Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo armazenar grandes quantidades de filmes em qualidade Remux a longo prazo.  E estes filmes não serão acessados a toda hora., portanto um dispositivo poderá ficar ocioso por alguns anos sem que seja lido.

Gravá-los em  discos ópticos está inviável pois encontram-se cada vez menos no mercado devido ao Streaming. Fora o espaço físico que ocupam.

Qual dispositivo é menos pior a longo prazo  para esta situação ? SSD ou HD ?

Ouvi dizer que não é bom para memória  flash se ela ficar guardada e parada por muito tempo sem uso.

Não busco solução. Mas gostaria de ler  opinião de vocês.

Grato.

Postado

@Koiti.C.Y o que é qualidade Remux? Bem o mais barato acredito que seja HDD pois SSD é mais caro e os arquivos não precisam ser acessados em alta velociadade. As outras opções seriam núvem (paga) se a velociade de internet não é problema.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Koiti.C.Y disse:

Pretendo armazenar grandes quantidades de filmes em qualidade Remux a longo prazo. E estes filmes não serão acessados a toda hora., portanto um dispositivo poderá ficar ocioso por alguns anos sem que seja lido. Gravá-los em  discos ópticos está inviável pois encontram-se cada vez menos no mercado devido ao Streaming. Fora o espaço físico que ocupam. Qual dispositivo é menos pior a longo prazo  para esta situação? SSD ou HD? Ouvi dizer que não é bom para memória  flash se ela ficar guardada e parada por muito tempo sem uso. Não busco solução. Mas gostaria de ler opinião de vocês. Grato.

Se procura um dispositivo de armazenamento tão longevo quanto possível, o melhor que você pode comprar é um HD mesmo. Se armazená-lo longe de fontes de calor e de aparelhos eletrônicos como caixas de som por exemplo (cujo campo magnético pode afetar o HD), eles poderão ficar alguns anos guardados sem que você se preocupe com percas de dados.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Num passado remoto de uns 30 anos atrás eu apostei nas tecnologias que haviam à disposição; Disquetes, HDD e CD/DVD.

Salvei os arquivos em redundância, acontece que com o passar do tempo os disquetes mofaram, nenhum HDD sobreviveu e apenas algumas unidades de DVD desbotaram ou descascaram a ponto de ser impossível ler a informação.

De qualquer forma consegui recuperar todos os dados e agora estou apostando nos SSDs, DVDs e nuvens para tentar preservar minha memória digital.

Não vou apostar nos HDDs porque não confio mais na tecnologia deles.

Não sei se eu vou sobreviver a mais 30 anos e estimo que os SSDs e DVDs sobreviverão mas, não sei se até lá estará disponível algum equipamento operante para ler os DVDs, no caso dos SSDs com certeza terão adaptadores compatíveis com a tecnologia da nova época. No caso das nuvens só Deus sabe se as empresas sobreviverão.

• Curtir 1
Postado

Olá @Koiti.C.Y

HD e SSD não são mídias de backup de longo prazo. São dispositivos eletrônicos! Possuem dezenas ou até centenas de componentes integrados (transistores, resistores, capacitores, chips, motores, etc), ou seja, muita coisa pode dar errado cada vez que são ligados. Por isso falham muito e muitas vezes sem dar aviso previo.

Mídia pode ser um disco ótico tipo Blu-ray, uma fita magnética, ou mesmo um cartão com memória flash tipo Cartão SD, pois no cartão SD não tem componentes eletrônicos necessários para acessá-lo, estes ficam na unidade leitora de cartão, assim como a fita e o disco ótico.

Já um HD por exemplo, se uma dessas peças tipo o motor falhar, ficamos impossibilitados de acessar os dados que estão íntegros no disco, retando apelar a uma empresa de recuperação de dado$.

Hoje em dia eu diria que o melhor custo-benefício p/ realizar backup de longo prazo (ênfase no longo prazo, é disso que estou falando) são os discos M-DISC, ou fitas LTO. As fitas em si são baratas, tem o menor custo por GB de todas as mídias, mas os drives e software custam uma fortuna, são só para grandes empresas.

Então sobram os discos M-DISC. São DVD ou Blu-ray graváveis uma vez, e podem durar 1000 anos (ao menos essa é a propaganda 🙃). Esse do link de exemplo tem 10 anos de garantia. Mas é preciso comprar o gravador e mídia compatíveis com a marca M-DISC neles. Esses não vão descascar ou desbotar em 5 anos como essas mídias baratinhas de 10 Reais.

Ainda não tive a oportunidade de testar, mas ainda pretendo ter o Blu-ray M-DISC. 

https://www.amazon.com.br/Verbatim-M-Disc-BD-R-superfície-marca/dp/B011PIJPOC?th=1

https://www.amazon.com.br/Gravador-Bluray-Interno-LG-WH14NS40/dp/B007VPGL5U/ref=asc_df_B007VPGL5U/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=709884378223&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=12634324028747931156&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9100416&hvtargid=pla-404766415839&mcid=d024defa8cc53d5dbf1359e1490a9f74&gad_source=1&th=1

image.thumb.png.2dd83345e1a8931aba589a8dd3cb8826.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...