentei varias maneiras e nada.

• Curtir 1
Postado

Descobri o que era , além do código desatualizado que eu estava usando, tinha outro porém aqui. agora tudo funcionou.

• Membro VIP
Postado

Já fiz led piscar com o esp32 mas não precisei de pwm ainda. Mas geralmente a plataforma arduina te dá a função analogwrite() que basicamente é um controle da largura do pwm.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

@.if @Swalls aqui esta a solução: 

ledcSetup(pwmChannel, pwmFreq, pwmResolution);
ledcAttachPin(ledPin, pwmChannel);

este código que citei no inicio do topico esta desatualizado, era uma forma de fazer PWM mas agora ficou mais simplificado:

ledcAttach(ledPin, freq, resolution);
 ledcWrite(ledPin, dutyCycle);

O codigo acima é o atualizado, esta em sintaxe. a primeira linha deve estar dentro de void setup. ja a segunda funciona dentro de setup ou loop.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!