Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá queria montar um dispositivo para trocar a tensão que ligo meus aparelhos. Tenho em uma régua de tomada ligado uma fonte atx que me fornece 5v e 12v, e também conectado esta um temporizador de 127v. Com este dispositivo seria possível trocar a tensão de saída entre as duas fornecidas pela fonte conforme o temporizador, se estiver ligado, 12v, se estiver desligado, 5v. 

Gostaria de saber se é possível e se alguém com pouca experiencia em eletrônicos consegue montar sem gastar muito.

Gratidão!

• Curtir 1
Postado

@tp3   olá,  um alternador serve para converter a energia mecânica em energia elétrica,      então o que você quer não é um alternador, mas sim usar essas duas tensão de saída da fonte,     e para isso você pode usar um relê com um par de contato, um NA "normalmente aberto",  e um  NF "normalmente fechado", e  quando esse temporizador estiver ligado ele energiza o relê que move a paleta *** em direção ao contato NA e esse ligado nos 12 Vcc de saída da fonte ATX,  e no pino *** do relê terá então 12 v , e quando o temporizador estiver desligado o *** volta para o pino NF do relê , e esse pino ligado nos 5 Vcc da fonte ,  assim no *** terá 5 V.,  seria alguma coisa como nesse desenho , assim :

alternante.jpg.02d6fa25c3da5ca4ab4ffbbfced674c9.jpg

ou com esse temporizador de 127 v , e usar uma fonte de 12 vcc, assim :

alternantesss.jpg.9aaff102a2121a7b80592226283aa278.jpg

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

A ideia do amigo @devair1010 é excelente e resolve com simplicidade sua questão. O 2º desenho foi feito especialmente pra você...

Em 17/01/2025 às 00:06, tp3 disse:

alguém com pouca experiencia em eletrônicos consegue montar

Apesar de ele não ter representado no desenho por ser semi óbvio, considere o gnd ou terra ou o fio geralmente preto de sua fonte atx como referência pras tensões.

Uma pergunta que não quer calar... qual dispositivo vai acionar com esta alternância 5..12..5..12...? Se achar que deve e não for segredo profissional, sinta-se a vontade em nos contar, ok? Quiçá novas luzes lhe iluminem...

ops.. quase esqueci...

alguém com pouca experiencia em eletrônicos

😁

9 horas atrás, devair1010 disse:

paleta ***

9 horas atrás, devair1010 disse:

pino ***

10 horas atrás, devair1010 disse:

no ***

desligado o ***

no ***

O amigo autor deve ter entendido. Mas acho que *** pode ser melhorado. Aliás pra mim apareceu *** nos 2 posts seus . . pra vcs pode ser que não. Seria algo como uma autocorreção? Do forum? 🤔

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@tp3   olá,  um alternador serve para converter a energia mecânica em energia elétrica,      então o que você quer não é um alternador, mas sim usar essas duas tensão de saída da fonte,     e para isso você pode usar um relê com um par de contato, um NA "normalmente aberto",  e um  NF "normalmente fechado", e  quando esse temporizador estiver ligado ele energiza o relê que move a paleta *** em direção ao contato NA e esse ligado nos 12 Vcc de saída da fonte ATX,  e no pino *** do relê terá então 12 v , e quando o temporizador estiver desligado o *** volta para o pino NF do relê , e esse pino ligado nos 5 Vcc da fonte ,  assim no *** terá 5 V.,  seria alguma coisa como nesse desenho , assim :

alternar_59.thumb.JPG.c28ff023958f319472ca1e1914b1eb46.JPG

• Curtir 1
Postado
Em 17/01/2025 às 08:49, .if disse:

qual dispositivo vai acionar com esta alternância 5..12..5..12...?

Me ocorre que, como o amigo @tp3 tem

pouca experiencia em eletrônicos

da mesma forma como usou o termo "alternador" na sua acepção mais comum, pode ter usado o termo "temporizador".

Quem sabe se o que ele quer é um dispositivo que forneça 5v por um tempo e, por um comando seu, no momento que ele bem entender, esse mesmo dispositivo passe a fornecer 12v, e volte aos 5v também quando achar por bem?

Bem... "quem sabe"... só nosso amigo iniciante sabe. 🙂

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Eu (eu) entendi quase de imediato que o alternador dele se referia a alternar entre um V e outra. Bem como o...

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

dispositivo passe a fornecer 12v, e volte aos 5v

Só me bateu a curiosidade que dispositivo é este. Talvez algum teste de alimentação de celular ou notebook ... sim tem modelo que se alimenta com multivalores de tensão. (não os linko) Algo como carregamento normal e turbo...

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...