Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É minha primeira vez publicando aqui, peço perdão se fiz algo errado; 

Eu tenho um notebook ASUS Vivobook 15 (M1502) e ele veio com 4 gigas soldado na placa-mãe e 4 gigas que eu posso trocar, eu queria retirar um pente de 4 gigas e colocar um de 16 para ficar com 20 gigas, mas ouvi dizer que eu perderia desempenho por causa de flex channel algo assim. Esse notebook não é feito para jogos e nem placa de vídeo tem, mas me serve bem nos jogos que eu jogo, eu só queria aumentar a memória pra ficar mais estável, mas agora fiquei com medo de perder FPS fazendo isso. Eu devo manter assim ou posso colocar mais memória? Agradeço se puderem me ajudar com essa questão

Algumas informações sobre o notebook: 
AMD Ryzen 5 4600h with Radeon Graphics

8 GB ram

Windows 11 Pro

• Membro VIP
  • Solução
Postado
11 horas atrás, Kaique4232342 disse:

É minha primeira vez publicando aqui, peço perdão se fiz algo errado; 

Eu tenho um notebook ASUS Vivobook 15 (M1502) e ele veio com 4 gigas soldado na placa-mãe e 4 gigas que eu posso trocar, eu queria retirar um pente de 4 gigas e colocar um de 16 para ficar com 20 gigas, mas ouvi dizer que eu perderia desempenho por causa de flex channel algo assim. Esse notebook não é feito para jogos e nem placa de vídeo tem, mas me serve bem nos jogos que eu jogo, eu só queria aumentar a memória pra ficar mais estável, mas agora fiquei com medo de perder FPS fazendo isso. Eu devo manter assim ou posso colocar mais memória? Agradeço se puderem me ajudar com essa questão

Algumas informações sobre o notebook: 
AMD Ryzen 5 4600h with Radeon Graphics

8 GB ram

Windows 11 Pro

Boa noite, Kaique. Bem-vindo ao Clube do Hardware.

Se você retirar os 4GB que já tem no slot não soldado, e colocar 16GB no lugar, você não perderá FPS ou performance geral no seu sistema, CONTANTO que a memória de 16GB funcione na mesma frequência (ou maior) que a sua memória de 4GB soldada, que não pode ser alterada.

O "flex channel" que você mencionou, é na verdade o "flex mode", e você não precisa se preocupar com ele. Basicamente, significa que:

a. Seus 4GB soldados + 4GB no slot 2 (dos 16GB do pente) = 8GB Dual Channel

b. 12GB restantes do pente de 16GB = 12GB Single Channel.

Ou seja, você tem um bloco em dual channel, e outro bloco single channel, ao mesmo tempo, portanto, "flex".

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Dia

Saudades de quando se dava para fazer upgrade de processador, memória RAM e placa wi-fi em notebook.

Tinha modelos que dava até para trocar placa de vídeo.

É muita sacanagem do fabricante colocar memória RAM soldada no notebook 🤦🏿‍♂️, se  vier com wi-fi  soldado e sem slot de memória para expandir é pior ainda.

Use o máximo de memória RAM que o notebook suportar em Flex Mode igual o colega indicou, a diferença de desempenho é um meio termo entre single channel e dual channel.

No vídeo abaixo você consegui ver a diferença.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!